TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – IV RELATÓRIO FINAL DE EXPERIENCIA E PRATICA

Por:   •  28/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-UFRR

INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA

CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL

CIENCIAS SOCIAIS

PEDRO RODRIGUES DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – IV

RELATORIO FINAL DE EXPERIENCIA E PRATICA

TABA LASCADA/RR

2016.2


PEDRO RODRIGUES DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – IV

RELATORIO FINAL DE EXPERIENCIA E PRATICA

O trabalho apresentado como requisito para obtenção de Nota do Estagio Curricular Supervisionado - IV, Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais, turma: IJ-3, Universidade Federal de Roraima Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.

Orientadora: Profa. MSc. Áurea Lúcia Melo Oliveira Corrêa

TABA LASCADA/RR

2016.2


Sumário

INTRODUÇÃO        4

Objetivos        4

Metodologia        4

estagio supervisionado – I        5

estagio supervisonado – II        6

Estagio supervisionado – III        7

Considerações Finais        8


INTRODUÇÃO

O presente relatório final do estágio supervisionado IV tem como finalidade de apresentar o resultado da experiência e prática como acadêmico, vivenciado durante toda a etapa do estágio supervisionado obrigatório. No período compreendido de 2011 a 2016, na Escola Estadual indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante comunidade Indígena Taba Lascada, Região Serra da Lua, Município de Cantá.

Nestas etapas, foram várias as dificuldades e desafios enfrentados, enquanto acadêmico e profissional da educação. Apesar de tudo, mas pelo apoio recebido pelos professores e amigos e incentivos de demais pessoas ou familiares, concretizou-se o produto final de todas as fases de estudos compreendidos pela área de conhecimento, entre teoria e a prática pedagógica.

Neste contexto abordarei os seguintes pontos: estagio supervisionado – I composto por diagnostico da escola e comunidade, estagio supervisionado – II na elaboração da proposta pedagógica, e estagio supervisionado – III execução do projeto pedagógico.  Para cada etapa, apresento reflexões quanto ao objetivo de estudo a ser desenvolvido e, para compreender esse processo foram utilizados vários autores de diversas obras e teorias para fundamentação de referido contexto em estudo.

Objetivos

  • Reflexão sobre cada etapa correspondendo aos estágios supervisionados obrigatórios;
  •  Analisar o impacto da pesquisa na escola durante as etapas do estágio;

Metodologia

O estágio supervisionado constituiu-se das observações, participações e intervenções pedagógicas. Esse estágio proporcionou a observação da atuação do coordenador pedagógico, coordenador do laboratório de informática, diretor da escola, alunos e professores.

A execução do plano de ação diz respeito à proposta pedagógica, que se pautou nas observações diretas e entrevistas realizadas com os alunos participantes dos grupos de estudo.


 estagio supervisionado – I

Esta etapa compreendida como diagnostico, o primeiro passo da pesquisa como acadêmico, têm gerado dúvidas quanto a sua realização na escola e comunidade. Quando iniciou-se as coletas de informações, foram vários entraves encontrados pelos sujeitos pesquisados. O sujeito da pesquisa tem se omitido em prestar informações sobre determinados assuntos necessários. Isso por que já haviam informado às outras pesquisas, por que repetir novo (disse o morador).

Por outro lado, era quanto os trabalhos que já tinham sidos realizados pelos acadêmicos de turmas anteriores na comunidade, recusavam-se em repassar certas informações que já haviam pesquisados na comunidade, e afirmavam que as pesquisas realizadas não tinham sido fáceis de fazer. Que os sujeitos pesquisados queriam saber se aquilo que estavam sendo realizado senão tinha fins lucrativos.

Para efeitos da pesquisa, tinha que adotar metodologias adequadas a estas pesquisas. O ponto de obter informações necessárias para composição do trabalho. Nesse caso, foram recorridos outros meios e fontes informações para subsidiar a orientação do que tinha que ser pesquisado na comunidade e na escola.

A parti de leitura de teorias de vários autores, tomou-se o norteamento para organização da pesquisa a ser realizado. Nesse sentido, buscou-se a investigação sobre a comunidade os aspectos históricos, educacional, sociais, econômico e política. Esses contextos têm sidos relevantes na construção do conhecimento como pesquisador.

Entretanto, entraves insistentes foram superados a parti de nova concepção acadêmico, também como docente observou-se que para atingir novo patamar são necessários vários obstáculos a ser vivenciados como desafios para promoção do conhecimento cientifico.

Para tanto, foram concretizadas as pesquisas, embora não ser docente na área do conhecimento. O trabalho teve a relevância de representa por meio de indicadores fundamentais que caracterizam uma comunidade e escola indígena. Forma de contribuição para reformulação da política comunitária e  educacional voltada a valoriza da educação assistemática e sistemática.


estagio supervisonado – II

Diante da abordagem anterior, nesta etapa de estudo verificou-se que havia necessidades de elaboração de proposta pedagógica sobre as tecnologias presente na comunidade e escola. Pois esses a cada dia, estavam nas mãos dos moradores de estudantes, algo precisava ser realizado. Como base nisso, procurou-se a escola como espaço privilegiados para consolidação do conhecimento.

A parti de então, iniciou-se levantamento bibliográfico sobre o assunto. O desafio era como elaborar a tal proposta pedagógica e de forma aplica-los e para quem. Pensou-se então, a 3ª série do ensino médio. Pois os discentes estariam no último ano na educação básica, os mesmos teriam que ter noções ou conhecimento sobre as diversas formas de manifestação tecnológica.  

Por outro lado, os professores tinham que encontrar metodologias adequadas para a utilização destas tecnologias de forma produzir novos conhecimento técnicos e científicos. Porém, as escolas em estudo dispõem-se de computadores com acesso à internet. Isto é, tinha que ser utilizado de maneira didática-pedagógica ao alcance do aluno e professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com