TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentação teórica

Definição da Administração.

Idalberto Chiavenato nascido em 1936 em Viradouro, interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos. É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia,Estados Unidos. Foi professor da EAESP-FGV, como também de várias universidades no exterior, e consultor de empresas.

Conforme Chavenato “Entre todas as grandes invenções do século XX a que mais marcou e provou influencias no mundo todo foi, sem duvida, a administração”.

Em toda a sua historia, o ser humano sempre inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços para conseguir seus objetivos. A partir do momento em que aprendeu a reunir forçar e trabalhar em equipe, criando assim a organização onde se cria, projeta, produz e distribui bens e serviços.

Nosso mundo tudo é inventando, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações. Onde não existe semelhança entre elas, podendo ser organizações governamentais, não governamentais, de terceiro setor, ou empresas privadas. Todas tem seu diferencial seja na estrutura, no desempenho, nos resultados; podem ser regionais até mundiais, de tamanho micro, pequeno, média e grande. As organizações são operadas em ambientes diversos tanto em aspecto econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, culturais e demográficos entre elas existem uma interação com o ambiente externo onde são influenciadas e influenciam.

O sucesso não é um fator de sorte, de bons produtos, serviços e recursos e sim de uma boa articulação de decisões e ações, aglutinação de recurso, competências estratégicas e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhor. Se tornando um desafio para os administradores entende-la e coordena-la.

A administração é a inteligência organizacional, onde se prepara para planejar, organizar, liderar e controlar, traçando o caminho para alcançar excelência em suas ações. Transformando recursos e competências em resultados tangíveis e inacreditáveis. Impulsionando o desenvolvimento da sociedade, não só economicamente como tecnológico.

A sociedade moderna não seria a mesma sem a administração, atualmente esta mais ousada não se limitando a fronteiras, com alta qualidade na informação,tecnologia gerando uma produtividade maior, se tornando necessária para várias áreas do conhecimento humano e cientifico, se relacionar com as pessoas exige uma administração. Médico necessitam de uma boa administração em hospitais, donas de casa precisam de uma base administrativa para sua família. A administração é a chave para que qualquer organização tenha sucesso.

Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administra-las adequadamente. Levando a criação a TGA (Teoria Geral da Administração) onde trata do estudo da administração das organizações em geral,e das em empresa em particular, se tornando um manual para qualquer administrador,poder aplicar o que for melhor em sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com