TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Café com livros: Formando leitores literários

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

Café com livros: Formando leitores literários1

Café com Livros: Educating literary readers

1° Carla Pizzuti Savian2, 2° Cristiane Araújo Rapeti da Silva3, 3º Orientador Jairo de Oliveira4

1Projeto de Extensão desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja.

2Aluna do curso Técnico em Eventos. INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, São Borja, RS, Brasil. Bolsista Voluntária. e-mail: carlapizzutisavian@hotmail.com

3Professora colaboradora. ESCOLA ESTADUAL TRICENTENÁRIO, São Borja, RS, Brasil. Graduada em Letras, Mestre em Ensino de Línguas. e-mail: cristiane.araujo@iffarroupilhaead.edu.br

4Orientador. INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, São Borja, RS, Brasil. Graduado em Inglês, Mestrando em Ensino de línguas. email: jairo.oliveira@iffarroupilha.edu.br

Resumo:A leitura literária permite conhecer a si, aos outros e ao mundo, revela uma verdade sobre o sujeito e suas relações. As narrativas conseguem nos mover, nos tirar do lugar, mexer com nossas emoções e sentimentos e contribuem para que possamos compreender o mundo no qual estamos inseridos. Pensando nisso, foi criado o Projeto Café com Livros que vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja desde 2013, estando em sua 4ª edição. O projeto teve por objetivo proporcionar a reflexão sobre a leitura na escola e formação de leitores literários, buscando também fomentar a leitura, discutindo e problematizando obras literárias de gênero narrativo, de autores representativos da literatura regional, brasileira e universal. Visou favorecer o exercício de uma cultura do pensar, abrindo espaço para reflexões e compartilhamento de ideias, a partir dos temas abordados nos livros, promovendo assim a criticidade e a interdisciplinaridade no âmbito escolar. Foram discutidos contos e romances, em encontros quinzenais, regados a um delicioso café, nos quais alunos, servidores e comunidade externa puderam apreciar os textos literários e compartilhar ideias e percepções acerca das leituras realizadas. Já se percebe, por meio das edições anteriores que o gosto pela leitura por parte dos participantes vem crescendo, que o olhar crítico está sendo fomentando e que a arte literária vem contagiando a todos.

Palavras–chave: leitura, literatura, criticidade, debate

Abstract:Literary Reading allows us to know not only ourselves but also the world in a much better way. It reveals the individual and his or her relationships. Narratives are able to make us move, to take us away from our common place; they touch our emotions and feelings and contribute to make us understand the world where we live in. With this in mind, the Café com Livros Project was proposed and has been developed since 2013 in Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, being currently in its 4th edition. Its main objective is to encourage the reflection about reading in the school and the education of literary readers, as well as to promote literary reading, with the discussion and problematization of literary works from representative authors of the regional, national and universal literature. It also aims at encouraging the culture of thinking, offering a space for reflecting and sharing ideas, starting from the themes approached in the books, promoting the critical thinking and the interdisciplinary work in the school. Short stories and novels were discussed in fortnightly meetings when the participants, while enjoying a nice coffee, could also appreciate the texts and share their ideas and perceptions about their readings. The results demonstrate that the taste for literary reading is increasing more and more every year, the critical thinking is being encouraged among the participants and the literary reading is getting more popular in the school.

 Key words: Reading, literature, critical thinking, debate

Introdução

O projeto Café com livros vem sendo desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja desde o ano de 2013, estando em 2018 em sua 6ª edição. Pensando em incentivar a leitura na escola, bem como proporcionar momentos de reflexão acerca da leitura literária é que foi elaborado o referido projeto. Alunos, docentes e participantes da comunidade externa debatem obras literárias nacionais e estrangeiras, no contra turno das aulas, de forma interdisciplinar, contextualizando-as, como uma forma de desenvolver o gosto pela leitura.

Sabe-se que ler é uma atividade essencial para o sucesso da educação porque uma vez adquirida esta competência, consegue-se aprender e interagir de forma eficiente no mundo no qual se está inserido. A leitura é passaporte para a reflexão e a pesquisa, sendo assim, habituar-se a comentar as obras lidas entre os colegas é fator relevante e exercício constante para que isso se concretize. Acreditando nisto, o projeto Café com Livros tem como objetivo geral apresentar e problematizar obras literárias de gênero narrativo, de autores representativos da literatura brasileira e universal, instigando os participantes à leitura e ao debate das obras literárias apresentadas e problematizadas. E, como objetivos específicos, favorecer o exercício de uma cultura do pensar, abrindo espaço para reflexões e compartilhamento de ideias, a partir dos temas abordados nos livros, promovendo assim a criticidade e a interdisciplinaridade e fomentar o gosto pela leitura e pela literatura por meio de discussão de obras literárias, promovendo assim a diversidade de olhares sobre a mesma temática.

Material e Métodos

O projeto de extensão Café com Livros foi criado em 2013 e desde sua primeira edição instaurou na instituição um ambiente de leitura. No início, limitou-se a 25 vagas, em virtude do espaço físico disponível. Nos anos seguintes, um número maior de vagas foi ofertado e agora em 2018 conta com uma média de 50 participantes. O Café com livros passou por modificações importantes no que diz respeito ao gênero literário em discussão. Hoje são debatidos contos e romances e não somente contos como ocorria na 1ª edição. O espaço de debates também foi alterado e passou das salas de aulas para a biblioteca da instituição. A seleção das obras é feita pela equipe que coordena o projeto. Para o ano de 2018 foram listadas obras separadas em 6 temáticas: amizade, morte, amor, violência, distopia e loucura. A cada mês o romance selecionado é debatido, intercalando-se com encontros nos quais dois contos dentro daquelas temáticas são também apresentados e debatidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com