TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO FINAL

Por:   •  1/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS DO SERTÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Adilson Rodrigues

Sandicleia Santos Silva

Delmiro Gouveia, Novembro de 2016

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório Final apresentado à Coordenação de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia – Campus do Sertão, como requisito avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado II do 7º período, sob a orientação da Professora Josilene Santos de Araújo.

Delmiro Gouveia, Novembro de 2016

Sumário

⦁ INTRODUÇÃO.................................................................................... 4

⦁ Endereço................................................................................................ 4

1.2 Panorama da instituição........................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................... 5

2.1. Em Sala De Aula: Característica da Classe........................................... 5

3. CONCLUSÃO...................................................................................... 9

4. REFERÊNCIAS................................................................................... 10

5. ANEXOS.................................................................................................. 11

Relatório Final do Estágio Supervisionado II

1-INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar o desenvolvimento das observações e regência relacionadas ao estágio Supervisionado II, realizado na turma de educação Infantil da Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, como atividade avaliativa obrigatória do 7º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas- Campus Sertão. Para tanto, este relatório descreve as observações e as experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula. Apresentamos em anexo deste o projeto que executamos num período de nove dias, de 17 a á 27 de outubro de 2016. O estágio foi realizado na Educação Infantil com a carga horária de 160 horas (cento e sessenta horas) distribuídas em observação, planejamento e intervenção.

1.1 Endereço :

A Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, está localizada no Bairro alto da boa Vista, s/n, na aldeia katokinn, Município de Pariconha - Alagoas, criada em 26 de junho de 2010, está sob jurisdição da 11ª GERE- Gerencia Regional de Educação, com sede no município de Piranhas-AL.

1.2 Panorama da instituição:

Quanto ao aspecto físico, podemos afirmar que a escola é de pequeno porte onde são ministradas aulas da educação infantil ao ensino fundamental I e II. A escola possui aproximadamente 130 alunos e funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, Com turmas da educação infantil ao 8º ano do ensino fundamental, com 12 professores, uma merendeira, uma coordenadora, uma diretora e um agente administrativo, o prédio escolar possui uma diretoria, uma cozinha, dois banheiros, três salas de aula e uma extensão na oca da comunidade indígena, totalizando quatro salas de aulas com nove turma sendo que três são climatizadas. Quase todos os professores são licenciados e especializados na área da educação. O quadro de profissionais esta completo e as aulas são ministradas de acordo com a matriz curricular do estado de Alagoas. A escola indígena Juvino Henrique da Silva, foi assim nomeada em homenagem ao saudoso e ilustríssimo antigo pajé da comunidade indígena a que a unidade de ensino pertence. A função social da escola é com uma educação diferenciada, que trabalhe valores, promovendo ao educando o respeito, o resgate a sua cultura e diversidades, favorecendo o seu desenvolvimento critico e social e a construção de sua autoestima e autonomia. A intencionalidade da instituição é de proporcionar aos alunos indígenas, a recuperação de suas memorias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas e valorização da cultura. Não fugindo das realidades e metodologias educacionais e deixando claro que tais conhecimentos não são incompatíveis com os conhecimentos da Escola contemporânea.

A organização da unidade de ensino dar-se através de ciclos/anos do ensino fundamental I e II, e pré-escolar, na modalidade regular, divididos no período matutino, vespertino e noturno, com carga horaria de 4h diárias, hora aulas de 60 minutos e carga horaria de 25h mensais, 840h anuais e 200 dias letivos, horários estabelecidos das 7h30m às 12h no período matutino, 13h às 17h no vespertino e 18h15m as 22h20m no noturno. O Calendário Escolar é elaborado anualmente e deverá estar em consonância com a Legislação Federal e Estadual em vigor, conforme a legislação do Calendário Escolar aprovado pela GERE de acordo com a nova LDB, contemplando as reuniões pedagógicas, feriados, semana cultural, recessos, conselhos de classe, início e término do ano letivo. No Calendário consta início e término do ano letivo, o período de matrículas, períodos de planejamento, dias de reuniões do Conselho de Classe e outros colegiados, dias de comemorações estabelecidas por Lei ou próprias da escola, períodos de recesso e férias para professores e alunos sendo também adaptado as festividades e rituais da comunidade indígena.

A condição econômica da população é de baixa renda, tendo o bolsa família como forte apoio financeiro, considerando que a profissão predominante dos trabalhadores é de pedreiro, Com relação ao Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (575.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com