TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro O Cortiço

Por:   •  20/4/2021  •  Resenha  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 16

Fichamento do livro O Cortiço

Capítulo I

Apresenta João Romão e Bertoleza, e como é a relação dos dois e como se iniciou.

João consegue a carta de alforria de Bertoleza, o antigo senhor da escrava recebeu a notícia que ela tinha fugido para a Bahia.

Após três meses o antigo senhor de Bertoleza morreu.

João além de cuidar do dinheiro da escrava também vira seu amante.

O cortiço começou a tomar forma com os materias de construção roubados e as terras compradas por João

Miranda, sua esposa e sua filha são citados. Miranda um português comerciante, Dona Estela a esposa infiel e a filha Zulmira. A relação do casal é de puro ódio e repulsa, mas o homem procura sua mulher em tempos de desejo da carne.  

João aumenta suas terras e começa a conseguir bastante dinheiro, pois ao redor aumentaram o número de moradores que iam comprar em sua venda. E construiu as casas que se tornaram o cortiço São Romão

Capítulo II

O cortiço e a venda fazem muito sucesso.

Miranda sente inveja de João por ter conseguido sua fortuna sem o casório. Mas ele tem o objetivo de se tornar barão para ter dinheiro sem sua mulher.

Aparece Henrique, filho de um fazendeiro que dava lucros ao comercio de Miranda e se preparando para cursar medicina. A criadagem da casa também é apresentada; Isaura, Leonor e Valentin. E o velho Botelho que parasitava na casa.

Henrique começa a ter um caso com Dona Estela, Botelho descobre, mas dá conselhos ao menino para ser mais discreto.

Capítulo III

Mostra como se iniciam os dias dos moradores do cortiço

Conhecemos mais moradores de São Romão; Leandra e seus filhos Ana das Dores, Nenen e o mais novo Agostinho. O casal Alexandre e Augusta. Leocádia, a mulher do ferreiro. Paula, uma velha cabocla conhecida como “Bruxa”. Marciana e a filha Florinda. Dona Isabel e a filha Pombinha que tinha seu noivo João da Costa. Albino, um lavadeiro afeminado.

Um português aguarda para conversar com João.

Capítulo IV

O português era um pedreiro experiente que foi indicado para trabalhar na pedreira. Foi lhe apresentado o espaço do seu oficio e logo no final do dia João o contrata e o convida para se mudar para o cortiço.

Seu nome é Jerônimo.

Capítulo V

Jerônimo e sua esposa Piedade se mudam para a casa 35. Enquanto passam com seus pertences, especulações sobre o casal e acontecimentos da casa 35 estão na boca de algumas moradoras.

O pedreiro português viera com sua esposa e uma filha tentar a vida de fazendeiro, mas não quis trabalhar ao lado de escravos e começou a trabalhar em uma pedreira com um salário pequeno. Mas após um tempo conseguiu ser um trabalhador respeitado, por causa de sua força e honestidade.

Depois de dois meses trabalhando na pedreira, Jeronimo despediu e admitiu novos trabalhadores melhores. João estava feliz de quanto havia lucrado com o pedreiro.

Capítulo VI

Após meses sem ir no cortiço, Rita Baiana volta para sua casa e é muito bem recebida por todos os moradores.

Aparece Libório “um octogenário, seco, que parecia mumificado pela idade, resto de cachimbo, cujo pipo desaparecia na sua boca já sem lábios” página 60.

Capítulo VII

Chega o amante de Rita, Firmo, um mulato capoeirista e seu amigo Porfiro.

No mesmo dia ocorre festas em algumas casas. Na casa da Rita, das Dores e na casa de moradores italianos; Delporto, Pompeo, Francesco e o Andrea.

Jerônimo aprecia Rita Baiana quando a mesma começou a dançar, surgi aí, o desejo pela mulata.

Capítulo VIII

Jeronimo cai levemente doente, Piedade vai na venda procurar um chá, mas quando sai as lavadeiras entram para ver o homem, mas logo Rita chega e lhe prepara um remédio. Sua mulher fica um tempo com ele, o vigiando, mas quando sai Rita entra no quarto para avalia-lo e então ele a toma nos braços, mas logo ela sai e o adverte.

Da janela do sobrado de Miranda, Henrique flerta com Leocádia. E os dois logo vão se deitar entre as arvores, mas logo o marido da Leocádia chega e os pega, ocorre uma briga na qual o ferreiro Mateus e Bruno jogam todas as coisas da mulher pela janela, incluindo um lampião que espalhou querosene nas roupas das lavadeiras e um saco de café que se espalhou sujando o pátio. Após uma discussão entre o casal, Rita intervém e logo ajuda Leocádia, as duas saem do cortiço pois Rita foi ajudá-la a procurar um lugar para morar.

Capítulo IX

Algumas semanas se passaram, Jeronimo abrasileirou-se “A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar dois dedos de palestra nas horas de descanso, e aos domingos reunia-se gente para o jantar. A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho; a farinha de mandioca sucedeu à broa; a carne-seca e o feijão-preto ao bacalhau com batatas e cebolas cozidas; a pimenta-malagueta e a pimenta-de-cheiro invadiram vitoriosamente a sua mesa; o caldo verde, a açorda e o caldo de unto foram repelidos pelos ruivos e gostosos quitutes baianos, pela muqueca, pelo vatapá e pelo caruru; a couve à mineira destronou a couve à portuguesa; o pirão de fubá ao pão de rala, e, desde que o café encheu a casa com o seu aroma quente, Jerônimo principiou a achar graça no cheiro do fumo e não tardou a fumar também com os amigos.” Pagina 86

Jeronimo arrumava qualquer pretexto para conversar com Rita, já que estava com o desejo dela. Piedade percebendo o distanciamento do seu homem foi procurar a Bruxa, que logo leu a cartas para a portuguesa.

Não só Piedade percebeu que Jerônimo andava caído por Rita, Firmo também estava notando a aproximação de ambos.

Um novo alvoroço ocorria na estalagem, Dona Marciana descobriu que a filha Florinda estava gravida e se pôs a bater na filha e perguntar quem era o pai, as lavadeiras a protegeram da mãe e ela logo falou que foi o Domingos que havia lhe dado o filho. Dona Marciana o ameaçava para se casar com sua filha.

A filha de Alexandre e Augusta, Juju, havia chegado com sua madrinha. A menina se parecia com uma boneca francesa, já que agora estava com os cabelos loiros e não mais castanhos como antes.

Capítulo X

No sobrado de Miranda faziam os preparativos da festa, pois no Jornal do Comercio havia a notícia que recebera o título de barão pelo governo português.

Florinda farta de apanhar da mãe fugiu de casa e a velha começou a chorar. Foi cobrar a João a volta filha, mas estava impaciente e deu a ela uma noite para sair do cortiço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com