TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Monografias: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALUNAS : ADÂNIRA DA SILVA REIS, JESSÍCA ZÓIA, MARIA DUARTE FATH, ELISANGELA BETINELLI.

O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO

Toledo – PR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ALUNAS : ADÂNIRA DA SILVA REIS, JESSÍCA FERNANDA ZÓIA, MARIA DUARTE FATH, ELISANGELA BETINELLI.

Produção Texto Interdisciplinar grupo do 5º Semestre Apresentado a Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR VIRTUAL

Toledo - PR

Maio de 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLAR 06

1.1 Metodológicos 06

1.2 Estratégia de intervenção 07

1.3 Objetivos gerais 07

1.4 Objetivos específicos 07

2. REFERENCIAL TEÓRICO 08

3. PLANO DE AÇÃO 10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5. REFERENCIAL 13

INTRODUÇÃO

A proposta de intervenção se trata de um plano de ação a ser implementada na escola com intuito de envolver toda a comunidade no processo de reelaboração no PPP (Processo Político Pedagógicos da Escola). Sabe-se que, quando o PPP foi construído, não teve a participação coletiva envolvendo os pais, alunos, professores e funcionários no processo de ensino e aprendizagem.

Para que ele seja a expressão viva de um projeto coletivo da escola, o PPP é a base norteadora do ato pedagógico, melhoria do aluno e na vida do aluno.

A escola, denominada Joaquim Monteiro Martins Franco, que está localizada na Rua Ipiranga, nº. 1448 Centro – Palotina, sendo uma das escolas no Município de Palotina PR.

Atualmente, a escola atende aproximadamente a 500 alunos em dois turnos, sendo no período matutino e vespertino, inclusive na modalidade de ensino especial - deficiência intelectual no período vespertino, advindos de todas as classes sociais, oriundos do meio urbano, centro e bairros e meio rural do município, fazendo o seu percurso por meios de veiculos, tais como: a pé, bicicleta, vans, automóvel ou ainda usando transportes coletivos, ofertado pelo Municipio de Palotina.

A equipe de funcionários que compõem a escola são três Pedagogos pós graduados em cursos na área da educação, uma merendeira, um servente e um porteiro com dois turnos, todos são efetivos no município e cumprem uma carga de 40 horas com exceção do porteiro que comprem 30 horas semanais. A escola funciona em turno manhã e tarde. Com relação aos recursos materiais e aspectos físicos é bom, possui um parquinho aberto com brinquedos adequados á idade em que a criança se encontra, tem um pátio amplo e com piso. A escola foi ampliado no início deste ano, contando agora com duas amplas salas de aulas sem a interferência de barulho têm um refeitório cinco banheiros área de serviços,despensa, cozinha, direção e sala para guardar os brinquedos.

A nossa realidade de escola realidade vem sendo motivos de reflexões entre equipe de trabalho e comunidade escolar realidade vem sendo motivo de reflexões entre equipe de trabalho e comunidade escolar sobre como construir uma escola mais democráticos envolvendo todos os segmentos do processo educativo? Diante das nossas reflexões entendemos que PPP existe na escola,mas não foi construído com a participação de todos os da mesma e comunidade local. Através do projeto intervenção classe especial a escola vem reelaborando o projeto pedagógicos, de forma coletivas articulação projeto e temas que sejam de comum interesse de todos envolvido no processo de ensino aprendizagem.

Por ser uma escola que atende crianças de outros bairros e maioria rural. A escola possui o círculo de pais, mestre funcionários (APMF) composto pelos pais dos alunos e corpo docentes. A forma de avaliação que a escola é conforme o artigo 31 da LDB, a avaliação na educação infantil faz-se mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. A forma de avaliar o aluno é entendida como um conjunto de ações que auxiliam os professores refletirem sobre condições de aprendizagem oferecidas e ajustar a sua prática ás necessidade, colocadas pelos alunos.

Na instituição não são oferecidas cursos de formação estes são oferecidos pela secretaria municipal de educação envolvendo todos os professores e funcionários da rede municipal, sendo que alguns são específicos para a educação infantil. Com relação aos professores da escola é formado por um grupo unido com olhar voltado para os mesmo objetivos, isso faz com que todos participam nas reuniões e projetos realizados na escola.

Sabe– se que algumas mudanças em relação a participação do segmento que formam a comunidade escolar deverão ocorrer durante o processo de reelaboração do PPP, no decorrer da nossa pesquisa-ação pretendemos encontrou respostas para as seguintes perguntas, quais as possibilidades de intensificar e qualificar a relação com a comunidade? Como consolidar princípio da gestão democrática com a participação de todos os segmentos das decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com