TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografias: EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4

1.1.1 VYGOSTSKY E A EDUCAÇÃO 4

2 OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 6

3 ROTINAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO / PLANO DE AULA 8

3.1 DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRÉ I 8

3.2 DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRÉ II 12

4 CONCLUSÃO 17

5 REFERÊNCIA 18

1 INTRODUÇÃO

O estágio de docência está sendo realizada escola “Rui Barbosa” está localizado na área central da cidade de Cornélio Procópio, na Rua Pernambuco, nº 25 - Centro, atende a Educação Infantil (Maternal, Jardim I, Jardim II) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Esta instituição funciona em dois períodos: matutino e vespertino. No período matutino, as aulas iniciam às 07h30min horas no período vespertino, as aulas iniciam às 13h00min horas.

O estágio foi sendo feito no período matutino, foi iniciado no dia 01 de Abril e foi concluído no dia 17 de Abril de 2014.

Já tive a oportunidade de acompanhar diversas etapas do desenvolvimento e execução do currículo da escola, desde a elaboração do Projeto que seria desenvolvido com a turma até a execução de algumas das atividades programadas.

A turma mostrou-se muito receptiva e todos estavam curiosos para conhecer o novo adulto que faria parte de suas rotinas nos próximos dias.

A observação de uma rotina de sala de aula está podendo proporcionar uma ampla visão de como se dá de fato a prática pedagógica e de como é encantador o mundo real da sala de aula.

Num segundo momento é apresentada a revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do tema, realizada em diversas fontes tais como livros, sites e artigos que tratam sobre o assunto.

No terceiro capítulo apresenta-se o estudo aplicado, onde analisamos a viabilidade para implantação de um empreendimento prestador de serviços na área musical pop/reggae observando a rentabilidade da atividade.

Finalizando apresenta-se a conclusão e a bibliografia consultada durante a realização do estudo.

1.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O presente trabalho tem por objetivo, fornecerá criança o estímulo necessário para que ela possa desenvolver suas aptidões cognitivas, iniciando com as atividades do esquema corporal, que são os primeiros acontecimentos.

Segundo, Paulo Freire, em sua observação ele faz o seguinte questionamento: Por que não aproveitar as experiências que tem os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder publico para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e córregos e os baixos níveis de bem-estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes.

1.1.1 VYGOSTSKY E A EDUCAÇÃO

As concepções de VYGOSTSKY sobre o funcionamento do cérebro humano colocam que o cérebro é a base biológica, e suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. VYGOSTSKY, Lev S (1896-1934). (www.centrorefeducacional.com.br/Vygotsky) HTML.

DEWEY e a Escola Progressista.

“A educação tem como finalidade propiciar à criança condições para que se resolva por si própria os seus problemas, e não as tradicionais ideias de formar a criança de acordo com modelos prévios, ou mesmo orientá-la para um porvir”. Filosofo John Dewey (1859-1952) (www.centrorefeducacional.com.br/dewey).

Rousseau, afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza. Ao contrario da rígida disciplina e excessivo uso da memória vigente, então propôs serem trabalhadas com a criança: o brinquedo, o esporte, agricultura e o uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geografia.

CERISARA, Ana Beatriz. Rousseau: a educação na infância. São Paulo: Scipione, 1990.

Froebel, afirma em sua obra a educação do homem (1826) que: “a educação é o processo pelo qual o individuo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade”. Froebel (1782-1852).

“A Educação se constrói numa tensão permanente entre os desejos do homem natural individual e o desenvolvimento da natureza humana universal. A Educação produzirá a universalidade a partir das particularidades e da mesma forma a particularidade a partir da universalidade”.

2 OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1. Dados de Identificação

Nome da instituição: Escola Rui Barbosa/Colégio àgui Master

Órgão mantenedor: Federal () Estadual () Municipal () Particular (X)

Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite ()

Séries e modalidades de ensino ofertadas: Educação Básica; Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio.

