TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Letras - 1º semestre

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 5

Terapia assistida por animais.

Este projeto está sendo implantado em caráter experimental, que terá como foco nesta classe reintegração social, trabalhar a disciplinar comportamental, dificuldade em aprendizagem e concentração.

Terá duração de 2 meses, participação em sala por 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos e o cuidado aos finais de semana.


Mapeamento do perfil da turma.


Nome da escola: Alegria do saber


Série: 2º ano A


Números de alunos: 18


Meninos: 06


Meninas: 12


Descrição do perfil da turma: Turma interessada mas com dificuldade de concentração.



Ao chegarem à escola, os alunos são organizados em fila, oram e cantam antes de ir para suas respectivas salas.


Será aplicado este projeto sobre uma turma do fundamental I, 2º ano.


É uma classe formada por 6 meninos e 12 meninas. De modo geral a turma é muito entrosada e interessada, desenvolvem e finalizam todas as atividades, mas mesmo sendo uma turma pequena, existem exceções no ato das atividades a serem desenvolvidas e finalizadas por 3 alunos. Tem bom relacionamento uns com os outros, eles se auxiliam. Sendo uma sala com maioria meninas, a conversa é um dos maiores problemas a serem trabalhados com esta turma.


Alguns ainda apresentam dificuldades para ler e suas escritas não são legíveis. Em modo geral as criança dessa turma são consideradas "comportamento normal".


Apresento aoprojeto nossos alunos com um destaque maior para o projeto:


Carlos Eduardo Freitas, 8 anos de idade.



Pedro Santos, 7 anos e meio de idade.


Milena Rodrigues, 8 ano de idade.


Carlos Eduardo é uma criança que possui um emocional oscilatório, quando contrariado se transforma em uma criança traquina(Buliçoso, inquieto, travesso, turbulento - dicionário michaelis), tudo precisa ser da sua maneira.


Um dia em sala de aula, estava sendo ministrada uma aula de inglês com cores, o livro continha um desenho(cesta de frutas) e abaixo da gravura, frases orientando a pintura do mesmo.

- Pinte a laranja de rosa, o abacaxi de roxo, ... .


O foco da atividade era levar o aluno a saber verdadeiramente quais cores eram essas, independente da cor real de cada fruta. Bem, o Carlos Eduardo não aceito o fato do livro estar "mentindo", frase esta, usado por ele. Ajoelhei, peguei em sua mão, expliquei a intenção da atividade de maneira clara para sua compreensão, mas, de nada adiantou. Levantou-se, jogou o livro no chão, eu já em pé, lançou se sobre as minhas pernas gritando, agredindo seus amigos, não deixando os outros concluírem suas atividades. Não sendo possível controlar seu emocional, foi encaminhado à direção.


Pedro Santos é uma criança muito inteligente com uma capacidade de assimilação rápida, com isso sobra à ele tempo, muito tempo. Ele não consegue ficar sentando por um longo período e para atrair sua atenção é preciso muita criatividade. Ele de

repente solta gritos, canta, se esquecendo que esta em sala de aula, quando não bate em seus colegas de sala.


Milena Rodrigues é uma criança meiga, carinhosa mas sempre está se isolando dos amigos, ela não participa das aulas lúdicas e tem dificuldade para ler e escrever e executar as atividades.



Implementação do projeto.


O animal escolhido para o projeto TAA da escola foi o cachorro, serão dois, o Coquinho e a Sapete. Com esses animais, aprendemos mais sobre carinho, amizade, respeito, companheirismo e disciplina.




O TAA ajuda a motivar as crianças para as atividades escolares, físicas, pedagógicas e comportamentais.
Foi pensado em duas atividades, uma desenvolvida no período normal de aula e a outra atividade com a permissão e colaboração dos pais desenvolvida aos finais de semana.


O cachorro não podendo ser levado para casa, foi pensado em uma atividade que pudesse trabalhar o interesse e a disciplina das crianças, assim, sendo criado o "Cuidador", será elaborado uma escala de horários e dias para o cuidado com os cães na própria escola, que também se disponibilizará para a execução deste projeto.


A aplicação em sala, será observar o adestramento e junto com o adestrador dos cachorros os alunos, aprenderão a importância de um professor para o ensino, pedagógico e social.


Colocando a mão na massa, e aplicando os conteúdos a serem trabalhados.


Produção da planilha de horário e dias para o cuidado com os cachorros. Objetivo: melhorar a escrita e leitura.


Em sala: o toque, a observação, a curiosidade serão ferramentas focadas para trabalhar a agressividade, o concentração, respeito e a autodisciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com