TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania e Meio Ambiente

Por:   •  5/10/2016  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadania e Meio Ambiente

O curso aborda os temas cidadania, família, valores, preservação do meio ambiente, reciclagem e fornece, inclusive, dicas de reuso e redução de consumo. E um professor não deve se limitar a ensinar apenas o conteúdo básico e sem relacioná-lo com temas universais que ajudam na construção do perfil cidadão de seus alunos.

Devemos proteger o meio ambiente para as gerações presente e futura, pois nossas ações, na busca incessante pelo desenvolvimento e devido ao consumo desenfreado têm consequências presentes e futuras, pois tudo que fazemos impacta o meio de alguma maneira.  Preservar o meio ambiente já não é modismo ou técnica de marketing, e sim, questão de sobrevivência. Assim, é preciso conscientizar-nos e aos futuros alunos de nosso papel na sociedade, entender que regras existem para garantir direitos, deveres, o bem-estar em geral e tornar o convívio social passivo, e que estamos apenas de passagem e “emprestamos” o planeta.

Os principais tópicos discutidos ao longo do curso são:

  • O conceito de ser cidadão significa usufruir de direitos e cumprir os deveres, integrando-se social e politicamente na comunidade local.
  • A Constituição Universal dos Direitos Humanos garante os direitos do homem, e o Código de Defesa do Consumidor garante os direitos de quem compra um produto ou serviço.
  • A família tem grande importância na formação de todo cidadão, pois: é a base da sociedade, seu alicerce; lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores como honestidade, justiça, ética, paz e respeito que lhes seguirão por todas a vida; assegura a continuidade da cultura da sociedade correspondente; orienta a conduta humana, ensinando regras para o convívio social; é o primeiro e fundamental grupo social de toda pessoa.
  • Cultura: tudo que é produzido e cultivado pelo ser humano.
  • Todos têm crenças religiosas, costumes, hábitos e valores que moldam a cultura e personalidade de cada indivíduo ou grupo; as diferenças precisam ser respeitadas e toleradas, pois as relações humanas são infinitamente complexas. Devemos aprender a amar o que somos sem odiar o que não somos.
  • Um país com uma das maiores misturas étnicas e culturais como o Brasil precisa ter medidas que assegurem a igualdade e passividade na integração social da população e o direito de manifestar sua diversidade. Devemos ter orgulho de nossa pátria e de nossas origens, ainda que existam problemas políticos, econômicos e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com