Número de alunos: 876

2. Estrutura Física e Material da INSTITUIÇÃO

Ambientes Físicos:

Salas de aula ou monitoria (quantas): 23

Secretaria (1)

Pátio interno (2)

Pátio externo (2)

Quadra coberta (1) quadra aberta ()

Refeitório (3)

Cozinha (2)

Sanitário feminino (8)

Sanitário masculino (8)

Sanitário para professores (1)

Biblioteca (1)

Sala de vídeo e Tv (2)

Sala de leitura (1)

Laboratório (2) especificar: Ciências e Informática

Outros (quais): Sala de pintura, brinquedoteca, parque infantil, sala multimídia, sala de professores, fradário, tesouraria, sala de atendimento, sala da diretora, 3 salas de coordenação pedagógica.

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade de carteiras e cadeiras: o número de carteiras escolares é um pouco superior à quantidade de alunos. Cada sala tem uma mesa e uma cadeira para o professor.

Quadro negro (23)

Bebedouros (6)

Mimeógrafo (1)

Copiadora (Xerox) (2)

Televisão (x) quantas: 2

Vídeo (x) quantos: 1

DVD (x) quantos: 2

Aparelho de som (x) quantos: 2

Computador com acesso para os alunos (x) quantos: 30

Acesso à internet: (x) sim () não

Possui biblioteca do professor: () sim (x) não

Acervo bibliográfico adequado ao público atendido - quantidade (x) sim () não

Outros: de pesquisa, didáticos, literatura infantil e juvenil, jornais, revistas, gibis, dicionários.

Videoteca adequada ao público atendido - quantidade de vídeos ou DVD: 30

Outros vídeos ou DVDs: de pesquisa, didáticos, educativos, diversos (conforme o professor precisar ou providenciar).

Materiais didáticos: Jogos educativos (encaixe, montagem, fantoches), blocos lógicos, sólidos geométricos em acrílico, material dourado, atlas.

Outros (quais): 2 Datashow e 2 computadores para uso de professores.

3 ROTINAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO / PLANO DE AULA

Na Escola Rui Barbosa, não tem – berçário.

1 A 2 ANOS – MATERNAIS

3 A 4 ANOS - PRÉ I

4 A 5 ANOS – PRÉ II

3.1 DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRÉ I

Em 01/04/14 iniciam o meu primeiro dia de observação no centro de Educação Infantil Escola Rui Barbosa.

Chego à escola as 07h00min horas da manhã me apresento à coordenação e diretoria. Onde sou muito bem recebida. A coordenadora logo me apresenta a todos os funcionários como futura estagiaria na escola. Em seguida me dirijo sala por sala do centro de educação com o objetivo de conhecer melhor os professores e ver em qual sala me adaptaria melhor. Também para fazer a observação do aspecto físico da mesma.

As 10h00min mais ou menos voltam à sala da coordenação para informações mais detalhadas do funcionamento da instituição. Onde fui muito bem esclarecida pela coordenação e direção. Elas me relatam passo a passo sobre o funcionamento e o aspecto físico da instituição de ensino.

Em 02/04/14 chego à escola as 07h00hmin é o segundo dia de observação, chego à instituição, logo me dirijo à sala do maternal, onde a professora e as crianças ficam muito felizes com a minha presença. Logo de inicio a professora me informa que neste dia haverá apresentações de projetos pedagógicos e todas as outras creches foram convidadas. As crianças ficam ansiosas e também felizes. Todas enfileiradas e mãos dadas saem mais ou menos 730:00hmin para o café da manha. No refeitório que é espaçoso e bem ventilado; nessa hora é um pouco complicado, pois as crianças não ficam quietas para comer, sempre há uma briguinha. Depois do café da manhã vão para o banheiro para a escavação dos dentes e tomar banho e se arrumar para a apresentação. Sempre orientados e ajudados pela monitora que é sempre muito paciente e amorosa. Depois do banho é levada de volta a sala, onde são arrumados para apresentação, a monitora arruma os cabelos das meninas e passa perfume em todos.

