TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a Distância

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Hipertexto e Gêneros textuais digitais

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, com a importância de denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática “Xanadu” que é um sistema que antecede o nosso atual e conhecido como hipertexto, foi criado um projeto em cima disso por Ted Nelson em 1960, todo o projeto de acordo com seu website. De acordo com outra pesquisa realizada por mim e por meu colega, até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.

Sobre gêneros textuais digitais, segunda a observação de Bolter (1991), a introdução da escrita conduziu a uma cultura letrada nos ambientes em que a escrita floresceu. Tudo indica que hoje, de igual modo, a introdução da escrita eletrônica, pela sua importância, está conduzindo a uma cultura eletrônica, com uma nova economia da escrita.

O hipertexto ele facilita a vida do internauta durante qualquer tipo de pesquisa, ele é um tipo de texto multi-dimensional, ou seja, no texto ou pesquisas você encontrar links que irão aprimorar seus conhecimentos, ele permite subdividir um texto em trechos coerentes e curtos facilitando sua organização e compreensão, fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes. Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontram-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor.  A televisão, o cinema, e outras áreas das artes e do entretenimento também vêm trabalhando com a idéia do hipertexto, site, homepage, Links, bate-papo, o site Chico Buarque também pode ser considerado como um bom exemplo de hipertexto. Fabiana Komesu, Fernanda Correa Silveira Galli, Júlio César Rosa de Araújo, Luiz Antonio Marcuschi entre outros em seus sites fazem discussão sobre o tema.

Gêneros textuais nada mais são que as diversidades de texto que encontramos em diversificados ambientes de discurso na sociedade. Com o advento da informática, o conceito de texto parece ser o mesmo, uma vez que pode tomar infinitas formas para continuar sendo um mecanismo de interação. O que muda são as formas de manifestação, novos gêneros textuais são criados em função de uma nova interface, novas formas de manifestações, novas formas de expressão são utilizadas e as antigas são reutilizadas, mas o texto continua sendo instancia enunciativa, contrato entre autor e leitor. Internet, blogs, aulas chats, correio eletrônico, são exemplos práticos que podem ser citados como gêneros textuais digitais. Personalidades como Erickson, Richard Coe, Marcuschi, entre outros também tem vários artigos abordando esse assunto.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com