TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - ZOOTERAPIA

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO ZOOTERAPIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4

DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ 8

REFERÊNCIAS..................................................................................................... 9

INTRODUÇÃO

O desafio proposto consiste na elaboração de um projeto de implantação da terapia assistida por animais (TAA) ou zooterapia na Escola Educriando. O projeto visa a terapia com animais previamente selecionados para cada um dos casos estudados (problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem).

Estudos apontam que a interação com animais reforça a socialização, o afeto, o relacionamento e uma educação baseada na autoconstrução de conhecimentos e valores.

Para que os alunos se tornem participativos, a escola deve criar situações que explorem as possibilidades, potencialidades, competências e habilidades existentes em cada um dos discentes. É preciso investir nos alunos, levando-os a compreender o mundo a sua volta. Pelo prazer é possível buscar o entendimento dos alunos, despertar habilidades para gerar autonomia e competências em suas ações.

Com esse propósito, o Projeto Zooterapia viabiliza a construção de um campo de possibilidades ricas e diversificadas de interação entre as crianças e o animal que será trabalhado, proporcionando um planejamento participativo, responsável, marcado pelo diálogo e alegria em aprender.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais:

<http://caopanheirolabra.com/2014/04/25/bicho-tambem-e-terapia>.

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada: Os animais ajudam no alívio do estresse, depressão e na diminuição da ansiedade, pois proporcionam companhia e, com isso, funcionam como “facilitador social”, já que estimulam a integração entre as pessoas (relacionamentos interpessoais). A convivência com um animal de estimação ativo pode, também, estimular atividades físicas, contribuindo para a prática de exercícios (melhor funcionamento do corpo todo). Além de proporcionar melhorias na saúde física, a terapia assistida por animais proporciona melhorias na saúde psicológica e emocional, assim como na coordenação motora e desenvolvimento de memória, além do aumento dos níveis de substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar (endorfina, ocitocina, dopamina, serotonina). Na educação, o animal contribui com o educador no processo de ensino, uma vez que os animais tornam-se uma influência motivadora no avanço da qualidade e desenvolvimento da aprendizagem. Em suma, a zooterapia tem como objetivo trabalhar a socialização, o afeto, o relacionamento e uma educação baseada na autoconstrução de conhecimentos e valores.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais: No site acima mencionado não foram postados comentários, mas pude observar ao longo da pesquisa que há grande aceitação da zooterapia, que ela tem se mostrado bastante eficaz e que muitas escolas tem adotado projetos nesse sentido.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais: Os benefícios da terapia assistida por animais são inúmeros, como estímulo à valorização e consideração pelas pessoas, pelos animais e pelo meio ambiente; os animais atuam como facilitadores do processo de (re)construção dos conhecimentos e saberes produzidos pelo homem; auxilia, também, no desenvolvimento da aprendizagem, etc. Como riscos ou dificuldades, apontaria o uso de um animal não apto para participar das atividades, o que poderia gerar acidentes, como as mordidas. É muito importante que o animal seja calmo, dócil e suporte, às vezes, alguns puxões no rabo ou nas orelhas.

Passo 2 – Mapeamento do perfil da turma

Nome da Escola: Escola Educriando

Ano ou série: 3° ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 37

Meninos: 15 Meninas: 22

Descrição do perfil da turma: De modo geral, os meninos são mais agitados e as meninas mais concentradas e organizadas. A sala possui dois alunos com problemas de comportamento e uma aluna apresenta dificuldade de aprendizagem.

Passo 3 – Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais:

Wellington Ricardo Santos, oito anos de idade. Possui comportamento agressivo, teimoso, agitado, disperso e indisciplinado. Quando contrariado chora, se joga no chão, grita, bate os pés, amassa as atividades, rasga os cadernos e quebra os seus materiais. Gosta de brincar e de fazer atividades com massinha e recreação. Desrespeita colegas, educadores, colaboradores da escola e as regras internas. Apuramos que a mãe cria sozinha sete filhos, não se sabe o paradeiro do pai. A família depende do apoio de programas socioeconômicos.

Abner Pedro Silva, sete anos. Aluno agitado, só consegue realizar tarefas com a professora ao lado. Urina na roupa para chamar atenção, não possui hábitos de higiene adequados. Seu pai apresenta histórico de alcoolismo, drogas e violência doméstica.

Passo 4 – Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais:

Carla Tatianna Dias, oito anos. Dificuldade de se concentrar e de participar das atividades propostas na sala de aula. Possui distúrbio neurológico. É inquieta, mas gosta de estar com outras crianças e demonstra querer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com