As 830:00hmin mais ou menos as crianças se dirigem juntamente com as professoras e a monitora ao local das apresentações. Todos os convidados já estão presentes. Logo de inicio todos ficam em pé para o ato cívico. Terminado ao ato cívico a diretora se dirige a frente e agradece a todos pela presença. Em seguida tem inicio as apresentações. Os primeiros projetam a ser apresentado foi a historia de chapeuzinho vermelho com os alunos do berçário, logo em seguida foi à apresentação do projeto patinho amarelinho, onde as crianças cantarão e dançaram a musica do patinho amarelinho. E por ultimo a apresentação do projeto marcha soldado, as professoras juntamente com as crianças dançaram e cantarão a musica marcha soldado. Terminadas as apresentações os convidados se retiraram as crianças agitadas algumas já chorando voltaram para a sala, mas logo a monitora os – acalmou. Em seguida foi servido o almoço; todos almoçaram e voltaram para sala e foram ao banheiro para escovar os dentes e se preparar para a hora da soneca que se inicia as 11h00min e termina mais ou menos as 13h30minhmin.

Essa hora até que é tranquilas as crianças já estão acostumadas a almoçar e dormir, a monitora coloca colchonetes no chão, todos deitam alguns à monitora tem que fazer um denguinho para elas conseguirem dormir rápido, a maioria dorme rapidamente.

No meu 3° dia de observação à professora Luzia da Silva Santos chegou como de costume as 07h00min as crianças a maioria já estavam na sala e estava sob os cuidados da monitora. As crianças ficam um tempo no período lúdico ate à hora do café da manhã as 730:00hmin mais ou menos. À hora da refeição é um pouco tumultuada, pois as crianças são travessas é difícil para as professoras manter o controle. Apos o café da manhã retornam para a sala a monitora logo as encaminham para a hora do banho, onde elas saem de duas em duas juntamente com a monitora a professora fica na sala com os restantes, as crianças que vão saindo do banho vem para a sala, aonde a professora logo vai arrumando seus cabelos e terminando de arrumá-los.

Logo apos o banho as crianças se dirigem a sala de tecnologia, no computador elas aprendem com a ajuda da professora a fazer pinturas no computador para treinar a coordenação motora e são incentivadas a não ter medo de mexer no computador.

Mais ou menos as 09h30minhmin de volta a sala de aula tem inicio a uma atividade, a professora lhes mostra as letras do alfabeto e os números de 0 a 9, onde todas juntamente com a professora leram todas as letras do alfabeto e os números. E cada um tem que lembrar que palavra era formada com determinada letra. Terminada essa atividade teve inicio a outra, onde as crianças fizeram bolinhas de papel colorido e colaram nos desenhos, e pintaram os desenhos com as mãos.

Terminadas as atividades começa à hora das atividades lúdicas, onde as crianças brincam uns com os outros a vontade com brinquedos disponíveis na sala. Em seguida é servido o almoço, as crianças almoçam bem quietinhas, pois estão com fome, brincaram muito. Depois do almoço vão ao banheiro para escovar os dentes e voltam para a sala para a hora da soneca.

Em 04/04/14 já o meu quarto dia de observação na sala do maternal. Devo acrescentar que eu estou gostando muito. Já começa a me entrosar com as crianças, na media do possível ajudo com a autorização da professora, principalmente na hora do banho.

O dia começou bem as crianças estavam calmas, pois na maioria dos dias elas são birrentas e choronas, as professoras têm dificuldade para fazer a respeitar, mas também são carinhosas em certos momentos e algumas são carentes de carinho.

Na parte da aprendizagem dentre todos uns quatro a cinco alunos mais ou menor apresentam dificuldade na aprendizagem. Apresentam-se meios “alheios” ao que a professora esta falando em certos momentos. Mas no geral são crianças felizes que brincam quase o tempo todo, principalmente quando não ha atividades sendo supervisionadas pela professora e monitora. A rotina diária e quase a mesma todos os dias, café da manha, banho, atividades lúdicas.

