TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO PARA O DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]   [pic 2]

CONVÊNIO INTERNACIONAL UMinho-UFRB PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DA UFRB NA PÓS-GRADUAÇÃO, EM NÍVEL DE DOUTORADO.

FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO PARA O

DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PORTUGAL-BRASIL

2012


1. Intenção de Pesquisa na UMinho

Pesquisar sobre Educação é um processo contínuo de análise e também de aprendizados. Dessa forma, almejo ingressar no Doutoramento em Ciências da Educação da UMinho objetivando a investigar o acesso ao ensino público superior e as políticas de permanência, procurando identificar sua importância como instrumento  de ascensão social dos estudantes. Assim, o estudo desenvolvido na UMinho favorecerá a análise de dados e teorias acerca da temática e fomentará uma reflexão mais aprofundada sobre as motivações do ingresso e também da evasão dos alunos do Centro de Formação de Professores.

2.  Opção pela Linha Política Educativa

A opção pela Linha de Política Educativa se justifica pelo fato de que, na pesquisa, pretendo analisar os meios utilizados para atrair os alunos a ingressarem no Centro de Formação de Professores e as políticas de permanência.

 

3.  Justificativa e Relevância

O hábito de ler é uma atividade essencial ao ser humano investigativo e que tem consciência do seu papel social. Apesar dos avanços inequívocos do mercado editorial no Brasil, aumentando a quantidade de livros vendidos, além da avalanche tecnológica, que trouxe instrumentos como a internet ao cotidiano de todos, a qualidade da leitura ainda esbarra na sua massificação e “consumo rápido”. Se por um lado, livros estão sendo mais vendidos e a internet leva a uma quantidade grande de pessoas uma gama inesgotável de textos, por outro, na realidade escolar e acadêmica, é possível perceber que a leitura tem sido realizada de forma ainda limitada, ligada às especificidades das expectativas dos internautas em redes sociais ou dos modismos mobilizados na produção em larga escala de best-sellers. Nesse contexto, o ensino de Literatura deve se constituir como um canal entre o estudante e as obras de ficção, de modo a despertar-lhe a curiosidades pelas estórias e personagens, bem como pelo gosto de ler e fazer suas próprias análises e descobertas sobre os textos lidos. Dessa maneira, este estudo pretende investigar como vem se desenvolvendo o ensino de Literatura em duas realidades distintas: a Educação básica e o Ensino Superior, a fim de analisar seus procedimentos e a forma como os estudantes têm recebido o conteúdo das aulas, e , ainda, analisar como e se esse processo tem contribuído para despertar nesses estudantes a curiosidade pelas obras de ficção. Cabe ainda, nessa investigação, buscar caminhos para que o ensino de Literatura nessas realidades se torne cada vez mais efetivo e possa contribuir de forma substancial com o aumento no hábito de leitura dos estudantes. Trata-se, portanto, de um estudo cuja relevância se manifesta em analisar não só a forma como se desenvolve o ensino de Literatura nas duas realidades apresentadas, mas principalmente pensar o estímulo à leitura através dessas aulas e pensar quais caminhos seguir para que a leitura possa ser incentivada através dessas práticas docentes.

4. Objetivos

  • Analisar os meios de acesso ao Ensino Superior, mais precisamente no Centro de Formação de Professores, em Amargosa-BA;
  • Analisar as políticas de permanência desenvolvidas no Centro de Formação de Professores;
  • Identificar os motivos pelos quais ocorre a evasão dos cursos do Centro de Formação de Professores;
  • Propor práticas que possam diminuir os índices de evasão no Centro de Formação de Professores.

5. Referencial Téorico Preliminar

O presente trabalho nortear-se-á por diversos autores que tratam do ensino de Literatura e do desenvolvimento da prática de leitura nos estudantes da Educação Básica e no Ensino Superior. Sobre a leitura e a sua importância  na formação do cidadão reflexivo e participativo, serão importantes as contribuições de Marisa Lajolo (Do mundo da leitura para a leitura do mundo, 2002), para quem a leitura atual se tornou “consumista”, sem tempo para análises mais profundas sobre os sentidos do texto. A partir das reflexões de Lajolo, é importante também atentar para o pensamento de Maurizio Gnerre (Linguagem, Escrita e Poder, 1998), em sua análise crítica sobre a importância do domínio e entendimento da linguagem dentro do contexto social. No campo de ensino de Literatura e Língua Portuguesa, serão muito importantes as contribuições teóricas de Sírio Possenti (Sobre a estrutura do discurso, 2001), Haquira Osakabe (Considerações em torno do acesso ao mundo da escrita, 1982), João Wanderlei Geraldi (Prática da leitura na escola, 2003) e Lilian Lopes Martins da Silva (A escolarização do leitor, 1986). Ainda nos estudos sobre o Ensino de Literatura e o acesso à leitura, serão estudadas as contribuições teóricas de Regina Zilberman (Literatura, Escola e Leitura, 2008) e de outro texto de Marisa Lajolo (leitores e leitura escolar nos estudos literários, 2008). Além desses, outros autores constituirão fonte teórica para esta pesquisa, á medida que o seu percurso for se delineando e desenvolvendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com