TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio de Letras Diferentes Contextos Uninter

Por:   •  28/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Estágio de letras Diferentes Contextos Uninter

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

NOME COMPLETO

ESTÁGIO DE LETRAS DIFERENTES CONTEXTOS UNINTER

CIDADE

ANO

NOME COMPLETO

ESTÁGIO DE LETRAS DIFERENTES CONTEXTOS UNINTER

Relatório        de        ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO da

disciplina de estágio supervisionado: Educação Infantil apresentado ao curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CIDADE

ANO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA: Capela M. S. das Graças        7

IDENTIFICAÇÃO DA INSTIUIÇÃO ESTAGIADA        9

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO        10

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        11

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL        12

CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        13

CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ATENDIDO PELA INSTITUIÇÃO        14

PROJETO DE INTERVENÇÃO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

APÊNDICES        20

INTRODUÇÃO

Neste relatório vou apresentar as minhas atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos. O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, na qual o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática profissional em diferentes contextos, sob a supervisão de um profissional habilitado.

O estágio que realizei foi na Capela M. S. das Graças, na cidade de Quedas do Iguaçu, sob a supervisão da professora Ana. A atividade teve início no dia 05/08/2022 e término no dia 29/11/2022, totalizando 180 horas de estágio.

Os objetivos do Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos, que foram definidos no plano de ensino da disciplina disponível no AVA, são:

Proporcionar ao acadêmico a oportunidade de vivenciar a prática profissional em diferentes contextos;

Desenvolver habilidades e competências profissionais;

Favorecer a integração entre teoria e prática.

Já os objetivos deste relatório são:

Relatar as atividades desenvolvidas no estágio;

Refletir sobre as aprendizagens adquiridas durante o estágio;

Analisar a importância do estágio para a formação profissional em Letras.

A importância do Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos para a formação profissional do acadêmico em Letras é imensurável. Através do estágio, é possível vivenciar a prática profissional, lidar com situações reais, desenvolver habilidades e competências, e refletir sobre as teorias aprendidas em sala de aula. O estágio é uma oportunidade única de integração entre teoria e prática, o que contribui significativamente para a formação de um profissional mais qualificado e preparado para atuar no mercado de trabalho.

Durante a realização do Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos, adotei uma metodologia baseada na observação, participação e reflexão. Inicialmente, observei as atividades realizadas pelo profissional supervisor, buscando entender as rotinas e procedimentos adotados no contexto de atuação. Em seguida, participei ativamente das atividades desenvolvidas, contribuindo com as tarefas propostas e buscando aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Durante o estágio, realizei diversas atividades, tais como: elaboração de material didático, organização de atividades lúdicas, auxílio no planejamento de aulas, atendimento a alunos e familiares, entre outras. A partir dessas atividades, elaborei um relatório que aborda os seguintes itens:

Introdução: apresentação do relatório e contextualização do estágio;

Descrição do contexto de atuação: informações sobre a instituição onde foi realizado o estágio;

Desenvolvimento: relato das atividades desenvolvidas durante o estágio;

Reflexões sobre as aprendizagens adquiridas: análise das experiências vivenciadas e das competências e habilidades desenvolvidas durante o estágio;

Conclusão: considerações finais sobre o estágio e sua importância para a formação profissional em Letras;

Referências: lista das fontes bibliográficas utilizadas no relatório.

A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA: Capela M. S. das Graças

A Capela M. S. das Graças é uma instituição religiosa localizada na cidade de Quedas do Iguaçu, no estado do Paraná. A instituição atua na promoção de atividades sociais e educativas, sendo responsável pela realização de diversos projetos voltados para a comunidade local.

Durante o meu Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos, tive a oportunidade de atuar na Capela M. S. das Graças, auxiliando no desenvolvimento de projetos voltados para a área educacional. O meu principal objetivo durante o estágio foi contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos da instituição.

Uma das atividades que desenvolvi durante o estágio foi a elaboração de material didático para as aulas de língua portuguesa. Em conjunto com a professora Ana, minha supervisora de estágio, desenvolvemos um plano de ensino que contemplava as principais competências e habilidades previstas no currículo escolar. A partir desse plano, elaborei atividades e exercícios que foram aplicados durante as aulas.

Também auxiliei na organização de atividades lúdicas, como jogos educativos e dinâmicas de grupo. Essas atividades tinham como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante, despertando o interesse dos alunos pelas aulas de língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (361.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com