TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diploma e Diploma

Seminário: Diploma e Diploma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande. Não basta apenas saber ler e escrever se não souber interpretar aquilo que se está lendo.

Piaget em suas teorias e pesquisas buscou descobrir as etapas do desenvolvimento da criança, onde a criança tem mais facilidade e/ou maturidade de aprender certos tipos de coisas, como por exemplo, a alfabetização que estamos abordando.

Uma criança só aprende se estiver pronta para receber o conhecimento, Segundo Wallon uma pessoa aprende de dentro para fora, as suas teorias diz que uma criança antes de receber um conhecimento precisa estar pronta por dentro para poder receber seus conhecimentos. Sendo assim, juntando as teorias de Wallon e Piaget, o processo de alfabetização seguiria um novo rumo na educação.

“Hoje estou alfabetizado por encontrar pessoas capazes de providenciar a oportunidade de aprendizado”.

Boa noite, desculpe pela demora.

Etapa 1 de Letramento e Alfabetização.

Estar Alfabetizado é ?

Alfabetização é o processo de ensino ou aprendizado das técnicas de leitura e escrita de um idioma. É conhecer as letras e a formação de palavras. É ser capaz de escrever um recado simples e ler palavras em jornais, por exemplo.

Letramento assume um contexto mais social quando diz que mesmo pessoas alfabetizadas (sabem ler e escrever) têm dificuldade de redigir um documento, preencher formulários, escrever ofícios e etc. Letramento seria a capacitação do alfabetizado de dar uso "social" da sua habilidade de ler e escrever e, dessa forma, ter participação ativa no mercado de trabalho e outras formas de atividades políticas e sociais.

Os dois processos estão interligados. A medida que se domina mais e mais a habilidade de ler e escrever (alfabetização), também aumenta a capacidade de se dar uso social a essa habilidade (letramento).

Embora na prática a alfabetização começe antes do letramento, na realidade os dois processos deveriam andar juntos, ou seja, o educador deveria alfabetizar "letrando".

Um ponto interessante a lembrar é que em certos casos, pessoas com baixo nível de alfabetização (não dominam perfeitamente as regras da escrita) conseguem redigir um requerimento ou uma carta fazendo-se entender apesar da quantidade de erros incluídos em sua escrita. Isso se dá pela sua experiência de vida ou pela sua capacidade de concatenar idéias de forma coerente.

Ensinar Alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e vê que seus alunos avançaram dentre as escalas das hipóteses ele sente-se que seu trabalho está bem feito.

Estamos falando de alfabetização mais o que seria alfabetização? Segundo Magda Soares à alfabetização e a ação de ensinar, aprender a ler e escrever. Emília Ferreira já vai mais além, segundo suas teorias na linguagem oral e escrita é definida como Psicogênese, é o estudo do comportamento da formação da linguagem.

Uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande. Não basta apenas saber ler e escrever se não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com