TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espanhol

Tese: Espanhol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Você consegue imaginar como era a vida sem o relógio, da forma que o conhecemos hoje? E sem qualquer outro instrumento moderno que mostrasse as horas? É realmente difícil pensar nessa possibilidade, já que a vida das pessoas é regida pelo tempo, o tempo todo! Temos a hora de levantar, de trabalhar, de estudar, de fazer as refeições, do lazer, muitas vezes até os minutos são contados.

Marcar o tempo para realizar as tarefas é uma necessidade antiga da humanidade, inicialmente só era possível marcar “o dia” e “a noite” de forma bem rudimentar. Um dos primeiros instrumentos usados para saber as horas do dia foi “a vara de madeira”, que colocada ao sol projetava sua sombra em diferentes posições à medida que o tempo passava, esse método dava uma vaga ideia da hora, porém não podia ser utilizado à noite. Assim, surgiram outros instrumentos que podiam marcar o tempo, tanto de dia como de noite, é o caso da “ampulheta” ou “relógio de areia”, que consistia em duas partes de vidro ocas e unidas por um pequeno orifício por onde escorria a areia de um lado para o outro, marcando um intervalo de tempo que podia ser de “meia” ou “uma” hora. Nas civilizações antigas, gregos e romanos utilizaram o espaço de tempo entre o “nascer” e o “pôr-do-sol” para indicar as horas.

Com o passar dos anos tornou-se necessário buscar uma forma de unificar a “hora” para que fosse usada por todos em qualquer lugar do mundo, assim evoluímos para os primeiros relógios. Foi estabelecido, através de uma convenção, que 1 hora seria dividida em minutos e equivaleria a 60 minutos, e que cada minuto seria dividido em segundos, equivalendo a 60. Como podemos ver, a “hora” é uma unidade de medida de tempo, com esses dados é possível verificar quantas horas existem em um dia, em uma semana, um mês ou um ano e assim por diante. A tabela abaixo é para não esquecer e também para aprender a forma correta de abreviar as palavras: hora, minuto e segundo.

1 hora (h) 60 minutos (min)

1 minuto (min)

60 segundos (s)

Agora que já falamos um pouquinho sobre as horas, vamos aprender como dizê-las em espanhol. A convenção, de que falamos a pouco, é a mesma em qualquer língua; o que pode variar diz respeito ao nome dos números e algumas expressões próprias da língua. Para facilitar, usaremos nos exemplos as abreviações já aprendidas:

1. Em espanhol, pergunta-se: “¿Qué hora es?” e em português “Que horas são?”.

2. Em espanhol utiliza-se o artigo, no singular, “la” para referir-se a “uma” hora e das duas horas em diante usa-se “las”. Exemplos:

a) Es la una y diez.

São uma e dez.

b) Son las tres y veinte.

São três e vinte.

3. Volte ao exemplo anterior e perceba que a letra utilizada para o “e” do português, em espanhol foi o “y”.

4. Agora pense nos números: 12, 3, 6 e 9 de um relógio qualquer. Entre esses números há um espaço de tempo de 15 min (contados de cinco em cinco). Em espanhol esses 15 min são chamados de “un cuarto de hora” ou simplesmente “un cuarto”. Veja como se usa:

a) Son las dos y cuarto.

São duas e quinze.

5. Se somarmos mais “15 min” teremos um total de “30 min” que equivalem a “dos cuartos”, ou “media” hora.

a) Es una y media.

São uma e meia.

b) Son las ocho y media.

São oito e meia.

6. Quando a hora for inteira, ou seja, o ponteiro maior do relógio estiver no número 12 e o ponteiro menor em qualquer número, existe em espanhol uma expressão chamada “en punto”, porém não há a obrigatoriedade do seu uso.

a) Son las cuatro en punto.

São quatro horas em ponto.

7. Quando o ponteiro maior do relógio ultrapassar o número 6 significa que faltam “determinados” minutos para completar “uma determinada” hora. Veja o exemplo da figura abaixo, faltam 5 min para as 12h00 ou para o meio-dia. Em espanhol utilizamos a palavra “menos” em lugar da palavra “para”, além disso, a hora vem primeiro e depois a quantidade de minutos que falta. Em português é o contrário, primeiro vem os minutos que faltam e depois a hora. Veja os exemplos:

a) Son las doce menos cinco.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com