TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos as mudanças contempladas na Educação Infantil, bem como a concepção de infância, segundo RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil).

2 DESENVOLVIMENTO

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) apresenta a criança como sujeito histórico e social, com capacidades próprias e particulares de se relacionar com o mundo.

A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. (BRASIL. 1998 1v, p. 21-22).

A concepção de cuidar é derivada da concepção de infância dita acima.

Para a efetivação do cuidado é preciso compromisso com o outro. Cuidar é compreender o processo de crescimento e desenvolvimento, respeitando a individualidade de cada criança.

Priorizando o que a criança sabe sobre o mundo,o que pensa e sente, atentando para suas necessidades.

O educar não se refere a ensinar a ler e escrever. Vai muito além, é ensinar a socializar-se com os demais, interagindo, respeitando e aceitando cada um com seu jeito de ser e sua cultura.

O ato de planejar envolve o cuidar, o educar e o brincar, despertando e construindo a autonomia e desenvolvimento da criança.

O planejamento deve ser flexível, estruturado e organizado.

O pedagogo deve elaborar seu planejamento interagindo os momentos de rotina com os eixos da Educação Infantil, promovendo atividades que atendam aos interesses das crianças e o dinamismo entre educador e educando.

O avaliar na Educação Infantil não tem um fim em si mesmo. Não é avaliar numericamente o a criança aprendeu e sim a sua evolução. Avaliar como um todo. A sua interação e seu desenvolvimento em diversas etapas. Essa avaliação serve até mesmo para o educador modificar sua metodologia em relação ao aluno e sua individualidade, alcançando maiores objetivos.

A roda da conversa é um momento muito rico e especial, tanto para o educador quanto para o educando. Neste momento exercita-se a oralidade, a confiança da criança, pois ela fica sentada e de igual para igual com o educador olhando nos seus olhos. Esta hora pode desenvolver vários temas alcançando objetivos diversos. Sendo trabalhados vários eixos em um só tema.

Ao utilizar-se do lúdico na Educação Infantil o educador não somente deve chamar as crianças para brincar sem nenhum planejamento. O lúdico representa muito mais que isso, nele deve ser trabalhado os eixos temáticos da Ed. Infantil, por sua vez o professor não somente deve falar e dar regras e sim deixar que as crianças falem. Neste momento de liberdade que o lúdico proporciona, o educador avalia o desenvolvimento da criança e os objetivos que ele traçou para ser alcançado. É importante que elas mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com