TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.834 Palavras (24 Páginas)  •  24.196 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                                 Sumário



   INTRODUÇÃO

Neste relatório serão apresentadas as atividades do estágio curricular obrigatório I do curso de Letras da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

As atividades que foram desenvolvidas durante o estágio foram: Analise crítica à situação de ensino/aprendizagem da matéria de língua portuguesa no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e Observação das aulas e pratica da docência.

                           Esse relatório tem por finalidade registrar as experiências vividas no decorrer da ida a instituição de ensino, funcionamento e reconhecimento do espaço escolar.

                           O estágio curricular obrigatório também foi elaborado de acordo com a observação do ensino da língua portuguesa nas aulas do 6º, 8º e 9º ano regidas pela professora Hellen Fernanda Roque Mudesto, na Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro.


  1.  - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO                                                                                                  

                            O presente relatório é fruto da observação realizada na Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro, localizada na Rua Altivo Brandão, no bairro Santana, no município de Ubá no estado de Minas Gerais. A escola pertence a superintendência regional de Ubá,  a referida escola atende ao ensino fundamental completo no ciclo de 9 anos, ou seja desde o 1º ano do ensino fundamental I até o 9º ano do ensino fundamental II.

                            A Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro foi fundada em 1965 e recebeu esse nome devido ao grande professor que a cidade de Ubá possuía.

                           A escola possui aproximadamente 630 alunos que são oriundos dos mais variados bairros próxima à mesma. A diretora da escola se chama Sueli Aparecida Calembo Cruz.

                           A escola tem como missão valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, recomendando-se como ser único, mas também coletivo.

                           Considerando as finalidades e objetivos da educação previstos na lei de diretrizes e bases-LDB e regimento escolar, a E. E. Professor Lívio de Castro  Carneiro se propõe a oferecer uma educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, objetivando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

                           A escola oferece o ensino fundamental, com duração de 9 anos, estruturados em cinco anos iniciais e quatro anos finais, sendo que nos anos finais a organização escolar do ensino fundamental  tem como base dar continuidade à formação do adolescente, possibilitando o domínio dos conteúdos básicos de aprendizagem- conhecimentos conceituais , essenciais, dos vários campos do saber, capacidades cognitivas e sociais amplas e procedimentos gerais e específicos dos diversos campos do conhecimento, bem como valores e atitudes fundamentais à vida pessoal e à convivência social.

                           Quanto aos quatro anos finais, da continuidade a formação dos adolescentes mediante:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes e valores, recebendo criticamente os meios de comunicações.

                            A E. E. Professor Lívio de Castro Carneiro, localizada em um bairro de periferia, atende a uma clientela oriunda, em sua maioria, de classe socioeconômica e cultural não favorecida e também uma clientela provinda de famílias com emprego em firmas locais.

                           A partir dessa concepção a escola busca estratégias para minimizar as dificuldades encontradas e consequentemente favorecer o ajustamento necessário para a garantia do sucesso dos alunos no processo de formação integral.    

 

 

2 - RELATOS COM BASE NAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 

                           O mundo está vivendo um período de transição e muitos estão perdidos sem saberem o que é realmente o correto e o que seria o errado.

                          O professor está vivendo, talvez o pior momento da carreira, por que os valores familiares e econômicos já não são mais os mesmos, a família já não é mais vista como base de moralidade e de respeito, esses valores foram “empurrados” pela sociedade para a escola.

                           A escola não é mais uma instituição do ensino apenas de linguagens, cálculos e suas extensões, ela passou a ser uma instituição que tem talvez, o maior papel na formação das pessoas, nisso os professores de passadores do conhecimento passaram a serem educadores, “aquele que tem obrigação de ensinar não só o conteúdo, mas também valores morais e sociais”.

                           O professor que teve uma formação precária, cheia de limitações por falta de incentivos públicos na área, agora se vê obrigado a “educar” crianças e adolescentes que vem de suas casas sem cultura, afeto, moralidade e muitas outras coisas.

                            Ser professor é não desistir do outro jamais, mesmo que o outro se quer acredite nele mesmo.

       “A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”.

                                                                                                                           (C.S.Lewis)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com