TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Por:   •  12/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

PASSO 2 .................................................................................................................... 2

Questão 1 ................................................................................................................... 2 Questão 2 ................................................................................................................... 3 Questão 3 ................................................................................................................... 3 Questão 4 ................................................................................................................... 4

PASSO 3 .................................................................................................................... 5

Interferência da fala na escrita ................................................................................... 5 Acentos gráficos ......................................................................................................... 5 Pontuação .................................................................................................................. 6 Problemas sintáticos .................................................................................................. 6

PASSO 4 .................................................................................................................... 7

Introdução .................................................................................................................. 7 Fundamentação teórica ............................................................................................ 7 Proposta Interventiva ................................................................................................ 8 Considerações finais ................................................................................................ 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 11

PASSO 2

Questão 1.

A alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita. Já o Letramento ocorre por meio de práticas sociais, nas quais o uso da leitura e da escrita é necessário para que as interações sociais e o desenvolvimento das competências aconteçam. Nesse sentido, de que forma é possível que o professor de Língua Materna possa contribuir para a alfabetização desses alunos que, já no sexto ano do Ensino Fundamental, não apreenderam as noções básicas e o domínio do código? Ainda, de que forma esse processo de alfabetização, fora do período “normal”, ocorre por meio do letramento?

O professor deverá ter como base a conduta de um estimulador de alunos. Encorajá-los torna-se importantíssimo. Se faz necessário reter a atenção dos mesmos para dentro de sala. Para isso, há um grande campo de recursos que o docente pode utilizar dentro de sala. É preciso saber e respeitar o ambiente cultural daquele aluno e reutilizar os conhecimentos prévios de mundo que ele trás em consigo.

Atividades em que possa envolver escritas e leituras são de grande valia para os alunos. Dar textos e solicitar encenações, produção de uma autobiografia, uma carta para o futuro, criação de uma história em quadrinhos... Enfim, um mar de possibilidades que podem estimular o aluno ao apreço pela sua língua materna.

O contato com textos de circulação social é imprescindível, uma vez que não basta apenas codificar e decodificar símbolos, é preciso saber ler as entrelinhas, ser criativo e propositivo. O professor deve estudar e se apropriar do conhecimento, sabendo distinguir o que vai ao encontro de sua realidade e se preparar para atender seus alunos levando em consideração o conhecimento prévio deles, o meio em que estão inseridos, para poder dar-lhes a oportunidade de se manifestarem, expressarem suas ideias e ideais.

Questão 2.

Sabemos que a relação entre fonema e grafema são importantes no início da formação dos saberes linguísticos. Nesse sentido, como a retomada da consciência fonética/fonológica auxilia nesse processo de alfabetização e letramento?

Os professores devem fazer com que os alunos busquem a consciência fonológica, tomando conhecimento dos sons da língua, pois esse conhecimento acelera o processo de aprendizagem. Entretanto, deve se ter o cuidado de não trabalhar um texto descontextualizado, restrito a repetição de frases sem sentido, pois os treinos fonéticos exaustivos não contribuem para a evolução na aprendizagem.

As crianças precisam brincar de ouvir, observar, manipular, tocar e sentir as palavras, sílabas e letras. Um processo multissensorial, (percepção visual, percepção de sons não verbais, percepção de sons verbais, percepção táctil e percepção fonoarticuladora).

Os professores, Pedro e Juliana devem desenvolver a descoberta da relação fonemas-grafemas. Precisam estimular as crianças a identificar a relação som-letra e a capacidade de analisar, refletir e sintetizar as unidades que compõem as palavras faladas. Pois é necessário ter conhecimento dos sons para alfabetizar.

Pedro e Juliana podem estimular aos alunos a ouvirem as palavras, fazer a representação das palavras através de desenhos e escrevendo o nome do objeto desenhado. Reconhecendo sempre quais as habilidades necessárias para alfabetizar os alunos, selecionando atividades que possam colaborar nesse processo de aprendizagem e alfabetização.

Questão 3.

Pense a respeito das práticas de leitura e escrita e reflita de que forma elas podem ser abordadas nessa sala de apoio para que o objetivo de letrar os sujeitos aprendizes sejam concretizados.

Letrar é transmitir as habilidades necessárias e o hábito de ler e escrever enquanto que, alfabetizar é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura façam parte da vida. É preciso ir além da aquisição do código escrito, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas, fazer com que a leitura e a escrita tornem-se um habito prazeroso e revelador, em busca do conhecimento.

O mundo pós-moderno trás consigo exigências de comunicação, um desafio presente são os ambientes virtuais, onde se cria um vocabulário próprio criando um cenário perigoso no que se diz respeito ao letramento. A constante informatização na escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com