TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA

Por:   •  23/4/2022  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA

MATHEUS FELIPE REZENDE DA SILVA - N37326-1

PRÁTICA DE ENSINO

Reflexão

SOROCABA

2021


  1. INTRODUÇÃO

Em 2020, o mundo foi atingindo por uma pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, popularmente chamado por COVID-19, obrigando a população a se isolar das outras em suas casas, ficando em quarentena. Logo, os estabelecimentos não essenciais à população foram fechados medidas essas tomadas para enfraquecer a transmissão do vírus. Com isso, as escolas também tiveram que encerrar suas atividades presenciais e se adaptar para promover as aulas de maneira remota.

Com as limitações que ainda existem no sistema educacional brasileiro, não foi um processo fácil e nem de amplo acesso a todos os alunos. Como tentativa de solucionar alguns desses possíveis desafios, foi necessária uma reorganização no calendário escolar, sendo assim, o CNE (Conselho Nacional de Educação) publicou um parecer em 28 de Abril de 2020, logo no início da quarentena, onde essa diretriz orientou os educadores, escolas, famílias e os alunos, a qual passo seguir nesse cenário tão caótico e angustiante.

Mas vale ressaltar que a legislação educacional e a BNCC admite formas distintas de organização da vida escolar, sem obrigatoriedade.

Entre as perguntas mais recorrentes, podemos citar:

1) Como garantir padrões básicos de qualidade para evitar o crescimento da desigualdade educacional no Brasil?

2) Como garantir o atendimento das competências e dos objetivos de aprendizagens previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos currículos escolares ao longo deste ano letivo?

3) Como garantir padrões de qualidade essenciais a todos os estudantes submetidos a regimes especiais?

4) Como mobilizar professores e dirigentes dentro das escolas para o ordenamento de atividades pedagógicas remotas?

Nesse trabalho, será analisado o quarto questionamento, pois o professor tem um papel muito importante na transmissão do ensino, e sem o seu empenho, dedicação, esforço, força de vontade e aquisição de novos conhecimentos, nada disso seria possível.

  1. DESENVOLVIMENTO

No documento estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a principal proposta é identificar alguns desafios que a educação brasileira poderia enfrentar por conta da interrupção das aulas presenciais e o deslocamento para o ensino remoto. Um dos desafios mais preocupantes seria:

“Como mobilizar professores e dirigentes dentro das escolas para o ordenamento de atividades pedagógicas remotas?”

É de conhecimento popular que a formação que os professores tiveram em seus cursos superiores foi focado para lecionar no ensino tradicional e de maneira presencial, e grande parte só trabalharam dessa forma até esse momento, portanto, quando foram migrados para o ensino remoto, foi um grande desafio para essa parcela do professorado.

Os professores tiveram que se readaptar e se reinventar. Suas maneiras e metodologias para dar aula tiveram que ser adaptadas e muitas vezes transformadas. A proposta da BNCC em relação a orientações pedagógicas, atividades online e a reorganização do calendário escolar foram apenas possíveis sugestões. Cada escola, diretor e professor tiveram que colocar a sua criatividade e inovações em prática.

Os diretores e gestores escolares, não somente de educação básica, tiveram que proporcionar um grande suporte aos docentes, tanto em relação a materiais necessários para lecionar em casa (computadores, fones de ouvido, câmera etc.) mas também em relação ao conteúdo programático, já que o calendário escolar teve que ser reordenado, mas ainda sim era necessário que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fosse seguida.

Outro aspecto importante a se tratar é em relação a saúde mental dos professores, pois a pandemia trouxe muitos impactos psicológicos, não somente dos professores mas também dos alunos. Esse problema deve ser tratado com total prioridade, permitindo aos professores uma maneira de trabalho adequada e uma aula na qual a interação seja algo positivo para docentes e discentes.

A comunicação é essencial neste processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares. (DESCHAMPS, CASTRO, 2020).

Gravação de vídeo aulas, edição de vídeo, atividades online, redes sociais... Tudo isso e muitos outras ferramentas agora fazem parte da vida de professores e alunos. Uma nova realidade que se implementou, chamada de “novo normal”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com