TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitães da Areia de Jorge Amado.

Por:   •  20/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Capitães da Areia de Jorge Amado.

A obra fala sobre um grupo de rapazes menores de idade, órfãos e marginais que assustam a cidade de Salvador, mais conhecido como “Os capitães da Areia”. 

O grupo era formado por mais de cinquenta crianças, tendo como líder, Pedro Bala. Uma das personagens era o Professor, que sabia ler e passava as noites a ler livros à luz de velas. Pirulito, que era um menino com forte crença religiosa e que abandona o roubo. O Sem Pernas, era um menino arrogante, que odiava tudo. Por ser coxo, às vezes era usado nos assaltos a casas: ele batia á portas das pessoas, dizia que era um órfão aleijado e pedia ajuda, conseguindo ter a confiança dos moradores, ele descobria o que existia de valor na casa e depois relatava aos Capitães da Areia. O Padre José Pedro também era uma personagem importante porque era amigo dos meninos e procurava cuidar deles da maneira mais correta.

Num momento da narrativa, uma começou a assustar os moradores da cidade. Um dos meninos do grupo contrai a doença e morre, nesse momento, surgem Dora e Zé Fuinha, cuja mãe também morreu por causa da doença,  eles passam a pertencer ao grupo. Algum tempo depois, Dora e Pedro Bala passam a ter um envolvimento amoroso.

Um dia, alguns dos rapazes foram apanhados num assalto, mas foram protegidos por Pedro Bala e apenas ele e Dora foram presos. Ela foi levada para um orfanato, enquanto Pedro Bala foi torturado pela polícia e ficou preso na solitária durante 8 dias. Algum tempo depois, os meninos conseguem ajudar o Pedro a sair do reformatório e vão ajudar a Dora a sair do Orfanato. Mas ela está doente e apenas passa alguns dias com os meninos antes de morrer. Depois da morte de Dora o grupo sofre algumas alterações: Pirulito vai trabalhar com o Padre José Pedro na igreja, Sem Pernas morre a fugir da policia, Professor entrou em contato com um homem que lhe ofereceu ajuda e tornou-se pintor no Rio de Janeiro. Pedro Bala, inspirado pelo seu pai, que tinha morrido numa greve, começou a envolver-se em greves e lutas a favor do povo, passando a liderança do grupo para outro menino e tornando-se num militante proletário. 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com