TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DIACIPLINARES IV

Trabalho Escolar: ESTUDOS DIACIPLINARES IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

TG (Trabalho em Grupo) - Curso Matemática

Professora Ana Lúcia Machado

A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.

Imagem 1 Imagem 2

RESPOSTA:

IMAGEM 1 - Demonstra que a imagem foi apresentada de forma natural, referindo-se a uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro, ao Centenário do Poeta Carlos Drumond de Andrade, que na oportunidade mostra um grande pensador, que se encontra sentado num banco junto a orla da praia de Copacabana, de costas para o mar, observando tudo e todos que passam por aquela orla, ali vê pessoas e toda a beleza que o cerca, sempre observador mantendo-se numa pose especialmente compenetrada.

A cultura e a natureza são evidenciadas nessa imagem, dando a impressão de que a vida passa e ele permanece sempre por ali, parece ser rotineiro na vida de Carlos Drumond de Andrade, sentar-se naquele lugar para contemplar tudo o que o cerca e assim ter inspiração para escrever suas maravilhosas poesias.

Resistindo ao tempo e a maresia, essa perfeita obra de bronze, jamais passará despercebida àqueles que transitam sobre a orla.

IMAGEM 2 – Essa imagem passou por algumas modificações, provavelmente devido a algum acontecimento como a Semana da Pátria, Copa do Mundo, assim como no lançamento do livro “Quando é dia de Futebol”. Podemos observar que trata-se da mesma estátua, porém dando uma outra intenção ao estar vestida com a Camisa 10 da Seleção de Futebol Brasileira, contendo uma citação poética na parte das costas, apoiando-se nas pernas cruzadas, segura o livro lançado nas mãos, o texto tráz a referência à natureza, esporte e cultura e recorre à imagem do Poeta Carlos Drumond de Andrade para chamar ainda mais a atenção de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com