Hoje não terão atividades em sala, e sim vídeo, com inicio as 09h00min horas às 10h30min horas. Na hora do vídeo as crianças ficam sentadas em cadeiras em frente a uma televisão enorme, numa sala grande e bem arejada e se mostram muito gostar desse momento, em alguns momentos alguns pedem para ir ao banheiro ou então para tomar água, que são levadas pela monitora ate o local desejado.

Depois do vídeo como sempre a hora do almoço e depois o soninho.

O meu 5° dia de observação ocorreu no dia 07/04/14 neste dia cheguei as 06h40min horas na escola algumas crianças ainda não tinham chegado e nem a professora. As crianças iniciaram o dia com atividades e logo em seguida foram para o café da manhã, lhes foi servido café com leite e pão com manteiga à vontade. Algumas crianças comem bem outras não.

Após o café da manhã novamente atividades lúdicas e depois à hora da higiene que as crianças adoram. Gostam muito de ficar limpinhos e cheirosos neste dia uma menina chorou e pediu para tomar banho, a professora não ia lhe dar banho, pois estava muito engripada. Depois do banho voltam à sala onde a monitora e professora arrumaram as meninas e cortou as unhas de todos.

Neste dia das 09h00min horas às 10h30min, ele tem o período da brinquedoteca, onde são colocados muitos brinquedos no chão para eles brincarem a vontade.

As professoras às mostras os brinquedos a eles lhe mostram também as diversidades de cores existentes.

As 10h30min horas se dirigem ao relatório para almoçar, estão com fome, pois brincaram muito. Após o almoço a monitora os leva ao banheiro para escovar os dentes e voltar à sala para o período da soneca, neste período as professoras não tem muitas dificuldades, pois eles já estão acostumados almoçar e dormir.

08/04/14 inicio as 07h00min observação na sala do maternal, somente 05 crianças estavam presentes. A professora como de costume chegou as 07h00min a monitora já estava na sala com as crianças. Elas neste dia estavam bem calmas, pois eram poucas não estavam brigando muito. Até as 07h30minhmin mais ou menos ficam brincando, as professoras sempre muito atentas e carinhosas. Logo saíram para o café da manha. Depois do café da manhã voltaram para a sala para a hora da higiene. A monitora os levou para o banheiro de dois em dois para tomar banho. O banho é bem gostoso com xampu e sabonete infantil. Eles sempre muito felizes nesta hora, conversam e contam coisas de suas casas e gostam de ficar cheirosos para as professoras, depois do banho voltaram para a sala, onde as professoras cortaram as unhas e arrumaram seus cabelos.

Até ás 09h00min ficaram em atividades lúdicas, também neste período houve pesagem e medição das mesmas. Logo após até mais ou menos 10h30min DVD de desenho para eles assistirem. As crianças assistem até um pouco quietas depois já ficam agitadas pedem para ir ao banheiro para tomar água e se cutucam toda hora.

As 10h30hmin foram servidas o almoço. Depois do almoço foram para os

Soninho.

FICHA DE ROTINA DIARIA DO MATERNAL

HORÁRIOS – 06h00min AS 13h00min – Segundos a Sexta - feira

• 06h30min – 07h30min - CHEGADA

• 07h30min – 08h00hrs – CAFÉ DA MANHA

• 08h00min – 09h00minhrs - HIGIENAZAÇÃO

• 09h00min – 10h00minhrs - ATIVIDADES – ESTIMULAÇÃO GESTUAL – ATIVIDADES LUDICAS

• 10h00min – 10h00minhrs – BRINCADEIRAS DIRIGIDAS – ESTIMULAÇÃO VISUAL – BANHO DE SOL

• 10h15min – 11h00minhrs – ALMOÇO

• 11h00min–13h00minhrs - SONINHO

3.2 DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRÉ II

Em 09/04/2014 tem inicio meu estagio de observação na sala do pré na mesma instituição que fiz a observação na sala do maternal. A professora chegou as 07h00hmin. Primeiramente ela me apresenta aos alunos, fui bem recebida por eles com beijinhos e tudo. A aula teve inicio com as crianças lendo as vogais juntamente com a professora regente da sala. A professora mostra as letras do alfabeto no quadro e pergunta um a um qual letra era e depois repetia junto à para ficar bem memorizado.

