TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro Coesão e Coerência

Por:   •  31/1/2017  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  3.629 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA
DISCIPLINA: TEXTUALIDADE E GRAMÁTICA
Prof.ª.: CLÁUDIA ASSAD
ALUNO(A): IANDRA ARYEL GOMES BRITO
PERÍODO: 1º

Fichamento: FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11ª Ed. São Paulo: Ática, 2009.

Local em que se encontra a obra: Biblioteca da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina


Os fatores de coesão são os que dão conta da estruturação da sequência e aparência do texto e a coerência indica uma lógica entre os enunciados. Nota-se que a coesão e coerência são distintas, mas também independentes e para que haja sentido são necessários que tais fatores estejam presentes no texto.

Cap.1
A autora inicia o primeiro capítulo destacando sobre a linguística textual
, já visando mostrar ao leitor os aspectos importantes na produção de textos, que são a coesão e a coerência, os “explícitos mecanismos de estruturação e de compreensão de textos” (pág. 7).

Cap. 2
A partir do segundo capítulo, Leonor Lopes Fávero expõe um questionamento importante:
“coesão e coerência devem-se distinguir”? (pág. 8).
Como pude observar no livro, a coesão e a coerência são fenômenos distintos com suas funções aplicadas à linguística textual.  Ambas desempenham funções importantes na estrutura textual, uma vez que a coesão serve de base para a coerência, deixando o texto com qualidade. Dessa forma, trabalham em prol. Entretanto, nem sempre um texto coeso contém coerência, e vice versa. Dizer que não há coesão é afirmar que não há conexão, é afirmar que os conceitos não se ligam no texto. Um texto com coeso é aquele que possui pronomes, conjunções, elementos de ligação etc.
“A coesão não é condição nem suficiente nem necessária para formar um texto” (pág. 10).
A autora salienta que um texto não depende da coesão para existir, sendo que há casos em que a textualidade pode se dar apenas em nível de coerência, concluindo que a “coesão e coerência constituem fenômenos distintos.

Cap. 3
“Há inúmeras propostas de classificação das relações coesivas que podem estabelecer-se formalmente num texto” (pág. 13).
A coesão textual
está relacionada ao encadeamento das ideias dentro do texto e às referências que fazemos. Constitui conexões entre as diversas informações que possam existir no texto, as concatenações.

Cap. 4
Na
coesão referencial, os principais elementos que estabelecem são os substantivos e os pronomes.
“A coesão referencial pode ser obtida por s
ubstituição e por reiteração. [...] No caso de retomada, tem-se uma anáfora e, no caso de sucessão, uma catáfora. (págs. 18-19).
Sendo assim, a coesão referencial aponta para outros elementos no texto, a fim de acrescentar novas informações sobre algo que já foi mencionado, onde também contém a substituição e reiteração.

Cap. 5
Na
coesão recorrencial encontramos a retomada de estruturas com progressão do fluxo informativo, onde a informação progride, dá ênfase e intensifica a mensagem, seja através da repetição de termos, recorrência de estruturas ou recursos fonológicos. 
Seus elementos são denominados termos de dominância. Pode ser feita através de recorrência de termos; paralelismo; paráfrase; recursos fonológicos, segmentais e suprassegmentais.

 Cap.6
A
coesão sequencial, como indica o próprio nome, é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto, pode ser estabelecida por meio da coesão sequencial temporal e da coesão sequencial por conexão. 
“Observe-se que não se trata de uma relação de
causa e consequência, isto é, não se trata de relação de causalidade, mas de explicação, justificação” (pág. 40). Sendo assim, a coesão sequencial encandeia as ideias no texto, estabelecendo entre elas relações lógicas como noções de causa, consequência, oposição, tempo, modo, finalidade etc.

Cap.8
Nesse capítulo, a autora mostra que os fatores de coesão são os que dão conta da estruturação da sequência e aparência do texto e a coerência indica uma lógica entre os enunciados. Nota-se que a coesão e coerência são distintas, mas também independentes e para que haja sentido são necessários que tais fatores estejam presentes no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com