TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA

Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  1.618 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O século XXI desperta numa sociedade reconhecida como a do conhecimento, com grandes avanços tecnológicos. As brincadeiras sofrem influências marcantes de todo esse progresso. Os jogos passaram a ser desenvolvidos com base no conhecimento tecnológico. A ludicidade precisava ser resgatada, sob pena de ter implicações no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.

Em meados do século XX, nos Estados Unidos, por conta do atraso de crianças que insistiam em olhar uma vitrine de brinquedos que havia no caminho da escola, a direção organizou um espaço para as mesmas brincarem no intervalo, surgindo a brinquedoteca.

A utilização da brinquedoteca contribui notoriamente para o crescimento das crianças, quando bem trabalhada pelo profissional que a utilizará, caso contrario o professor a utilizará como refugio da sala de aula, sem ter um bom planejamento das brincadeiras que ali serão feitas, não trará benefícios para os cidadãos aprendizes. Este tema Será norteado no trabalho a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

A brinquedoteca está diretamente associada a criança,a brincadeiras e a brinquedos, sendo um espaço agradável para que as crianças sintam-se estimuladas a sonhar, a imaginar, a se expressar e a brincar. e um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, assim sendo e um ambiente de compreensão da realidade como um todo, no qual as crianças trocam experiências vividas e são capazes de interagirem com o desconhecido, expondo a sua e conhecendo outras culturas.

O projeto brinquedoteca, foi criado em 1997, fortalecendo a discussão e a pratica acercada importância do brinquedo e do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, a brinquedoteca tem por objetivo construir através de um processo de gestão com as comunidades das escolas, um espaço onde o brinquedo, na sua livre expressão-criativa e comunicativa – auxilie na construção da criança como um ser humano integral, capaz de atuar coletividade de forma plena e saudável, a criança constrói nesse espaço seu próprio brinquedo, onde ela se descobre, elabora ao fatos significativos do seu dia a dia e libera sua criatividade, sendo um espaço coletivo, entra em ação a função social do brincar, do jogar, do trocar idéias.

Dentro de uma brinquedoteca, crianças e adolescentes utilizam doações para atividades lúdicas, que acabam por ajudá-las a representar seu mundo interior através dos brinquedos. Segundo alguns estudos realizados, a melhor forma para que uma criança desenvolva-se de forma saudável são as brincadeiras e atividades livres, o ato de criar, de flutuar no faz-de-conta representando seus desejos e a sua realidade.

A Brinquedoteca no meio escolar faz-se respeitar as necessidades afetivas, amenizar a rigidez de métodos tradicionais de ensino que ainda permeiam no sistema de ensino do Brasil, possibilitando o direito de ser criança e aperfeiçoar suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades autonômicas, criativas e compensadora das defasagens sócio-culturais

É importante ressaltar também que há todo uma estrutura legislativa sobre o assunto sendo imprescindível saber sobre essa base para conhecer sua legalidade evitando eventuais problemas. As leis são: Lei nº 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, que trata sobre armas de brinquedo; Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, sobre brinquedoteca hospitalar e Norma Brasileira 11786, referente à segurança do brinquedo.

2.1 SURGIMENTO DA BRINQUEDOTECA

BRINQUEDOTECA – (em Portugal LUDOTECA) e uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, mas potencialmente adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. Muitas escolas mantêm uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico playground por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos. Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora e diversão.

A idéia inicial de Brinquedoteca surge em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal roubavam os produtos da loja. Foi necessário criar um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan,como um recurso comunitário, utilizado ate os dias atuais. Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e Franca. Nascem as funções da brinquedoteca – a educacional ea terapêutica. Em 1987, ocorreu o Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto, Canadá, onde foi discutido e questionado a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição realizava outras funções, como apoio as famílias, orientação, educacional, estimulação a socialização e resgate da cultura.Tudo isso motivou o próprio Canadá a alterar o nome para Centro de Recursos para a família.

A expansão e o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento na infância foram tão profundos, que em 1976, realizou-se em Londres o primeiro Congresso sobre o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos.

Anos depois em 1981, ocorre o II Congresso de Brinquedotecas em Estocolmo, na Suécia; em 1987 - Congresso Internacional de Toy Libraries no Canadá; em 1990, V Congresso Internacional de Brinquedotecas em Turim, Itália e por fim, 1993, Encontro Mundial sobre o brincar na Austrália.

A consolidação do trabalho tornava-se cada dia mais intenso e expansivo, com a existência de questionamentos sobre a real função e denominação dos termos empregados na época como o nome Toy Libraries, visto que, muitos dos objetivos já haviam adquirido outras funções, tais como: apoio às famílias, orientação educacional, estímulo à socialização e resgate da cultura lúdica.

2.1.1 SURGIMENTO DA BRINQUEDOTECA NO BRASIL

Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, APAE implantou em 1973 o sistema de Rodízio de brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com