As crianças têm um pouco de dificuldade em lembrar as letras, algumas são distraídas e não presta atenção. E ainda para memorizar melhor a professora lhes mostra as letras com respectivo símbolo para fixar melhor. Por exemplo, A de abelha, e as crianças todas respondem em voz alta.

Logo depois a professora lhes ensinou os números de 0 a 30, escrevendo figuras no quadro e pedindo para eles contarem. Eles têm muita dificuldade em matemática à maioria não reconhece os números.

Em seguida uma atividade no caderno. Enquanto metade fica na sala a outra metade vai para a sala de tecnologia, fazendo atividades no computador sobre o transito, essa aula é bem aceita pelas crianças elas adoram mexer no computador a professora ensina um a um e eles perguntam tudo sobre a atividade proposta.

Mais ou menos as 08h00min saíram todos enfileirados para o café da manhã, uns voltaram para a sala, disseram que já haviam tomado o café da manhã em casa. Após terminarem o café da manhã foram levados pela monitora para escovar os dentes. Logo após os alunos que não tinham ido à sala tecnologia foram e o restante ficou na sala.

Depois que voltaram da computação a professora passou uma atividade sobre o dia da arvore, onde todos desenharam uma arvore, um aluno me chama e me pede ajuda, pois não consegue fazer uma arvore, pergunta a professora se posso lhe ajudar, ela diz que sim, ele fica tão feliz com a minha ajuda que nesse momento senti que era isso mesmo que queria. Depois de desenhar eles pintaram toda a arvore. Uns terminam rápido, outros demoram mais. Os que terminam rápido não param quietos ficam fazendo bagunça na sala.

Mais ou menos as 930; min as 10h30minhmin foram assistir DVD do pica pau na sala de DVD, que é bem confortável e iluminada. Eles gostam muito de desenhos e ficam bem distraídos assistindo e não dão muito trabalho e as professora sempre junto com eles. Após o filme a professora comentou juntamente com eles sobre o desenho assistido. Logo após foi servido o almoço, todos almoçaram, bem comportados, voltaram do almoço de um a um foram ao banheiro coma professora regente escovar os dentes. Logo em seguida as mães de cada um vinham pegar para levá-los para a casa.

Em 10/04/2014, inicio meu 2° dia de observação na sala da pré – escola. Na sala estavam 13 alunos onde 04 meninas 19 meninos.

A aula teve inicio as 07h00min horas com a professora fazendo a oração da manhã em seguida mostrando o calendário, lhes perguntando se sabiam que dia era e se sabiam o mês também.

Logo em seguida ela pediu para eles lerem as letras do alfabeto da parede, em ordem crescente e decrescente. A professora fica um pouco irritada, pois alguns alunos fazem brincadeirinha na hora da leitura.

A professora explicou que era o inicio da primavera, mês das flores.

Em seguida ela pediu para eles desenharem o seu caminho para a escola.

Mas ou menos 07h30min horas eles ensaiaram o hino do Brasil depois o hino da cidade.

As 08h00min horas fizeram a oração da refeição e saíram para o café da manhã. Voltaram do café da manhã e foram escovar os dentes de 3 em 3 cada vez.

Brincaram ao pouco e mais ou menos as 09h00min retomara a atividade o caminho para escola onde a professora colocou um papel do tamanho da mesa onde as crianças faziam o desenho um de cada lado do papel. E este período a professora corrige o caderno de tarefas e passou outras tarefas para eles. Nesse a aula ficam um pouco tumultuada as crianças conversam, levantam das cadeiras alguns até brigam. As 09h30min eles saíram para a aula de recreação no pátio, onde os meninos jogaram bola e as meninas brincaram de boneca. As 10h00min hora voltaram para sala onde sentou em círculos, a professora lhes deu água. E teve inicio a uma nova atividade, onde eles sentados em círculos um levantara e observara os colega e logo saia, quando ele estava fora os colegas trocavam de lugar e um se escondia quando voltava tinha que saber quem trocou de lugar e quem se escondeu. E depois ouviram uma historinha no cd. 10h30min foi servindo almoço. Alguns ficaram na sala onde fizeram atividades os alfabetos móveis, a professora escreveu a palavra boneca no quadro e eles tiveram que montar a palavra em cima da mesa. 11h00min a saída para casa.

