TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Por:   •  3/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: GEO_HIS_MAT_LET_PED_ART_BIO

Série: 1_6_7

Disciplina: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Versão: 432614

Data da prova: 29/04/2017

Como a escola precisa ser concebida atualmente?

R: No contexto das transformações da sociedade contemporânea , a escola precisa ser Concebida como parte de um amplo sistema de mudanças que abrangem a chamada sociedade da informação . A sociedade vem se transformando de modo acelerado, sobretudo nas últimas décadas com o advento da computação, das redes de comunicação e de todas as novas tecnologias que alteraram profundamente a maneira como as pessoas lidam com o conhecimento, tanto na sua produção como na sua transmissão, crítica; e reformulação.

A preparação para o processo PRODUTIVO e para a vida em sociedade técnico-informacional, a preparação para a formação para a cidadania CRITICA e participativa e a preparação para a formação ÉTICA são os objetivos para a construção de uma educação pública de qualidade.

I. A proposta trazida pelo Manifesto dos Pioneiros defendia uma escola pública, única, laica, obrigatória e gratuita.

II. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a história da educação brasileira pois representava a tomada de consciência da defasagem existente na educação.

Silva (2012) defende a necessidade de entender o currículo como um elemento que reflete as relações entre indivíduos e sociedade dentro de um contexto histórico e aponta três vertentes curriculares importantes que orientaram a forma como a educação foi tratada na sociedade capitalista. Quais são e como se caracterizam? R:FOLHAS IMPRESSA

Sobre o PNE.

IV. Oferecer educação em tempo integral em cinquenta por cento das escolas públicas de educação.

(V ) O Saeb é uma avaliação por amostra, ou seja, nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova.

(V ) O Enem é um exame anual, aplicado pela primeira vez em 1998, instituído pelo Inep, com objetivo de avaliar alunos em vias de concluir ou que tenham concluído o Ensino Médio.

(F ) A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep e distribuída pelo MEC/FNDE para algumas secretarias de educação municipais para que alunos sorteados realizem a prova.

(V ) O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como critério para seleção e distribuição de vagas no ensino superior.

I. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. R:FUNDEF

II. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação R:FUNDEB

III. Estão relacionadas com a ampliação da rede pública e com um significativo aumento do valor aluno-ano em todas as etapas e modalidades de ensino.R:ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

A organização do sistema educacional brasileiro determina diferentes responsabilidades para cada esfera educacional, contribuindo assim com diferentes níveis, etapas e modalidades de educação e do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com