TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Livro "O que é Leitura"

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Letras – Produção De Texto E Leitura

Capítulo 3 – Ampliando a Noção de Leitura

1

MARTINS, Maria Helena. O Que é Leitura. 19 ed. Editora Brasiliense. São Paulo, 2012. 92p.

No terceiro capítulo “Ampliando a Noção de Leitura”, Maria Helena Martins contesta o fato da maioria dos leitores não terem uma noção mais aprofundada e ampla de leitura, uma vez que segundo ela nossos contatos iniciais com a leitura, acontece nos primeiros momentos de vida.

Maria Helena descreve processo da leitura como algo que vem desde as primeiras civilizações, de modo que a leitura juntamente com a escrita sempre esteve ligada à base da educação, passando o entendimento de que leitura é associada aos mais intelectuais, ainda hoje estes conceitos predominam, pois grande parte da sociedade não tem acesso à leitura. A partir destas ideias ela traz uma crítica ao sistema de ensino que os educadores estão habituados a passar no Brasil, uma vez que o método de ensino proposto é sempre monótono, preso a conceitos antigos de ensino e a insuficiência dos livros didáticos, proporcionando níveis de leitura muito baixos aos educandos.

Segundo a autora o sistema e os educadores tem a capacidade de proporcionar uma noção mais ampla de leitura, formando pensadores críticos e capazes de seguir seus próprios passos, sem estarem presos a paradigmas da sociedade e sego aos fatos que vos cercam. No entanto a grande maioria da pessoas “alfabetizadas” se limitam a leitura, buscando-a apenas para fins de necessidade, distanciando do conceito de que a leitura é algo que nos interage do mundo e propicia uma compreensão mais abrangente de tudo que nos cerca.      

Portanto é fundamental não ter preconceito, nem receio a respeito do ato da leitura, procurar questionar o texto, passar a discutir a seu respeito e buscar esclarecimentos com outros leitores, se nos esforçamos iremos fazer uma boa leitura, e nunca deixar de praticar como a autora destaca em seu livro.

FICHAMENTO RESUMO

Discente: Fernanda Menezes Alves Freitas        - 1º semestre/Licenciatura em Letras

Docente: Elisandra Szubris

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com