Em 11/04/14 inicio o meu 3° dia de observação na sala do pré.

A aula inicia as 07h00min, somente quatro alunos vieram para a aula, pois estava um dia muito frio.

A aula teve inicio com a professora fazendo a oração da manhã e em seguida iniciou uma atividade sobre o transito, onde os alunos pintaram o semáforo com as cores certas. A professora muito atenciosa pintou junto com os alunos.

As 08h00min foram servidas o café da manhã, os alunos esta é um pouco difícil para a monitora, pois as crianças se negam a ir enfileirados, saem correndo, ela fica sem saber o que fazer. De volta à sala de aula a professora os conduziu até o banheiro para escovar os dentes. De volta a sala teve inicio a uma atividade onde a professora explicou sobre as placas de transito. Explicou para que servem as placas mais comuns. E os alunos desenharam e pintaram diversas placas de transito.

As 9h: 00 teve inicio as atividades lúdicas foram colocadas vários brinquedos para eles brincarem à vontade na sala de aula.

Mais ou menos 10: h30min foi servido os almoços, depois do almoço continuaram nas atividades lúdicas até à hora de ir embora.

Em 14/04/14, cheguei um pouco antes das 7: h00 já havia varias crianças na sala chegaram, fui bem recebida por eles, me abraçaram e deram beijinhos.

Iniciamos aula com a oração da manhã, depois a leitura do alfabeto, em seguida a leitura dos números e depois contamos os dias da semana e os meses do ano.

As 8: h00 fomos para o café da manhã.

Mais ou menos às 8: h 30min iniciei uma atividade que eles teriam que distinguir somente as plantas dentre outros objetos desenhados. E em seguida pintá-las.

As 9: h00 conversamos um pouco sobre as planta existentes. Esse momento é muito gostoso, pois eles contam das plantas que tem em suas casas as que eles mais gostam e etc.

As 930h00 sugeri uma atividade de desenho livre pedi para eles desenharem as plantas que tem em suas casas ou as que eles sabem desenhar, e depois pintar.

Logo depois sugeri brincadeiras com massinhas de modelar, sugeri que fizessem plantinhas diversas.

As 10h: 30min foi servido o almoço que estava muito gostoso, com diversos tipos de saladas, feijão arroz macarrão com carne. As crianças estavam comportadas neste dia. Logo após o almoço fomos para o banheiro para escovar os dentes e em seguida espera na sala para os pais vir buscá-los.

Em 15/04/14, inicio como todos os dias com a oração da manhã. Dos 16 alunos somente 13 estavam presentes neste dia. Depois da oração tivemos a leitura do alfabeto e perguntas sobre qual letra estava escrita no quadro.

As 8h: 00 iniciei uma atividade sobre as partes das plantas, pedi para eles identificarem no desenho de uma o caule, a raiz, as folas, a flor e os frutos, e pintá-los cada qual com determinada cor.

Depois de terminar a atividade daí expliquei sobre as diversas utilidades das plantas e sobre suas partes e para que servem.

As 930: min. DVD, sobre plantas depois de terminada do DVD mais ou menos as 10: h30min foi servido o almoço. Depois do almoço outra atividade onde eles relataram como foi o filme, qual eram os personagens do filme e depois pedi para que desenhassem a planta que mais gostam.

Em 16/04/2014, cheguei as 07h00min. As crianças estavam felizes neste dia. Inicio com oração da manhã. Em seguida a leitura das consoantes.

