TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciume e adultério

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 16

CIÚME E ADULTÉRIO E EM: DOM CASMURRO E OTELO

1 INTRODUÇÃO

O sentimento do ciúme tão presente nas relações humanas, que permeia todo ser humano e todos os vínculos afetivos, tão natural como os outros sentimento, também se az presente na literatura, as vezes, de forma arrebatadora.

O ciúme instigado por uma(possível) traição pode fazer o mais calmo dos homens viver momentos em um mar de fúria, e nada melhor para ilustrar o ciúme na literatura do que as obras Dom Casmurro, de Machado de Assis e Otelo, de William Shakespeare.

A leitura de Dom Casmurro e de Otelo nos permite perceber a intertextualidade presente entre as duas obras citadas, e não foi uma escolha uma escolha aleatória. Segundo Helen Caldwell (2002), em O Otelo Brasileiro de Machado de Assis: as duas obras, a personagem principal é acometida de um ciúme intenso, após uma possível traição da mulher amada, fazendo com que suas personalidades sejam  corrompidas, levando-os a uns finais trágicos, marcados  pelo ódio,  vingança  e  ciúme .

Shakespeare é um nome mundialmente famoso. Mesmo quem não conhece suas obras literárias já viu um filme, uma série, uma peça adaptada e sabe que Shakespeare foi um grande escritor.

Ele nasceu na Inglaterra em 1564 e morreu em 1616 aos 51 anos de idade. Deixou 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos e outros incontáveis poemas. Costumam dividir sua obra em comédias, tragédias e dramas históricos.

Entre as tragédias estão "Hamlet", "Romeu e Julieta", "Rei Lear", "Macbeth" e "Otelo, o Mouro de Veneza". Entre as comédias estão "Muito Barulho por Nada", "Sonho de uma noite de verão", "A Megera Domada" e "A Tempestade". Nos dramas históricos estão "Rei João", "Henrique V", "Henrique VI" partes 1, 2 e 3, "Henrique VIII" e "Eduardo III".


Joaquim Maria Machado de Assis ou simplesmente Machado de Assis é um nome bastante expressivo na Literatura Brasileira. Se você perguntar para qualquer um na rua "quem foi Machado de Assis", todos responderão que foi um escritor, mesmo nunca tendo lido os seus livros.
Ele nasceu em 1839 e morreu em 1908 com 69 anos. Foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetista, jornalista e crítico literário. Tem 9 romances, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. É considerado o introdutor do Realismo no Brasil com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" narrado por um morto.

.

2 O QUE É CIÚME?

Antes de mais nada, precisamos definir o que vem a ser ciúme, para assim podermos entender e analisar melhor as citadas obras.

As definições de ciúme enunciadas, no Dicionário Aurélio Buarque de Holanda (2004) são as seguintes:

1.Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade e fazem nascerem alguém; zelos.

2.Emulação, competição, rivalidade.

3.Despeito invejoso; inveja.

4.Receio de perder alguma coisa; cuidado, zelo

Já no dicionário de psicologia, nós podemos encontrar a definição de ciúme com um outro significado :

Estado emocional caracterizado pela ansiedade, sentimento de amor e desejo de obter a segurança e a ternura que uma segunda pessoa demonstra a uma terceira. O ciúme patológico (doentio) tem, normalmente, uma conexão intrínseca com a paranoia e a homossexualidade. Difere da inveja, porque este estado psicológico envolve apenas duas partes (DORIN, 1978, p.53).

Podemos, então, dizer que o ciúme é um sentimento comum, geralmente carregado de ódio, que permeia todo ser humano e todos os vínculos o afetivos, aparecendo em diversos tipos de relações humanas, tão natural quanto o amor e o tédio. Esse sentimento é universal, inato e certamente o mais mal-entendido de todas as emoções humanas, proveniente do desejo da exclusividade no amor de determinada pessoa.

Muitos consideram o ciúme como uma prova de amor, pois acreditam que apenas quem sente ciúme é quem ama de verdade. O ciúme funciona como uma paranoia, na qual a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar as “pistas” da traição. Em alguns casos, o ciumento passa a tentar controlar a vi da do seu objeto de ciúme, fazendo com que suas vi das se tornem perturbadoras.

Sentir ciúme nada mais é do que um tipo de temor, de perder algo que se deseja conservar. É o medo de perder aquilo que lhe pertence, tornando a relação entre o ciumento e o seu objeto ainda mais complicada, pois é difícil dizer que alguém lhe pertence em uma relação, seja ela qual for, mas principalmente a amorosa. Por essa razão, o ciúme pode ter sua origem em uma falta de autoestima, em um sentimento de culpa ou em um desejo de ter, de possessão.

Segundo Fontanille (1993), “Os ciúmes podem ser [...] tanto uma depressão e um sofrimento quanto um temor e uma angústia

[...]”. De acordo com o referido autor, a cena do ciúme apresenta três atores: o ciumento, o objeto e o rival.

O ciúme vem de uma relação complexa, que envolve ao mesmo tempo várias emoções, vários pensamentos, várias reações físicas e vários comportamentos. O ciumento sente concomitantemente: dor, culpa, falta de ar e questionamentos constantes.

Tudo vem de uma reação ao medo, ao temor de uma perda iminente, ao medo de perder a pessoa amada, e ao medo de não ser mais amado.

3 O QUE É TRAIÇÃO?

Após definirmos o que é ciúme, é interessante também definirmos o que é traição.

As definições de traição enunciadas, no Dicionário Aurélio Buarque de Holanda (2004) são as seguintes:

1.Ato ou efeito de trair(-se).

2.Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo.

3.Perfídia, deslealdade, aleivosia.

4.Infidelidade no amor.

5.Espécie de mutirão (q. v.), com a particularidade de o fazendeiro que pretende auxiliar o vizinho chegar à casa deste alta noite, de surpresa, em companhia dos trabalhadores, acordando-o, em geral, ao som de cantos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com