TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO NO PROCESSO DE LITERATURA

Projeto de pesquisa: DISCUSSÃO NO PROCESSO DE LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA

DISLEXIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Esse artigo procura indagar as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas pela criança disléxica, na aquisição do sistema de escrita nas séries iniciais e a importância do papel do professor para minimizar os prejuízos neste processo.

2. PROBLEMA

A dislexia traz problemas que devem ser encarados para que as crianças adquiram o domínio da leitura e escrita. Por que as crianças disléxicas possuem dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita muito maior do que seria esperado a partir do seu nível intelectual?

3. JUSTIFICATIVA

A palavra dislexia pode ser compreendida como dis=distúrbio e lexia=que em grego quer dizer linguagem e em latim, leitura. Portanto dislexia é um distúrbio de linguagem e/ou leitura. É um transtorno de origem neurológica que dificulta a aquisição da leitura e conseqüentemente da escrita, trazendo prejuízos para o desempenho escolar, social, profissional e afetivo do sujeito.

Sabe-se que se trata de um problema de ordem genética mais comum entre os meninos. Acredita-se que o distúrbio da doença comece a se estabelecer ainda durante o processo de formação cerebral. Entre a 20ª e 30ª semana de gestação, quando os neurônios migram do núcleo para a periferia do cérebro do feto. Nos disléxicos, alguns neurônios se perderiam no caminho, comprometendo áreas cerebrais envolvidas no processo de linguagem. Por isso o cérebro dos disléxicos seria menos especializado para decifrar e ordenar letras e números, para a orientação espacial e atividades motoras finas. (Hogetop, 2007).

Pesquisas estrangeiras apontam que cerca de 10% da população mundial, em idade escolar sofre de dislexia, e apesar da escassez de dados estatísticos no Brasil, supõe-se que a incidência seja proporcional.

As crianças disléxicas pertencem ao grupo de crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita é muito maior do que seria esperado à partir de seu nível intelectual. Quando tentam expressar-se no papel, o fazem de maneira incorreta fazendo com que o leitor não compreenda suas idéias.

Quando falamos de leitura e escrita, estamos falando de linguagem. E a linguagem é um sistema simbólico de representação da realidade que pode ser expressa por várias modalidades gestual, oral, escrita. Segundo Vygotsky (1984), dominar o código escrito pressupõe então dominar a possibilidade de simbolizar, e esta se constrói gradualmente conforme a criança avança no domínio de várias tarefas: limitações de gestos simbólicos, brincadeiras de faz-de-conta, desenhos e é claro a fala (Pavão, 2004).

É um dos muitos distúrbios da aprendizagem identificados em geral, na fase de alfabetização. Não é considerada uma doença, por isso, não se fala em cura, mas pode ser controlada com acompanhamento especializado.

4. OBJETIVOS

4.1. GERAL

Demonstrar que as crianças disléxicas possuem dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita muito maior do que seria esperado a partir do seu nível intelectual e a importância de uma abordagem didática específica, com o intuito de minimizar os prejuízos no processo de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com