Logo após lhes perguntei como é nome da nossa cidade, do nosso estado e dos pais também, ate eles gravarem. Logo após uma atividade onde pedi para cada um vir até o quadro escrever seus próprios nomes

As 7: h30min fomos para café da manha, nesta hora a professora ficou um pouco triste, pois as crianças bagunçaram muito começaram a jogar pão uns nos outros.

As 08h00min iniciaram outra atividade de recorte e colagem de desenho de plantas. Onde as crianças recortaram revistas e livros velhos, recortaram e colaram no papel sul fite. As crianças gostaram muito dessa atividade de colagem. Depois que terminaram meia hora de brincadeiras livres. Logo após outra atividade de pintura e ligação de plantas. Onde cada criança contou quantidade de planta desenhada e colocou a quantia certa ao lado depois fizeram as ligações das plantas e depois pintaram as mesmas.

As 10h00min saíram para um passeio no quarteirão da escola, para observação das plantas existente ao redor da Instituição.

As 10h30min fomos para almoço. Depois do almoço voltamos para a sala de aula.

Em 17/04/14, inicio como todos os dias com a oração da manhã. Depois da oração tivemos a leitura do alfabeto, às 8h: 00 iniciei uma atividade As 930: min. DVD terminado mais ou menos as 10: h30min foi servido o almoço. Depois do almoço outra atividade onde eles relataram como foi o filme, qual eram os personagens do filme, daí comecei a me despedir de cada aluno, fiquei um pouco triste nesta hora, pois me apeguei em alguns deles neste período estagiei na sala, me despedi da professora e logo após dos demais funcionários da Instituição.

4 CONCLUSÃO

Com o estagio descobri que a educação é apaixonante e que estou no caminho certo para chegar a excelência da profissão visada. Acredito que no modo geral consegui alcançar meus objetivos. No começo me senti um pouco sem jeito, pois não tinha nenhuma experiência, mas com o passar dos dias fui me adaptando com o ritmo da sala de aula e com o jeito das crianças e assim no dia a dia fui perdendo o medo principalmente no período da regência que é muito mais complicado e assim a cada dia fui me interagindo cada vez mais com a sala de aula e assim desenvolvendo tranquilamente o meu estagio.

Acredito que consegui acima de tudo com qualidade.

Daqui para frente é aprender e aprender, pois assim conseguiremos sempre algo mais em nossas vidas principalmente na profissão de educadora que estamos sempre com crianças e precisamos estar sempre nos atualizando a cada dia. Nunca desistindo, pois todos são dias para estar aprendendo e por pensar assim consegui desenvolver tudo isso.

5 REFERÊNCIA

AUGUSTO, Maryslei.Todas as Letras /Maryslei Augusto. São Paulo: Atual, 1996.

BARRETO, Marina. A Nova Pré Escola: Jardim I. Volume I e II Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2004.

BARRETO, Marina. A Nova Pré Escola: Jardim II. Volume I e II Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2004.

EUGENIA, Lucia Oittas Martini. Metodologia de Educação Infantil. Lucia Eugenia Pittas Martini. Dourados: UNIGRAN, 2009/2.

FERNANDES, Magda, Carvalho. Didática II. Magda Carvalho Fernandes. Dourados: UNIGRAN, 2009/1

RADESPIEL, Erika. No Meu Jardim: Educação Infantil-2° período, Vol. 4, p.16. 79, MG, 2007

RADESPIEL, Erica. No Meu Jardim: Educação Infantil-2° período, vol. 2, p.68. MG, 2007

RADESPIEL, Erika. No Meu Jardim: Educação Infantil-2° período, vol.1, p. 79.92.93, MG, 2007.

RCNEI, Natureza e Sociedade, Vol. 3, p. 15.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental

http://www.ipe.org.br/projetos?Gclid=Cjgkeajw4sgbbrcl5kqx0vz94y4sjacnsi_Vtphjscc8f1cb7ub1qkabbkg08riadz5fuynnzan3lvd_Bwe

http://www.gentedebem.org/seminario-educacao-finlandia

...

Baixar como  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »