TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formando Cidadãos Leitores

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Formando cidadãos leitores

A literatura Infanto Juvenil tem por finalidade incentivar as crianças e os adolescentes a se interessar pela leitura já na sua infância. Cabe aos pais esse incentivo, pois é através desse apoio que eles terão ânimo e dedicação a leitura. As crianças, muitas vezes, não trazem esta cultura de suas casas, então a tarefa de formação do leitor é compromisso da escola, do professor. Mas o professor, não pode ser qualquer professor. Ele precisa ser um leitor apaixonado.

Sabendo que a leitura é ingrediente imprescindível na formação de um sujeito crítico, então cabe também a escola esse apoio, pois muitas instituições não oferecem na grade curricular a leitura como parte importante no ensino e aprendizagem das crianças e adolescente.

O objetivo maior da Literatura, da formação de sujeitos leitores em casa e na escola, além de manter em exercício, antes de tudo, a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003, p. 10), é possibilitar ao homem comum o poder da palavra e da criticidade, é tornar um indivíduo cidadão, capaz de atuar positivamente na sociedade.

Segundo o que diz o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo:

Mas o que é exatamente um leitor? De um certo ponto de vista, é possível dizer que leitores são simplesmente pessoas que sabem usufruir dos diferentes tipos de livros, das diferentes “literaturas” _ científicas, artísticas, didático-informativas, religiosas, técnicas, entre outras _ existentes por aí. Conseguem, portanto, diferenciar uma obra literária e artística de um texto científico; ou uma obra filosófica de uma informativa. Leitores podem ser descritos como pessoas aptas a utilizar textos em benefício próprio, seja por motivação estética, seja para receber informações, seja como instrumento para ampliar sua visão de mundo, seja por motivos religiosos, seja por puro e simples entretenimento. (AZEVEDO, 2004, p. 114)

Precisamos criar esse tipo de leitor, que está disposto a ler tudo, de uma simples tirinha até um jornal ou artigo, temos que ser incentivadores, pois somos espelho para as crianças. E para refletir uma imagem sadia, precisamos também ser apaixonados pela leitura, como vamos incentivar a pratica da leitura, se não temos esse hábito, não temos esse gosto pela leitura.

O momento da leitura tanto na escola quanto tem casa, tem que ser prazeroso , pois só assim as crianças aprenderam realmente a ler e em sequencia serão cidadãos capacitados a se expor em meio ao mundo em que vive.

A maioria de nossas crianças é filha de pais analfabetos ou semianalfabetos, ou seja, voltando para casa elas não têm com quem discutir suas lições. E nem mesmo espaço, uma vez que suas casas, muitas vezes um único cômodo, não costumam possibilitar o isolamento mínimo que a leitura requer. Por outro lado, boa parte de nossas crianças, refiro-me àquelas que têm chance de ir à escola, não têm dinheiro para comprar livros e só têm acesso a livros e textos didáticos e informativos fornecidos gratuitamente pelas escolas públicas. (AZEVEDO, 2000)

Vemos que o contexto social da criança ajuda muito na hora da leitura, pois dependendo da situação que ela vive em seu cotidiano, ela não tem a oportunidade de ler se quer uma história em quadrinhos, pois seus pais não têm condições financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com