TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AGRICULTURA DE PRECISÃO E USO DE SENSORES PARA COLETA DE DADOS NO CAMPO

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

AGRICULTURA DE PRECISÃO E USO DE SENSORES PARA COLETA DE DADOS NO CAMPO

Gustavo Philippsen

Wesley Ariel Finger

RESUMO

Este trabalho apresenta a função e o funcionamento de softwares e hardwares que tem por objetivo sensorear a produção agrícola e minimizar ao máximo erros causados pelo operador do maquinário. Visando assim diminuir os custos por meio da precisão com que o trabalho é realizado, e aumentar os lucros da produção agrícola.

Palavras-chave: Software, Hardware, custos, lucro.


INTRODUÇÃO

A  utilização de sensores na agricultura, atribui  benefícios ao operador, de forma que facilita o monitoramento de suas tarefas, com o objetivo de evitar ao máximo defeitos operacionais que podem trazer perdas aos agricultores.

Os sensores mais conhecidos presentes no mercado, são os sensores de monitoramento de plantio, pulverização, colheita, aplicação de corretivos, pragas, doenças, desenvolvimento das plantas. Estes sensores podem ser simples, indicando apenas o fluxo do material em análise, porém, podem ser avançados, determinando o fluxo, mas também a quantidade de material que esta sendo utilizada na atividade.

De acordo com Sulzbach (2002), a agricultura de precisão é como um ciclo de atividades e tomada de decisões no sistema agrícola produtivo, sendo dividido em três etapas: colheita e geração de mapas de produtividade, análise e avaliação dos mapa de produtividade, e geração e execução de mapas de aplicação variável para as atividades de preparo do solo, plantio, fertilização do solo e pulverização.

Segundo a revista Fieldstar, a agricultura de precisão oferece vantagens ao agricultor, como: Aumento dos lucros e redução dos custos, melhor gerenciamento e consequentemente  um planejamento mais efetivo das operações, reduz os impactos agrícolas, administração de custos através da concepção automática de registros do talhão, adequar ao agricultor um rastreamento que possibilite agregar valor aos produtos da fazenda;

Dentro da agricultura de precisão há diversas técnicas que proporcionam a máxima eficiência econômica, reduzindo os impactos ambientais e econômicos. Além disso, proporcionam uma uniformidade da área através da utilização do mapeamento da área com GPS, diminuindo a quantidade total de fertilizantes aplicados e proporcionando a uniformidade de acordo com a necessidade de adubação determinada através do mapeamento, desta forma propiciando maior lucratividade ao produtor.

Esta tecnologia é de extrema importância atualmente a nível mundial, e também esta evoluindo cada vez mais, sendo fundamental para produção agrícola. Portanto, através dos diversos benefícios que a tecnologia apresenta, e a forma de funcionamento que diminui a mão-de-obra aos produtores, melhora a uniformidade e fertilidade do solo e principalmente a economia do produtor rural. Através de ambos benefícios escolhemos este assunto para apresentar neste trabalho.


LEVANTAMENTO

  • FALKERMAP
  • JUNO SA (Hardware)
  • FARM WORKS MOBILE
  • GEOFIELDER
  • SISCOB
  • AFSOFT
  • SAFIRA
  • SACAM
  • COMPUTADORES DE CAMPO
  • ORIENTAÇÃO E COORDENAÇÃO
  • CONTROLES DE APLICAÇÕES
  • CONTROLES DE BARRA
  • CONTROLE DE PLANTADEIRAS E SEMEADORAS
  • CONTROLES DE COLHEITA

DESENVOLVIMENTO

Softwares:

FALKERMAP

É o software simples e direto para agricultura de precisão. Inclui esclarecimento de duvidas por telefone, e-mail e chat online, ainda auxílio para entender problemas que podem ocorrer com arquivos do usuário e auxilio para solução de problemas relativos ao uso de software.

JUNO SA (Hardware)

É um computador portátil utilizado para apontamento de informações a campo. Através da instalação do Farm Works Mobile, é possível calcular a área cultivada no campo, localizar pontos de amostragem do solo por grade ou zona, coletar registros relevantes de campo além de fazer o levantamento de pragas ou áreas com algum problema.

FARM WORKS MOBILE

Registra informações, faz mapeamento de áreas e demais funcionalidades já mencionados no Hardware JUNO SA.

GEOFIELDER

É a solução para coleta georreferenciada de dados e imagens. Utiliza software para computadores portáteis, câmeras e GPS acoplados. Tem a possibilidade de gerar mapas que demonstram a situação da área monitorada.

SISCOB

Software que analisa a cobertura sobre o solo, onde as imagens são classificadas para quantificar alterações e geração de mapas temáticos. Também auxilia no monitoramento de doenças, pragas, deficiências na área ou alguma necessidade específica.

AFSOFT

Análise das imagens digitais das folhas, medindo as áreas infestadas por pragas ou lesionadas por alguma doença. Demonstra diagnóstico preciso em relação a cituação da cultura.

SAFIRA

        Sistema que analisa fibras e raízes por imagem, facilitando a determinação de volume, área superficial e comprimento em cada faixa relacionado ao diâmetro. sendo aplicável ao estudo de desenvolvimento das culturas.

SACAM

        Software que monitora o comportamento dos insetos em movimento. Permite trabalhar com os principais insetos-praga, seus inimigos naturais, analisando suas ações sobre a cultura.

hardwares

COMPUTADORES DE CAMPO

São os armazenados nas gabines, com telas de fácil leitura, menus intuitivos e de fácil operação. Transferem dados sem fio, o acesso a internet é de alta velocidade, superto remoto e vários outros.

Viper R 4 - Sistema de precisão simples e conectada.

Viper Pro ™ - Proporciona controle de multiproduto, coordenação, controles de barra e mais.

Série Envizio Pro ™- Orientações por GPS, simples de operar e acessível de ótima funcionalidade, sendo um pacote de controle total para os agricultores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com