TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Sertaneja

Exames: Familia Sertaneja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Uma família sertaneja se divide quando a filha mais velha, Luíza, se recusa a acompanhar os pais na peregrinação liderada por Antônio Conselheiro. Adalia foge e se torna prostituta. Sua família se estabelece em Belo Monte, região de Canudos, onde Conselheiro e seus fiéis procuram resistir aos ataques dos soldados federais enviados para acabar com o povoado. Este é o registro do conflito que se opôs aos soldados do Presidente Prudente de Morais pelos beatos reunidos em torno de Antonio Conselheiro. Luíza lutava contra o povo de seu pai, obrigados a comer qualquer tipo de animal que aparecia em sua frente. Na luta, o marido de Luíza morre, então ela começa a se prostituir para os soldados, até que um deles se apaixona por ela. Luíza se apaixona também pelo soldado e os dois ficam juntos no final após o massacre da guerra.

esse filme nos ajuda a compreender o processo de implantação e consolidação da República. Narra um episódio muito significativo da história do Brasil: a população de uma região de poucos recursos naturais é abandonada à própria sorte. Quando esta mesma população se organiza para resolver seus problemas passa a ser vista como uma ameaça ao Estado, ameaça essa que configurou-se numa guerra que mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

Mostra elementos culturais importantes, como o coronelismo, o cangaço, a religiosidade popular, a literatura de cordel, sem falar na repressão violentíssima das autoridades governamentais e a resistência obstinada da população de Canudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com