TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL ENQUANTO RECURSO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  29/10/2017  •  Artigo  •  5.743 Palavras (23 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL ENQUANTO RECURSO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Valdenir Castro Bezerra. Graduação: Pedagogia, Especialista em : Supervisão e Orientação Educacional e Educação Infantil / Professora da Educação Infantil- Rede Municipal –valdenircastro@hotmail.com

RESUMO: Ao longo dos anos, a educação tem se preocupado em contribuir para a formação de um individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque vivemos em uma sociedade onde as trocas acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva nesse processo. Para que tal desenvolvimento seja alcançado é necessário que o profissional haja de maneira correta para desta forma propiciar ao aluno um desenvolvimento adequado. O ideal é conscientizar pais e professores sobre a importância de desenvolver o habito da leitura nos primeiros anos de vida. Assim será indispensável uma ação que estimule o envolvimento de todos, sendo para isso necessário um trabalho continuo, que prepare inicialmente os professores. O aluno se desenvolverá e será um bom leitor se ver a leitura com prazer. Desta forma a leitura poderá ser um habito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.

Palavras-chave: Literatura infantil; Ensino-aprendizagem; Futuros leitores.

THE IMPORTANCE OF THE CHILD AS LITERATURE LUDIC RESOURCE FOR TEACHING-LEARNING PROCESS OF CHILDREN

ABSTRACT:Over the years, education has been concerned with contributing to the formation of a critical, responsible and active individual in the society. That's because we live in a society where trades happen quickly, either through reading, writing, oral or visual language. Therefore, the school seeks to discover and develop in children the skills of reading and writing and children's literature can positively influence this process. For such a development to be achieved it is necessary that there is a professional way to correct this way provide students an adequate development. The ideal is to educate parents and teachers about the importance of developing the habit of reading early in life. Thus an action is essential to stimulate the involvement of everyone, thus being necessary a continuous work, which initially prepare teachers. The student will develop and will be a good player to see if the reading with pleasure. Thus the reading may be a healthy habit, capable of forming conscious citizens, competent, with sensitivity and imagination.

Keywords: Children's Literature; Teaching and learning; Future readers.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo foi realizado com o objetivo de compreender a importância da literatura infantil enquanto recurso lúdico para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, bem como a sua contribuição para estimular o interesse dos alunos pela leitura de forma prazerosa. O lúdico não se encontra apenas no ato do brincar, mas também no ato de ler. Ao apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo, a criança adentra mundos até então desconhecidos por meio de sua rica capacidade de imaginação.

O ato de ler, da forma como vem sendo trabalhado nas escolas, não tem contribuído para despertar no educando o gosto pela leitura. É preciso resgatar o gosto pela leitura, através do imenso repertório que a literatura infantil nos oferece. A interação com essas obras contribuirão aos alunos o desenvolvimento da leitura, da linguagem oral e da escrita. Portanto, quanto mais cedo essa técnica for empregada, mais cedo as crianças se envolverão e aprenderão a gostar da leitura.

A Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento do educando, fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa. Além do prazer de entrar em mundo imaginário, a literatura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar.

O mundo dos livros não é apenas o “mundo” da comunicação e da linguagem em seu sentido amplo, mas sim um instrumento capaz de trabalhar com a emoção e a capacidade de interação humana. A criança que entra em contato com o universo da leitura tem mais facilidade para aprender e para conviver na escola. A leitura é uma realidade interdisciplinar que, em muitas de suas manifestações está relacionada com outros modos de expressão, que formam a bagagem comunicativa da criança desde seus primeiros anos, isto é, na Educação Infantil.

O prazer da literatura é antecedido pelo prazer da escrita, evoluindo para uma atitude de curiosidade leitora diante da vida. Por isso é importante procurar despertar o gosto pela leitura na criança desde a Educação Infantil, tornando se imprescindível potenciar uma criança ativa, curiosa para que vá construindo sua imagem do mundo em interação com a realidade, realidade com adultos e com seus companheiros.

Segundo a concepção sócio interacionista de Vygotsky a criança deve ser entendida como ser social e histórico que apresenta diferenças de procedência socioeconômico, cultural, familiar, racial, de gênero, de faixa etária e que necessitam ser conhecidas, respeitadas e valorizadas tendo como finalidade o desenvolvimento integral nos aspectos físico psicológico, intelectual e social contemplando a ação da família e da comunidade.

A criança aprende brincando e os conteúdos podem ser trabalhados através de histórias, brincadeiras e jogos, em atividades lúdicas, pois além de estimular a autoconfiança e a autonomia, proporciona situações de desenvolvimento da linguagem do pensamento e está criando espaços para a construção do seu conhecimento.

2. O QUE É LEITURA?

A leitura ainda é um dos desafios presente no contexto escolar, mas é muito necessária para a construção do indivíduo enquanto ser autônomo, crítico e ativo para lidar com a complexidade da sociedade em que se insere. Vivemos num país desigual, capitalista, injusto que vive dividido. Num extremo uma pequena parcela de indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com