TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Culturais

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES EFETIVAS.

Sabemos que o Brasil é possuinte de uma diversidade cultural muito forte.

Várias raças misturadas formam a Pluralidade Cultural do nosso país:

Afrodescendentes, índios, imigrantes, sertanejos, caiçaras, caipira e etc.

O Senso Comum desta forma nos traz uma herança cultural muito presente também neste aspecto.

A Pluralidade Cultural nos permite discutir sobre as diferenças trazendo informações amplas e construtivas que possam contribuir para a formação de novos conceitos e ideias, voltadas para a superação ou extinção de toda forma de discriminação e preconceito. O respeito é um direito humano, e respeitar na verdade não significa  aderir aos costumes, crenças ou concordar com as opiniões dos outros, é simplesmente respeitar, a partir do momento que todos aprenderem a respeitar as diferenças, teremos um mundo mais justo e feliz. Porem infelizmente estamos longe dessa mudança, pois no papel é muito fácil falar em reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e mais difícil ainda é reconhecer a riqueza  que essa diversidade  etna cultural representa.

Esta Pluralidade Cultural nos afirma uma constante diversidade humana através de nossas identidades que por sua vez, se manifestam em formas concretas e está em constante construção. Hoje trabalhar as diferenças é um desafio constante  no processo de ensino-aprendizagem.

AS DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS

Abordar as Diferenças Culturais de forma respeitosa e analítica, como  fazemos ao entender e aceitar a existência da Pluralidade Cultural, faz com que possamos perceber as diversas culturas presentes em nosso meio e entender os valores dos outros. Porém isso também não significa que iremos aderir á esses valores e sim respeitá-lo como expressão de diversidade cultural, sem qualquer tipo de exclusão e discriminação.

Podemos trabalhar varias formas para abordar as diferenças culturais e a importância de suas ações.

Uma das muitas ações efetivas que podemos citar para uma justa melhoria e integração sobre Pluralidade Cultural  X  Direitos Humanos, é o debate e discussões que possam desenvolver resultados positivos na Desigualdade Social x Discriminação pontos estes que, levam ao caminho da exclusão social.

A escola também exerce um papel fundamental e crucial neste aspecto efetivo.

Ela traz á sala de aula um extenso exemplo de diversidade cultural e multiculturalismo.

Diversas culturas estão presentes neste âmbito no que diz respeito à religião, etnia, nível social econômico, costumes, dogmas e etc.

Ali, são estabelecidas regras que possam auxiliar para o convívio social democrático, trabalhando assim as diferenças de forma educativa e inclusiva.

A escola auxilia na promoção dos princípios éticos da liberdade, dignidade, respeito ao próximo, senso de justiça e solidariedade fazendo assim, com que o Multiculturalismo e a Diversidade Cultural possam ser vistos de forma presente, atuante e aceita em nossa sociedade.

                       Chegamos a conclusão que as diferenças culturais deveriam ser tratadas desde o inicio da vida para que todos os tipos de preconceitos que vivenciamos hoje  não chegassem a existir aos olhos deles. E que eles crescessem e se desenvolvessem sabendo apreciar todas as culturas e mesmo sem gostar aprendessem a respeitar e a usar as culturas , religiões e etc, como uma ferramenta de vida , as escolas deveriam abordar esse tema  constantemente com seus alunos , seja em uma disciplina, ou através de festas, brincadeiras ou ate mesmo tentando mostrar a importância desse assunto na vida de cada um, e a importância que isso tem para termos um mundo melhor no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com