TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA

 

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        03

1.2 OBJETIVOS        03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         03

2 PARTE  II:   PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA         04

2.2 CRONOGRAMA         05

REFERÊNCIAS         05

ANEXOS /APÊNDICE         06


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 TEMA: DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

O inglês é o principal idioma utilizado para comunicação de diversos países, e é a porta de entrada para uma oportunidade de emprego no exterior. Diante disso, o inglês como disciplina de língua estrangeira obrigatória, aponta para questionamentos quanto ao ensino nas escolas de idiomas e escolas públicas. O ensino de língua inglesa tem sido um desafio para docentes na realização de aulas e implementação de métodos que sejam eficazes no aprendizado dos educandos. Professores e alunos tem enfrentado diversas dificuldades quanto ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, isso acontece nos objetivos básicos a serem alcançados, na aquisição do idioma isso é cada vez mais complicado.

1.2 OBJETIVO

Identificar dificuldades que influenciam no processo de aprendizagem e dificuldades enfrentadas pelos professores para o ensino de inglês.

- Diagnosticar problemas existentes na instituição;

- Verificar a eficácia no ensino de inglês;

- Apresentar resultados obtidos na solução de problemas existentes nas aulas de inglês

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino de língua inglesa tem se tornado uma difícil tarefa para professores e profissionais da educação quando se leva em consideração as dificuldades existentes nas escolas. Segundo Vilaça (2010) ensinar é uma função que exige um conjunto de habilidades, competências e saberes, que assim pode ser complicado desempenhar esse compromisso. Ainda salienta sobre a importância da sensibilidade, como forma de contribuição para que haja interação entre aluno e professor, mas também, e mais importante para que possa haver a identificação de dificuldades, desejos e percepções dos alunos.  

Muitas impossibilidades advêm dos alunos, a falta de concentração, a falta de interesse tem contribuído para o fracasso no ensino de inglês, os impedimentos surgem dentro do próprio conceito que o aluno tem para com a disciplina a respeito de sua dificuldade no aprendizado. Porém isso pode surgir da própria falta de interesse da gestão da escola e da sociedade que este está inserido em valorizar o inglês como disciplina importante, ou seja, podemos considerar a ideia que o aluno possui sua percepção negativa por que esta vem de fora para dentro e não de dentro para fora:

(…) o aluno não se exclui por vontade própria. Quando diz “eu odeio inglês” pode dar a impressão de que esse dizer foi construído de dentro para fora, quando na realidade foi construído da sociedade para o sujeito, de fora para dentro. A auto‐exclusão não parte do sujeito; é induzida pela sociedade. O que o sistema normalmente faz, para amenizar o impacto da exclusão, é dar ao sujeito a ilusão de que sua opção para não pertencer a uma determinada comunidade partiu de sua própria vontade. (Leffa 2007).

A desvalorização da disciplina tem somado para possíveis problemas nas instituições, os professores expressam que há falta de motivação por parte de todos em relação ao inglês.

Os professores sentem que o inglês sofre preconceito por parte dos alunos e até da própria escola, que não reconhecem a importância da disciplina, priorizando outras em seu detrimento. Na percepção dos professores, seu trabalho é desvalorizado e distante da realidade dos alunos. Tais percepções também encontraram variações regionais: no Sul, os professores afirmam sentir que os alunos não consideram o inglês relevante, enquanto no Norte a percepção dos docentes é que o idioma é distante da realidade dos estudantes. (O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira, 2015, p.33)

A formação do professor é fator importante que também faz parte dos problemas no ensino e aprendizagem. O educador muitas vezes leciona na disciplina do qual não possui formação pela escassez de profissionais na área. No inglês é bastante comum acontecer nas escolas públicas. (O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira, 2015, p.33).

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

A instituição concedente para a realização do estágio de observação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Oliveira Santana, que está localizada na avenida Belém s/nº no Bairro Centro, na cidade de Breu Branco, Estado do Pará. A escola está sob a supervisão de Delza Benedita Dias Farias e gestão de Ubaldo Cunha Pompeu. As atividades tiveram início com a apresentação de documentos para permissão e seguiu com a coleta de dados, observação dos aspectos físicos e estruturais da instituição. A observação teve continuidade no acompanhamento das aulas de inglês de turmas de 6º ao 8º ano no turno da tarde. As informações obtidas foram coletadas através de perguntas realizadas com a equipe de docentes, apoio, alunos, secretaria e observação de toda a rotina escolar. A intervenção será por meio de entrevistas e observação para a realização do trabalho.

2.2 CRONOGRAMA

Data

Turno e horário

Atividade

04/09

Tarde: 13h:00-17h:45 min

Observação

13/09

Tarde: 13h:00-17h:45 min

Observação

17/09

Tarde: 13h:00-17h:45 min

Observação

19/09

Tarde: 13h:00-17h:45 min

Observação

25/09

Tarde: 13h:00-17h:45 min

Observação

09/10

Tarde: 13:h00-17h:45 min

Entrevista

10/10

Tarde: 13:h00-17h:45 min

Entrevista

REFERÊNCIAS

O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. 2015. 48 f. São Paulo,1º edição. Disponível em:<https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf> acesso em 29 set. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com