TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO CIÊNCIA DO COTIDIANO: VIVA A RAZÃO, ABAIXO A IGNORÂNCIA, DE CARLOS ORSI E NATALIA PASTERNAK.

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

FEITEP – FACULDADE DE ENGENHARIA E INOVAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL

BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA

FICHAMENTO DO LIVRO CIÊNCIA DO COTIDIANO: VIVA A RAZÃO, ABAIXO A IGNORÂNCIA, DE CARLOS ORSI E NATALIA PASTERNAK.

PASTERNAK; ORSI. Ciência no cotidiano: viva a razão, abaixo a ignorância

“o poder maior da ciência não está em suas conclusões, descobertas e afirmações, mas em sua estrutura: trata-se da única atividade humana construída e projetada para reconhecer, revisar e aprender com os próprios erros” (p. 9)

ENERGIA

“Cientificamente, a energia é a capacidade de realizar trabalho. “Trabalho”, nesse contexto, é algum tipo de transformação – uma mudança na posição, velocidade, tamanho, formato ou temperatura de alguma coisa.” (p. 14)

“A energia pode vir de vários sabores, química (a do petróleo ou da glicose), mecânica (som), elástica (como a acumulada numa mola tensa), gravitacional. A energia ainda pode ser classificada como “cinética” [...] ou “potencial”.” (p. 15)

“A Primeira Lei da Termodinâmica diz que energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada” (p. 17)

“... a Segunda Lei afirma que, mesmo não podendo ser destruída, parte da energia utilizada num trabalho sempre, inevitavelmente, torna-se inútil e não pode se recuperada para realizar novos trabalhos” (p. 18)

“... “entropia”, que muitas vezes é definido como “a medida da desordem de um sistema”” (p. 19)

“... podemos afirmar que máquinas de moto-perpétuo – que geram mais trabalho do que a energia que contêm e que recebem [...] são impossíveis, pois violam pelo menos uma das duas leis.” (p. 20)

“Quando alguém diz que, “segundo a Mecânica Quântica, a energia dos seus pensamentos e emoções transforma o Universo” [...] essa pessoa está misturando (por ignorância ou má-fé) conceitos científicos de significado matemático preciso com metáforas...” (p. 22-23)

VACINAS

“[...] Graças as vacinas doenças terríveis e altamente contagiosas foram quase erradicadas. Algumas, como a varíola, de fato desapareceram.” (p. 50)

“Quando uma parcela da população deixa de ser vacinada, podem-se criar grupos de pessoas suscetíveis, o que possibilita a circulação da doença. Quando a doença circula, ela afeta não somente aqueles que escolheram não se vacinas, mas também quem não pode ser vacinado, [...] Mas quanto maior for a população vacinada, maior a proteção que ela confere, inclusive para os vacinados. É o que chamamos de imunidade de rebanho.” (p. 52-53)

“Curiosamente, o medo das vacinas espalhado pelas redes sociais começou por causa de um médico que nunca foi, de fato, antivacinas. Ele queria ficar rico vendendo uma vacina única para sarampo, então, por isso fraudou um trabalho científico para relacionar a tríplice viral [...] com autismo.” (p. 61)

“Mas não se pode apontar qualquer coisa que pareça correlacionada a outra como causa. Principalmente, a partir de uma amostra de apenas 12 indivíduos. [...] Quando as pessoas querem acreditar em alguma coisa, e, finalmente, encontram um culpado para seus problemas, é muito difícil dissuadi-las.” (p.66)

“Wakefield foi considerado culpado de fraude, conduta profissional inadequada, antiética, e teve sua licença médica cassada. [...] Tarde demais: o estrado maior havia sido feito. Wakefield já havia conquistado fiéis seguidores em todo o mundo.” (p. 65)

“Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com