TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Letras e Tecnologias

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – RIO CLARO

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETRAS - LICENCIATURA PORTUGUÊS E INGLÊS

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO,
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
PESSOAL E PROFISSIONAL

RODRIGO MONTEIRO FERRAZ
RA: 2742269883

DESAFIO PROFISSIONAL

RIO CLARO / SP

2018

            CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – RIO CLARO

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LETRAS - LICENCIATURA PORTUGUÊS E INGLÊS

RODRIGO MONTEIRO FERRAZ
RA: 2742269883

DESAFIO PROFISSIONAL

 

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Curso de LETRAS do Centro Universitário Anhanguera de Leme, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em LETRAS, sob a orientação da Tutora a Distância: Lais Elaine Barbosa.

RIO CLARO / SP

2018



                                                     
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

1

DESENVOLVIMENTO ......................................................................................

1

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

6

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

6


INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional visa demonstrar a importância da tecnologia na educação e como ela pode auxiliar e mudar conceitos nos métodos de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.


DESENVOLVIMENTO

PASSO 1


Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças e adolescentes de 6 e 14 anos

Recursos Tecnológicos: Computador, Tablets, Televisor, Aparelho de DVD, Aparelho de Som, Livros, Revistas, Tabuleiros, Brinquedos e Jogos

Justificativa e estratégias de uso:

O espaço tem a função de proporcionar um ambiente descontraído e de liberdade, onde a criança e o adolescente poderão aprender de uma forma mais leve e natural ao mesmo tempo em que vão familiarizando-se com as novas tecnologias presentes no mundo de hoje. Com o auxílio de vídeos, músicas, jogos eletrônicos, brincadeiras e leituras o aluno se desenvolve intelectualmente e socialmente.

Objetivos:

Computadores e tablets estarão presentes no futuro de todas as crianças e ambos proporcionam inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimento tanto para alunos quanto para os professores. O uso desse tipo de recurso tecnológico é imperativo nos dias de hoje e ajuda a aproximar o educando do educador dentro da sala de aula, tornando o ambiente mais funcional ao aprendizado. O objetivo é valorizar a espontaneidade do jovem, colocá-lo em contato com as novas ferramentas poderosas para adquirir conhecimento e ensiná-lo a fazer a utilização adequada desses equipamentos.

Aplicação de tecnologias assistivas:

Reconhecendo a diversidade, o uso de tecnologias assistivas é de extrema importância para complementar o espaço. Com os recursos tecnológicos disponíveis pode-se fazer o uso de livros falados (audiobooks) para o aprendizado de alunos com deficiência visual, livros com foco para alunos com dificuldades de concentração e aprendizado, matemática e cálculo, escrita e leitura. Assim como softwares, jogos de computador e teclados alternativos com braile e efeitos sonoros para auxiliar e melhorar a qualidade de ensino de crianças e adolescentes com qualquer tipo de deficiência.

PASSO 2

Tecnologia é definida como o estudo sistemático sobre técnicas, métodos, processos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana. A tecnologia está presente em várias áreas e sempre em constante avanço. É difícil prever os rumos que a tecnologia irá tomar, porém é possível se preparar e se adequar a ela. Vivemos hoje em um mundo "conectado", onde a internet derrubou barreiras entre países, grupos, empresas e pessoas. Mudou a forma como nos relacionamos e como trocamos e recebemos informações. Computadores, celulares, smartphones e tablets são objetos de posse e desejo de milhões de pessoas. É comum olhar para essas tecnologias digitais pensando primeiramente no caráter do entretenimento, mas seus recursos vão muito além disso. Quando falamos em educação essa adaptação aos novos tempos também deve ser feita, e todo e qualquer recurso que ajude a melhorar a qualidade de ensino pode e deve ser levado até os professores e alunos.

As crianças e adolescentes de hoje irão encontrar no futuro o mercado de trabalho mais difícil e competitivo das últimas gerações. Ele exige habilidade de adaptação, multitarefas e aprendizado contínuo. Em uma sociedade cada vez mais dependente de se manter online, colocar o aluno em contato com esses novos recursos tecnológicos é fundamental. É pensando nisso que a ONG Esperança criou um ambiente destinado para a aplicação dessas tecnologias educativas. O espaço, que será utilizado por educadores e alunos de diferentes faixas etárias, visa familiarizar e potencializar a expansão de conhecimentos tanto do educador quanto do educando.

A internet é ferramenta chave desse processo, pois através dela o aluno irá "navegar" por diferentes temas, fazer pesquisas, adquirir conhecimento de diversas áreas, explorar novos conceitos e culturas, mantendo assim um interesse contínuo pelo processo de aprendizagem e ao mesmo tempo em que adquire uma autossuficiência, abandonando o papel de simples receptor do conhecimento. Contando também com o auxílio de recursos audiovisuais, filmes, músicas, gráficos, aplicativos, softwares e jogos de computador que desenvolvem o intelecto, raciocínio rápido e a criatividade os alunos também poderão maximizar a sua aprendizagem de maneira mais descontraída e serão estimulados a interagir mais, enquanto competem e principalmente se divertem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com