TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.474 Palavras (34 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 34

Desafio profissional

Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André unidade 3

CURSO: LETRAS

3ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: TEORIA LITERÁRIA, TEORIAS DO LETRAMENTO, DIREITOS HUMANOS

Nome: Cristiano de Campos

RA: 2895604557

Tutor: Elizângela Jarra

Desafio Profissional

Santo André 25 de maio 2015

OBJETIVO DO DESAFIO

Levantar o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil bem como promover a reflexão crítica sobre a atuação dos docentes e o impacto positivo gerado pela educação na vida de alunos que concluíram os estudos nesta modalidade de ensino.

Introdução:

Lídia é uma estudante do curso de Letras que tem a oportunidade de ingressar no programa de iniciação científica no seu curso. Seu objeto de investigação é a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para preparar um projeto de iniciação científica Lídia buscou aprofundar-se sobre o assunto e para isto investigou a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e realizou entrevistas com docentes e alunos. Seu desafio profissional consiste em traçar os mesmos caminhos seguidos por Lídia na busca pela obtenção e análise de fontes orais e conseqüentemente preparação de um esboço de pesquisa.

Cursar Letras sempre foi o sonho de Lídia desde a infância. Inspirada pelo exemplo da mãe, que por muitos anos exerceu o magistério, decidiu que esta era a profissão que também assumiria. Prestou vestibular, cursou algumas disciplinas e logo ficou apaixonada pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) quando percebeu os benefícios sociais promovidos por esta modalidade de ensino na vida destes estudantes.

Certo dia a coordenadora do curso encaminhou um comunicado por e-mail informando que estava aberto o processo de seleção para projetos de iniciação científica da faculdade. No mesmo instante Lídia reconheceu a oportunidade de desenvolver uma pesquisa acadêmica que tratasse do magistério na EJA e os benefícios sociais promovidos na vida destes estudantes.

O processo seletivo para ingresso no programa de iniciação científica previa a construção de um projeto de pesquisa bem fundamentado e análise das notas das disciplinas cursadas. A equipe de professores responsável pela avaliação dos projetos estaria à disposição de todos os acadêmicos para sanar eventuais dúvidas e orientar a elaboração do projeto.

Lídia pretendia entrevistar algumas pessoas que tivessem sido formadas pela EJA para verificar as mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional. Iniciaria a pesquisa com a própria mãe, aposentada do magistério, mas que voluntariamente ainda atuava na Educação de Jovens e Adultos e posteriormente pretendia entrevistar outros profissionais e estudantes desta modalidade de ensino ao chegar em casa Lídia questionou sua mãe sobre as principais motivações que a levaram para o magistério. Enquanto escutava atentamente sobre a trajetória de estudos, a carreira profissional e desafios enfrentados na docência anotavam as informações que considerava mais relevantes e questionava com muita curiosidade sobre a rotina, o dia a dia na escola e os métodos e abordagens de ensino que empregava.

A conversa foi longa, pois afinal de contas eram alguns anos de dedicação e experiências ligadas à docência. Durante a conversa, uma das questões que mais chamou a atenção de Lídia estava relacionada a forma como estes jovens e adultos eram alfabetizados. Lídia percebeu que a mãe aplicou métodos e abordagens diferenciadas à medida que ganhava experiência em sala de aula, e inclusive as estratégias de ensino de crianças eram muito diferenciadas do ensino de Jovens e Adultos. Neste instante Lídia percebeu que o processo de aquisição da língua escrita também tem uma história a ser contada e ficou muito entusiasmada para ir adiante com seu projeto sobre a EJA.

No dia seguinte, com muitas idéias na cabeça, Lídia encaminhou um e-mail para uma das suas professoras e comunicou que estava interessada em realizar um projeto de pesquisa. De imediato a professora respondeu, agendou o encontro e solicitou que Lídia enviasse um esboço do que pretendia investigar.

Projeto de iniciação cientifica

Tema Educação de Jovens e Adultos

HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL:

A educação começa a ter início no Brasil, desde o período colonial em 1549, onde se pode ver que a antiga Grécia começa a ser o berço da pedagogia, pois a palavra "paidagogos" significa aquele que guia a criança, no caso, o escravo que vem acompanhar a criança à escola. Com o tempo, a direção começa a crescer para indicar toda a teoria da educação. De maneira geral, a educação grega está persistentemente centrada na disposição total do corpo e do espírito.

Como se observa que neste período, os jesuítas acreditavam que não seria possível converter os índios sem que eles soubessem ler e escrever. Até aqui, verifica-se a importância da alfabetização (catequização) na vida dos adultos para que as pessoas não-infantil, não só servissem para igreja, como também para o trabalho.

Os Jesuítas dedicaram-se a duas coisas principais: a pregação da Fé católica e o trabalho educativo. Através do seu trabalho de catequizar, com intuito de salvar as almas, abrindo caminho para a entrada dos colonizadores, com seu trabalho educativo, na medida em que se ensinavam as primeiras letras, ao mesmo tempo ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus.

Observa-se que a Educação de Jovens e Adultos não é recente no país, pois, se verifica que desde o Brasil colônia, quando se falava em educação para população não-infantil, fazia-se referência a população adulta, que precisava ser catequizada para as causas da “santa fé”.

A expulsão dos jesuítas, ocorrida no século XVIII, desorganizou o ensino até então estabelecido. Novas iniciativas sobre ações dirigidas e educação de adultos somente ocorreram na época do Império.

A constituição Imperial de 1824 reservava a todos os cidadãos a instrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com