TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMÕES BREVE HISTÓRIA E VIDA DO POETA

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Depois de assistir ao filme:

  • Escreva um pequeno texto de, no máximo, 15 linhas, em fonte Arial, tamanho 12, com espaço duplo entre as linhas.
  • Escreva sobre a relação que o filme faz entre a vida de aventuras e a obra de Luís de Camões.
  • É importante destacar no texto, os aspectos da visão do mundo do homem do Renascimento que aparecem nessa narrativa cinematográfica.

Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas da Literatura Portuguesa que viveu em cidades importantes como Coimbra e Lisboa. Considerado da nobreza, um viajante, letrado, humanista, trovador tradicional, com uma mão na pena, com a qual escreveu sua obra e outra na espada, participando de expedições militares, sempre teve uma vida boêmia. Era uma personalidade descompromissada, promíscua, envolvendo-se em brigas de rua, fatores particulares de sua vida que o levaram a se tornar um escritor irônico e sarcástico. Com uma vida de altos e baixos foi da miséria ao sucesso, com o poema “Os Lusíadas”, porém continuou pobre.

E o filme em tela mostra justamente essa relação que Camões tinha com o seu estilo de vida, a sua vivência e experiência em vários aspectos por ele presenciados e vividos e a inspiração para sua obra, onde ele colocava em seus poemas a sua visão particular, porém bastante profunda do mundo em sua época, ou seja a influência da realidade histórica vivida por Camões exposta em sua literatura. Numa época de correntes renascentistas que rompiam com o período conhecido como "Idade Média ou Idade das Trevas", dominado pelo poder da Igreja, surge então o indivíduo descrito por Camões, questionador, criativo, pesquisador, desbravador, conquistador, baseado no antropocentrismo humano que acredita na sua força e valores próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com