TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

TEXTO 7.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

As regras sociais da cultural indígena estão na geração que habita no mundo da natureza, e nós, nossa regra habita no mundo social em que vivemos; O Índio, sua educação é aprender  a como se defender na floresta e como habita-la; e nós aprendemos sobre nosso mundo, e até mesmo sobre os Índios. Todos nós temos nossa cultura, educação, independente de qualquer povo, raça, cor; não conseguimos e nem podemos fugir dela. Troca de conhecimento é vital.

TEXTO 7.2 O FAX DO NIRSO

Na verdade educação escolar e mercado de trabalho deveriam andar juntos, mas vemos que isso não acontece. Temos um mercado de trabalho procurando mão de obra qualificada e com experiência onde não basta simplesmente ter vários diplomas, mas é necessário prática. Isto tem se tornado possível através dos estágios oferecidos pelas faculdades nas mais diversas áreas, em muito dos casos estes estágios remunerados. Estreitando assim esta linha entre mercado de trabalho e educação.

TEXTO 7.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

A sociedade muitas vezes é tão moldada a uma cultura preparada e intransponível de valores e princípios, tão fechada no âmbito: preconceito, opinião individual ao que é novo e moderno. É no ambiente escolar onde muitas das vezes damos inicio essa falta de criatividade, reflexão e flexibilidade com a opinião alheia, implicando na formação pessoal de cada aluno.

TEXTO 7.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Ética uma parte da filosofia que trata sobre o comportamento humano, e esta ligada também ao dever de cada um saber discernir entre o certo e o errado. Mas quando tratamos deste assunto não podemos nos esquecer do papel fundamental que a família tem frente a estes ensinamentos é claro que a escola também pode contribuir, mas há coisas que trazemos de berço.

Como vimos no texto sempre queremos levar vantagem, mas independente disso devemos estabelecer regras particulares independente de quem esteja vendo ou não precisamos aprender a nos policiar. Então entenderemos o significado de perder um grande peixe, e  agir corretamente embora ninguém esteja vendo.

TEXTO 7.5 A FOLHA AMASSADA

Precisamos estar preparados, pois a tarefa de um educador assemelha-se a de um artista que recebe uma pedra e precisa esculpi-la levando sempre em conta que não estamos preparando alunos para simplesmente escrever ou ler bem estamos formando pessoas para a vida. No meio desta caminhada iremos encontrar pedras mais fáceis para polir outras mais difíceis, mas isto não significara problema e sim um desafio. Sempre encarando com bom humor e nunca misturando as coisas pessoais, mas sabendo lidar com cada situação dando a devida importância a cada uma delas.

TEXTO 7.6 A LIÇÃO DOS GANSOS

Esta história nos traz noções de liderança, companheirismo, cumplicidade e respeito mútuo as fraquezas e necessidades do grupo. Saber entender o outro e receber suas criticas de forma construtiva só enriquece nosso caráter, pois assim  na sala de aula.

TEXTO 7.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

O sucesso de um educador esta diretamente a sabedoria e flexibilidade para conhecer e aproveitar as qualidades individuais e trabalhar os pontos fracos, isso reflete no êxito dedicado ao trabalho. Claro é preciso manter o equilíbrio ponderar quando necessário e ter em mente que aprendizagem é uma troca e o crescimento provem do conhecimento.

TEXTO 7.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO

De acordo com o texto entende-se que trabalho em equipe é todo aquele serviço onde muitos trabalham com o objetivo em comum não só pensando em si, mas pensando no todo. O grupo trabalhou em equipe pensando na coletividade uma solução para resolver o problema da fome.

É como na educação enquanto nós como professores estamos usando as nossas colheres para alimentar os alunos e enriquecer o saber estes também nos alimentam através de suas experiências.

TEXTO 7.9 FAÇA PARTE DOS 5%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com