TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Ensaios: DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  5.882 Palavras (24 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 24

SOUZA, Carla de Almeida Santos de. Desenvolvendo o gosto pele leitura e produção através de gêneros textuais. 2009. Número total de folhas 31. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Vernáculas, Universidade Norte do Paraná, Esplanada, 2009.

RESUMO

As questões relativas à leitura e aos gostos de ler vêm sendo discutidas há muito tempo. Assim para que o aluno seja um bom escritor é necessário que seja um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar e produzir de forma coerente e crítica. As produções de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a, mas justa e igualitária. Portanto o desenvolvimento deste projeto justifica-se pela verificação da necessidade de propor uma reflexão sobre a prática de ensino de leitura e produção de textos, tendo como objetivo de analisar e conhecer quais são as dificuldades que os alunos do ensino fundamental II, encontram no seu processo de leitura e produção. É função primordial do professor de português ensinar a ler, ampliar o domínio dos níveis de leitura e escrita e orientar a escolha de materiais de leitura, principalmente pelo fato dos alunos não possuírem o gosto pela mesma. Este projeto tem o objetivo de levar os professores a uma busca do conhecimento de novos métodos que permitam que os mesmos trabalhem leitura e produção de textos em sala de aula, desenvolvendo nos alunos o gosto pela leitura através dos gêneros textuais: contos de fadas, fábulas e lendas, assegurando uma aprendizagem com eficácia e assim servir de apoio para professores, pois, a partir das discussões apresentadas nesta monografia poderão refletir e questionar sobre suas práticas pedagógicas, ações e estratégias quanto ao ensino de língua oral e escrita. Essa monografia apresenta questões teóricas que subsidiam a construção de uma metodologia que prioriza o papel do professor/leitor.

Palavras-chave: Leitura. Produção. Estratégia de Ensino.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

2 DESENVOLVIMENTO 8

2.1 Pais e escola, responsaveis por desenvolver o gosto pela leitura 9

2.1.1 Formando leitores competentes 11

2.1.1.1 formando produtores de texto competentes 13

2.2 Estimulando a leitura e a produção de texto 15

2.3 Gênero textual: Contos de fada, fábulas e lendas, como fator importante no desenvolvimento do gosto pela leitura ..................................................................... 19

2.4 Criando estratégias ............................................................................................ 23

4 CONCLUSÃO 29

REFERÊNCIAS 30

1 INTRODUÇÃO

Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade de ampliar sua forma de comunicação, andaram juntas. Assim para que o aluno seja um bom escritor é necessário que seja um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar e produzir de forma coerente e crítica.

A produção de texto é uma atividade essencial ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a, mas justa e igualitária.

Portanto, este trabalho levará ao conhecimento de novos métodos, permitindo, que os professores trabalhem leitura e produção de textos em sala de aula, estimulando e preparando os alunos como leitores e produtores de discurso, tanto oral quanto escrito, através de leitura e dramatizações de textos como contos de fadas, fábulas e lendas, assegurando uma aprendizagem com eficácia e assim servir de apoio para professores, pois, a partir das discussões apresentadas nesta monografia poderão refletir e questionar sobre suas práticas pedagógicas, ações e estratégias quanto ao ensino de língua oral e escrita.

2 DESENVOLVIMENTO

A leitura é um processo complexo e abrangente, o qual envolve cérebro, memória, emoção e experiências do leitor. A leitura também nos abre caminhos para a propiciação da escrita, pois, internalizamos diferentes estruturas, gêneros, combinações estilísticas etc., podendo-se afirmar que a leitura ajuda a escrever melhor.

A tradição escolar dividia os textos em três tipos somente: descrição, narração e dissertação. Isso traz alguns problemas para o trabalho de sala de aula. Os três tipos tradicionais apenas recobrem uma parcela pequena de textos com os quais o aluno convive.

Com tudo sabemos que a vida moderna vai criando a necessidade às quais o ser humano precisa se adaptar. O indivíduo fora da escola precisar ler outros tipos de textos. Assim alguns autores fazem outras divisões, aumentando o número de texto de três para cinco ou sete.

Foi Bakhntin, no começo do século XX, quem chamou a atenção sobre o assunto. Ele menciona que os “tipos” de textos são incontáveis e que todos têm um conjunto de características relativamente estáveis que os diferenciam dos demais.

Sendo assim nada mais justo que propiciar ao aluno um contato com os mais diversos “tipos” de textos quais eles encontrará no seu cotidiano, incorporando os já consagrados pela escola.

Assim diante das dificuldades encontradas nas salas de aulas em leitura e produção de textos, viu-se a necessidade de se criar meios para desenvolver o gosto pela leitura e produção textual, utilizando alguns gêneros textuais como: fábulas, contos de fadas e lendas, por ser os gêneros tradicionais e mais usados pela escola, colocando o aluno como centro de todo trabalho produzido. No entanto ao fazer essa pesquisa viu-se a necessidade também de se criar oficinas de textos, trabalhos em grupos, para reescrita do texto lido onde os alunos têm a oportunidade de criar seus próprios textos, colocando-se como personagens principais de suas próprias criações, assim como dramatizar o que foi lido e produzido.

É necessário então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com