TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Inglês

Ensaios: Desafio De Inglês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Avaliativa Questionário – Fundamentos Filosóficos da Educação

Questão 1 (0,2)

Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora.

-O professor meramente técnico é aquele que se preocupa apenas em passar o conhecimento, cumprir a grade curricular sem maiores comprometimentos, sem usar criatividade, sem acompanhar o desenvolvimento de seus educandos.

-o professor comprometido com a educação tem autocrítica, se preocupa e respeita seus alunos, tem amor à profissão, é aberto ao diálogo, conhece o potencial e acompanha de perto seus alunos, suprindo suas necessidades e despertando neles o interesse na educação.

Questão 2 (0,1)

A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico.

É possível haver pensamento sem linguagem? É possível raciocinar sem fazer uso da linguagem? O que fazemos com a linguagem? Como a usamos socialmente? Qual a sua finalidade? A filosofia da linguagem estuda a essência da forma como nos comunicamos e a influência da linguagem na sociedade. Um professor que não consegue se expressar, não consegue ensinar, e consequentemente não consegue influenciar seus alunos e nem passar para eles o conhecimento de mundo que é esperado dele.

Sendo que a antropologia é o estudo do ser humano, do que ele é, foi e pode ser, a escola tem um papel muito importante. Conhecendo o seu aluno, suas reações, suas necessidades, sus inteligências, suas carências, saberá então como trabalhar com ele. O que se ensina e o que se aprende hoje pode definir o amanhã.

Questão 3: (0,2)

Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar.

Informar: É o ato de passar o conhecimento adquirido. É ensinar, examinar. Para se informar da maneira correta é preciso primeiro aprender estudar, ler. O mas importante da informação é ter o conteúdo e saber expressar.

Discutir: Analisar em detalhes. Questionar prós e contras. É por em dúvida, questionar. É falar e ouvir. Convencer e ser convencido. Para isso preciso de senso crítico, conhecimento e de boas palavras.

Criar: Educar, Ensinar, desenvolver, dar origem a alguma coisa. Para tanto preciso de conhecimento. De prática.

Questão 04 (0,2)

Apresente o processo de desenvolvimento da educação formal, desde o século XVIII ao século XX, enfatizando a tarefa do educador na escola atual.

A educação até então humanista, voltada para a filosofia, sofre grandes transformações com a revolução industrial. A falta de mão de obra nas indústrias, que agora são muitas, fez-se necessário a criação de escolas que suprissem a carência de profissionais especializados. O povo voltou às escolas e com os conhecimentos agora adquiridos, estão cientes de seus direitos e deveres.

A educação em nossos dias alcançou um nível altíssimo e cabe ao professor despertar no aluno, valores morais, senso crítico, ética, e não somente o interesse financeiro de uma profissão.

Questão 5 (0,2)

“A alma é uma tábula rasa. Todo o conhecimento é obtido pela experiência. Por isso, os sentidos têm papel central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com