TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 3º Semestre Letras

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  2.192 Visualizações

Página 1 de 7

Polo IV Campinas

Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua inglesa

Língua Inglesa I

Fonética e Fonologia

Teoria Literária

Teorias do Letramento

Direitos Humanos

DAVI LUCAS MESQUITA DA SILVA  -  RA 1918149443

                                     

ATIVIDADE AVALIATIVA

Prof. Tutor – Lais Helena Nantes Brbosa

CAMPINAS - SP

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é formado por quatro etapas, sendo a primeira a criação de uma situação hipotética na Escola Monteiro Lobato, com a apresentação do perfil da escola, suas características gerais e a clientela atendida.  A segunda etapa consiste no mapeamento das dificuldades na implementação do projeto Casa de Cultura, a antiga biblioteca da escola. Relata também a primeira fase do projeto, a divulgação feita pelos alunos e professores no entorno da escola, com o mapeamento das ruas do bairro.  A terceira etapa relata a implementação do projeto na prática, como será feita a divulgação, a divisão dos trabalhos e a definição de datas. Finalmente, o texto traz quais são os objetivos e resultados esperados com a implementação do projeto.

Para a realização deste trabalho foram consideradas as disciplinas norteadoras Língua Inglesa I, Fonética e Fonologia, Teoria Literária, Teorias do Letramento e Direitos Humanos.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Visualizar e apresentar o perfil da escola, suas características gerais, tanto em relação à estrutura quanto à clientela.

Marilene é professora na escola Monteiro Lobato, localizada no Conjunto Habitacional Chico Buarque, periferia do município. A escola conta com quarenta professores e dezoito funcionários, e atende novecentos e vinte alunos, sendo setecentos e trinta e seis no ensino fundamental e cento e oitenta e quatro no ensino médio, divididos em doze salas, nos períodos da manhã e da tarde.

Nesta escola há um grande número de evasão dos alunos. Entre os motivos estão o baixo interesse dos educandos e das famílias e a falta de integração entre a comunidade e a escola.

A unidade conta com uma sala de biblioteca empoeirada, com muitos livros antigos, os livros de estudos estão com capas amassadas, folhas perdidas, além de estar totalmente fora de ordem e fora da nova ortografia nacional. São poucos livros em que se consegue ver o nome na capa, os clássicos como o Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis, Hamlet, entre outros, faltam muitas páginas e em alguns casos até a própria capa já se foi. As paredes têm pequenos pedaços faltando, que seriam facilmente cobertos com gesso, a poeira está em todos os lugares, uma grande faxina será necessária para que os alunos possam ter acesso a sala sem correrem o risco de grandes crises alérgicas. O mobiliário também é antigo, está desgastado, e não há um computador para a organização de empréstimo dos livros e filmes.

Estão disponíveis cerca de quinhentos e cinquenta livros e vinte e oito filmes, dentre os quais quatro são títulos nacionais.

Passo 2

Mapeamento do entorno da escola, apontando as ruas que poderão ser visitadas pelos alunos na arrecadação de livros e filmes, além das dificuldades que podem aparecer durante a implementação do projeto.

A escola fica localizada em uma área predominantemente residencial, com poucos prédios comerciais, somente para o atendimento local. Os alunos autorizados pelos pais sairão às ruas em grupos de cinco, acompanhados dos professores, solicitando doações de livros e DVD’s, para formar o acervo da Sala de Cultura, conforme a tabela abaixo:

Período da manhã, para os alunos que frequentam a escola à tarde:

Das 8h às 8h30 – Café da manhã.

Das 8h30 às 9h – Instruções e esclarecimentos dos professores responsáveis aos alunos participantes.

Das 9h às 11h – Mutirão de arrecadação. Os alunos sairão em grupos de cinco, cada grupo acompanhado por um professor, percorrendo as ruas:

  • Ernesto Pereira Valdez
  • Claudineia Salles
  • Allan dos Santos
  • Arlindo Nunes
  • Lourival Américo
  • Claudio Santos da Figueira
  • Carlos Amaral
  • Henrique Pena dos Santos
  • Dr. Deco Stinger
  • João Penha

11h – Retorno à escola, para a liberação dos alunos.

 

Período da tarde, para os alunos que frequentam a escola de manhã:

Das 13h30 às 14h – Instruções e esclarecimentos dos professores responsáveis aos alunos participantes.

Das 14h às 16h – Mutirão de arrecadação. Os alunos sairão em grupos de cinco, cada grupo acompanhado por um professor, percorrendo as ruas:

  • Daniel Corrêa da Silva
  • Cel. Marcos Teixeira
  • Alexandre Nunes
  • Carol Navarro de Freitas
  • Machado de Assis
  • Pedro de Alencar
  • Maria Luiza de Paula
  • Eliane Candida
  • Luiz de Vasconcelos
  • Reg. Jair Moraes

Das 16h às 16h30 – Retorno à escola e lanche da tarde.

16h30 – Liberação dos alunos.

Antes que os alunos possam sair às ruas, os professores acompanhantes deverão instrui-los sobre algumas regras de relacionamento, como abordagem educada: “Bom dia, posso falar com a senhora por um minuto?” e cuidados na abordagem, como portão aberto, cachorro no quintal, nunca entrar sozinho nas casas, etc., além de agradecer ao final de cada conversa.

O objetivo da abordagem será entregar às pessoas bilhetes contendo o pedido de doação de livros, CD’s e DVD’s, para o acervo da Sala de Cultura da escola, assim como recolher os materiais. A seguir está o modelo do bilhete a ser entregue à população:

“Querido(a) Amigo(a),

Temos a intenção de transformar a biblioteca de nossa escola em uma Sala de Cultura. Com este objetivo vamos precisar da ajuda de todo mundo, inclusive a sua! Estamos aceitando doações de livros, DVD’s de filmes nacionais e estrangeiros, CD’s musicais, revistas, apostilas, enfim, qualquer material que possa enriquecer nosso acervo. Os alunos da escola estão percorrendo as ruas do bairro par a coleta, e a escola estará à disposição da comunidade para a entrega de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com