TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Profissionais

Apesar do bom desempenho do professor em relação ao incentivo da prática da leitura às pesquisas mostram que o interesse por ela diminui cada vez mais, alguns pensadores acreditam que isso se dá devido o advento da tecnologia o processo de transmissão de informações e mensagens rápidas são disseminadas em larga escala fazendo com que os leitores busquem cada vez mais por soluções rápidas na prática da leitura, caso esse que não ocorre na leitura de um livro.


           Segundo Delia Lerner, ensinar a criança a ler não é apenas responsabilidade da escola, mas sim de uma parceria entre a escola e os pais. Ela  mostra que quando a criança  tem o hábito de ler em casa ao chegar à escola recebe apenas a complementação do que foi visto em casa. Todavia, os certames da leitura abrangem muito mais que o incentivo paternal. Saber o tema que atrai seu público alvo é fundamental para êxito,
em um mundo repleto de atratividades a leitura não pode ficar por baixo, também tem que oferecer um universo único, prazeroso e acolhedor em que a criança se sinta bem.

O analfabetismo funcional está intrinsecamente ligado ao fato das não terem desenvolvido um hábito autônomo de leitura, isto é, leitura pragmática que leva o leitor a refletir a respeito do que está sendo lido. A crescente onda tecnológica também é vilã quando se trata de analfabetismo funcional, como foi explicitado acima, com o passar dos anos as pessoas não separam tempo para lerem, meditarem e repassarem o conhecimento ao filho, antes se afundam em uma fatigante jornada de trabalho ficando a mercê das muitas futilidades virtuais.

Para que a prática da leitura faça parte do cotidiano das pessoas e cesse com o analfabetismo funcional, fica a cargo do professor o desafio de implementar projetos pedagógicos sólidos que converta informação rápida á informações estruturadas, ou seja, projetos que incentivem ao aluno a pensar de forma sistemática. Cabe aos pais a responsabilidade de incentivar seu filho a praticar leituras simples desde um gibi a uma obra de Marchado de Assis, desde que tenha uma linha coesa e coerente na sua construção.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/preciso-dar-sentido-leitura-423530.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/telma-weisz-fala-alfabetizacao-escolas-publicas-ultimas-decadas-683815.shtml 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com