TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções De Leitura

Dissertações: Concepções De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEPÇÕES DE LEITURA

Todo e qualquer indivíduo está intimamente capacitado para exercer a leitura, desde que seja estimulado socialmente, visto que a leitura está condicionada a todas as pessoas.

Segundo Theodoro(1991,p.49): ”Ler é, numa primeira instância, possuir elementos de combate à alienação e a ignorância”. Certamente ler, nos torna informados, nos faz compreender situações e acontecimentos do nosso cotidiano, nos dá argumentos para imposições e questionamentos a que somos submetidos. É lendo que acordamos para as dificuldades encontradas no mundo em que vivemos.

A leitura é muito mais do que saber decifrar códigos escritos, ela permite novos saberes, novos conhecimentos entre o texto que está sendo lido e o leitor.

Quando se fala em leitura, lembremo-nos de leitor e ledor; este último é aquele que apenas ler, não cria, não acrescenta e nem diminui o que está lendo, apenas decifra mecanicamente os sinais gráficos, pois não entende às roupagens que a leitura nos proporciona. Já o leitor, se permite criar, acrescentar e descobrir sentidos mesclados no texto que o ledor não consegue realizar. Sendo assim, a leitura é a base que nos permite ingressar no mundo globalizado e letrado.

Para que o aluno ingresse nesse mundo, é preciso que o professor seja um leitor ativo, visto que o professor é polivalente, por isso tem como papel fundamental estimular os alunos, instigando-os a ler e interagir com o texto, para se tornarem leitores críticos.

Conforme Zilberman(1985), vale salientar que os estímulos à leitura passaram a ser intensificados e também delimitados a partir do século XVIII. Neste período, só quem tinha mérito de adquirir a leitura eram os povos da alta sociedade, considerados pela maioria como “pessoas sábias”.

Ao longo dos anos, com a democratização, a escola passou a ser um ambiente que não poderia mais ser negada à sociedade, pois ela é um suporte para o saber e não deveria ser limitada para poucos.

TIPOS DE LEITURA

A leitura é algo que transcende o texto, pois o indivíduo atua no seu contexto em níveis mais importantes. “Assim como há tantas leituras quanto são os autores, há também uma nova leitura a cada aproximação do leitor com um mesmo texto, quando mínimas as suas variações”. Martins (1982, p.79). A seguir os três níveis de leituras mais importantes determinadas pela autora acima.

• Leitura sensorial: está relacionada aos sentidos, por exemplo, uma criança ao nascer passa a conhecer o mundo que até então era desconhecido e passa a ter reações imediatas. Este nível tem um tempo de duração correspondente à infância, e em consequência disso, a criança, ao crescer, passar a descobrir a autonomia de escolher o que quer ler desde que seja atrativo aos seus olhos.

• Leitura emocional: relaciona-se ao tempo, ao que lemos, enfocando experiências vividas. Nas crianças há mais espontaneidade nos sentimentos. Ao ler romances, revistas e ao assistir filmes, o leitor tem a necessidade de se expressar, de comover-se, e de se inteirar desse universo emocional.

• Leitura racional: transforma conhecimentos em habilidades que o leitor passa a desenvolver em cima de textos lidos, a mesma não deixa de ser intelectual, pois ao ler o individuo questiona dando sentido ao que foi lido. Portanto todos esses níveis se relacionam.

Através dessa abordagem dos tipos de leitura, é notável a importância desses níveis para melhor compreensão do que é leitura, pois há vários tipos, e não podemos ficar limitados a um único gênero.

A partir disso, fica evidente o que Martins (1982, p.30) quer dizer quando: “Seria preciso então considerar a leitura como um processo de compreensão de expressões formais simbólicas, não importando por meio de que linguagem”. Portanto não importa os meios pelos quais a leitura será desenvolvida, o importante é que a mesma aconteça de maneira natural, proporcionando prazer e satisfação para quem busca.

OS CONTOS INFANTIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA

As historias são de grande importância, pois elas nos permitem imaginar e viajar por lugares desconhecidos, nos faz viver personagens e até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com