TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo e Expressão

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

KELLY CHRISTINA DE LANE POLEZE

CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: UMA PROFISSÃO PARA ALÉM DA SOBREVIVÊNCIA?

Bom dia,

Dentro do contexto do texto complementar I, a mensagem dos autores justifica uma economia e sociedade que está desenhada num formato capitalista, onde os recursos na área de ensino estão cada vez mais complexas, embora ações governamentais sejam muitas, mas poucas sucedidas. Podemos ver que as oportunidades informais, a escassez de trabalho no momento atual estão diretamente ligada no momento em que País passa por uma grande crise econômica e política.

A falta de oportunidades cada vez mais achatada pelo formato de uma economia capitalista proporciona uma dificuldade no mercado de trabalho, gerando a procura de subsistência financeira para o sustento familiar. Hoje a profissão catadora e recicladores de lixo vêm tomando uma proporção aceitável pela sociedade. Com tudo isso, muitos autores estão ligando o emprego, à inclusão social e estar desempregado, significando não está incluso na sociedade.

Entretanto, essa profissão tão desvalorizada e precária de condições mínimas para o trabalhador, tem que alcançar espaço e melhores condições na sociedade, dando reconhecimento, informação e capacitação aos seus profissionais.

Conclui-se que está profissão, embora regulamentada, dê aos seus profissionais uma falsa inclusão social, falsa condições de trabalho e uma remuneração muito abaixo da expectativa para sobrevivência social e digna ao um cidadão, e para esses trabalhadores a sua profissão está ligada a falta de acesso à escola, a exclusão no mercado de trabalho por falta de escolaridade, idade avançada, entre outros. Então, este assunto e abrangente e discutível pela sua atualidade leva-nos a refletir sobre todos os aspectos sociais, econômicos e políticos.

Kelly C. L. P.

RA 1526296

Pólo Guarapari/ES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com