TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  7/8/2015  •  Monografia  •  11.536 Palavras (47 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 47

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL RELIGIOSO E CULTURAL - IDERC

JOSEFA MARLI DE ANDRADE SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

IBATEGUARA – AL

2014

JOSEFA MARLI DE ANDRADE SILVA

VALDETE LOURENÇO DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

                        Monografia apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural – IDERC, como pré-requisito para a conclusão do curso de Pedagogia e Teologia.

Orientador Professor: Eliaquim Sapucaia de Oliveira

IBATEGUARA – AL

2014

JOSEFA MARLI DE ANDRADE SILVA

VALDETE LOURENÇO DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Aprovado Em _____/________/_______

___________________________________________

Orientador (a)

___________________________________________

Avaliador (a)

___________________________________________

Avaliador (a)

Dedicamos este trabalho em primeiro lugar a Deus que iluminou o nosso caminho durante esta caminhada.

As nossas mães pelo carinho e apoio dado em todos os momentos.

Aos nossos esposos que de forma especial tem nos apoiado nos momentos de dificuldades.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na nossa vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia.

Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

AGRADECIMENTOS

Ao Instituto de Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural – IDERC, pelo espaço de construção de conhecimento e ao professor Orientador Eliaquim Sapucaia de Oliveira, pela paciência durante todo o processo de execução deste trabalho.

A todos os professores por contribuir com a formação docente.

A todos que de alguma forma fizeram parte de nossa trajetória pessoal e acadêmica durante todo o curso o nosso eterno obrigado.

Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo!

Albert Einstein

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Resumo

O presente trabalho pretendeu salientar a importância da literatura infantil no processo de alfabetização. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. O livro de literatura infantil vem sendo usado em sala de aula paralelamente às atividades rotineiras das escolas, porém, o livro de literatura infantil não é um recurso que deva ser usado sem intenção pedagógica ou meramente com a intenção de ficar exposto nas bibliotecas de escolas ou nas salas de aula. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois no processo de alfabetização, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. A formação do professor como sujeito leitor e formador de novos leitores e o livro de literatura infantil como recurso pedagógico deste novo processo que estimula a contextualização, a imaginação e a criatividade dos educandos no início de escolarização. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor no processo de alfabetização.

Palavras Chaves: Literatura infantil; Alfabetização; Prática pedagógica.

Abstract

This paper intended to highlight the importance of children's literature in the literacy process. The first contacts with the infant literature occur with stories of fairy tales, told by parents, arousing the interest of children in children's stories. The book of children's literature has been used in the classroom in addition to routine activities of the schools, however, the book of children's literature is a resource that should not be used without pedagogical intention or merely with the intention of getting exposed in schools or libraries in classrooms. In the process of acquisition of reading and writing, children's literature has a great importance because the literacy process, the child is at the stage of dreams and loves listening to stories involving an imaginary world. Teacher education as a reader and fellow trainer of new readers and book of children's literature as a teaching resource this new process that encourages contextualization, imagination and creativity of the students at the beginning of schooling. The books that bring literature must always be present in that child's life. A good literature facilitates the development of intelligence, interaction and is a source of fun and enjoyment. Children's literature can, for many, seem a joke, but in reality is the starting point of a culture and therefore is a fundamental part of the pedagogical practices of the teacher in the literacy process.

Key Words : Children's Literature, Literacy, Teaching practice .

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO……………………..............................................................................10

CAPÍTULO I - LITERATURA INFANTIL: UM RESGATE DAS HISTÓRIAS NA SALA DE AULA....................................................................................................................13

  1. - A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES............................................................13
  2.  - A METODOLOGIA ADOTADA PARA O TRABALHO COM OS JOGOS............16

CAPÍTULO II - ADEQUANDO A LITERATURA À FAIXA ETÁRIA DO ALUNO.......................................................................................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com