TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Sociológicas Para A Educação

Resenha: Contribuições Sociológicas Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é um processo histórico e social de tornar seres humanos em cidadãos aptos de viver em sociedade, pois segundo Marx(1993), “o homem é um ser natural, universal, social e consciente...”, e embora receba ao nascer, sua base biológica e natural, necessita de um processo de humanização social e consciente, que envolva intelectualidade, ordem e disciplina.

Ocorreram modificações importantíssimas após as revoluções do século XVIII, como por exemplo, o capitalismo que desfavoreceu a classe menor, e com ele a exploração do trabalhador. Com todos estes acontecimentos, surgem profundas mudanças nas praticas sociais, modificando o processo de formação humana, colocando a escola como a principal instituição preparatória para vida em sociedade.

As manifestações pelos direitos educacionais, como um bem comum á todos , vieram ganhando força a cada década, mas somente na modernidade, a escola assume o papel de instituição educativa significativa na sociedade, para o processo educativo de todos.

Segundo a Sociologia da Educação, o processo educacional precisa estar ligado ao espaço de aprendizagem. A escola deverá abrir espaço para análises acerca dos acontecimentos do mundo e suas implicações. Desta forma o aluno se desenvolverá socialmente e intelectualmente

Pelo que se percebe em estudos realizados acerca da sociologia na educação, a aprendizagem está altamente ligada aos termos sociológicos que o aluno vive. A educação precisa ultrapassar os âmbitos escolares e ser concomitante com a vida social e cultural de cada aluno, pois cada aluno traz consigo sua bagagem cultural e sua bagagem social, e elas são características próprias e individuais, que precisam ser trabalhadas para o bom desempenho do aluno. Infelizmente nos parâmetros da educação atual, isto está muito longe de ser alcançado, pois o sistema educacional não possui uma estrutura sólida para a resolução dos problemas sociais e culturais que afetam direta ou indiretamente o aprendizados das crianças.

A escola não pode simplesmente permanecer em um ambiente isolado e fechar os olhos para os problemas sociais enfrentados pelos alunos e suas famílias, ela precisa estar preparada para solucionar os problemas e não apenas transferi-los de órgão de competência ou simplesmente ignorá-los. Ao se deparar com problematizações existentes no dia á dia da escola, professores, orientadores, coordenadores e diretores, precisam partir do ponto de inicio, buscando a raiz de onde se origina tais situações, buscando medidas e melhorias para tais problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com