TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme E seu nome é Jonas

Seminário: Filme E seu nome é Jonas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

1 etapa

Filme E seu nome é Jonas.

Ficou claro no filme E seu nome é Jonas, inicialmente internado num hospital durante 03 anos, junto á pessoas com diversos tipos de insanidades, que os surdos, daquela época eram considerados incapazes de serem ensinados, pois se pensava, que não fossem educáveis, retardados ou imbecis, caso do garoto personagem principal, e por essa razão, não frequentava a escola, sendo privado de seus direitos básicos, e excluído do convívio social, passou a ser tratado com preconceito por, amigos e vizinhos, após retornar para o convívio familiar, ficando com a própria sobrevivência comprometida, sentia-se alheio, já que era incapaz, de transmitir através da fala, seus sentimentos, medos, aflições. E assim, tornou-se frequente a enorme dificuldade em lidar, e até aceitar sua deficiência auditiva.

O pai bem que tentou, porém, intolerante, por vezes, não conseguia compreendê-lo nas suas necessidades, e também, não soube lidar com o preconceito, chegando inclusive a abandoná-los. Entretanto, a mãe, embora, fragilizada, e mesmo sentindo-se impotente, diante da sua humilde “ignorância” e falta de conhecimento, a respeito da deficiência auditiva do filho, ainda assim, não desistiu, buscou orientação, alternativas, e não hesitou em procurar ajuda, para compreender, aceitar, e se comunicar com o filho. È verdade, que na busca por orientação, a mãe de Jhonny, inicialmente cometeu erros, caso do hospital, e da escola, que ensináva-lhe por gestos de repetição, através do oralismo, anulando movimentos gestuais, no qual tinha pouco êxito, entretanto, ao final do filme, após, ser convidada, para conhecer um ambiente, onde todos eram surdos, percebeu a possibilidade de seu filho, também, comunicar-se, através da língua de sinais, e apartir de então, (J) passa, a se comunicar, e ser compreendido, transmitir seus sentimentos, anseios, desejos, sendo então, aceito pelo grupo, onde todos eram “normais”, apenas com um detalhe eram surdos.

O filme, traz a tona o repensar, de algumas crenças compartilhadas, práticas, conceitos e posturas, á luz de algumas transformações, que marcam a área da surdez na atualidade, e o que se espera com a legitimação e o reconhecimento através de ações políticas, e por parte da sociedade, que a Língua de Sinais, possa promover um direcionamento, pra um novo olhar, com objetivo de apresentar nova forma de narrar a realidade do surdo, tornando-se, portanto, pertinente, que a constituição social desta língua, venha reafirmar o direito de libertação, e o menor distanciamento, destes indivíduos do mundo real, além da integração, da socialização e o livre acesso a todos os direitos constitucionais de fato.

2 etapa

Educação Inclusiva

Hoje, a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais nas estruturas de ensino regular, é um dos maiores desafios na escola.

A escola inclusiva deve identificar e responder as necessidades de acordo com as diferenças dos alunos, levando em conta os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, proporcionando uma educação de qualidade, através de profissionais qualificados, de espaço adequado, estratégias de ensino, e parceria com a comunidade, para construir uma escola que atenda a diversidade é preciso seguir alguns passos: Reconhecer a necessidade de integrar socialmente a criança com necessidades educacionais especiais, fazendo um levantamento sobre as especificidades da deficiência que ela possui, contribuindo para o processo de construção do conhecimento da criança, ao atender uma criança com deficiência auditiva é importante que tenhamos conhecimento sobre essa deficiência e quais as suas implicações no indivíduo.

O desenvolvimento cognitivo, afetivo, e sociocultural das crianças com deficiência auditiva não dependerá necessariamente da audição, mas das condições que serão oferecidas para o desenvolvimento das suas potencialidades. Por esse motivo é fundamental que o educador procure obter o máximo de informações, profissionalizando-se na área para poder atender as crianças com deficiência auditiva.

A seguir, atividades e sugestões de atividades que visão o desenvolvimento da criança com deficiência auditiva.

Jogo das expressões: o objetivo dessa atividade é estimular a criança a usar a linguagem corporal, através da brincadeira.

Os materiais são: fichas com expressões faciais, dado de expressão, e palitos de picolé.

Para explora é necessário confeccionar o dado, e mostrar cada uma das fichas com expressões faciais as crianças e incentive-as a imitar cada expressão.

Para jogar reúna as fichas e coloque-as sobre a mesa viradas para baixo, a primeira criança a jogar tira uma ficha e imita a expressão que está nela, depois ,joga o dado e tenta acertar a mesa expressão da ficha que tirou, se acertar, recebe um palito de picolé, as crianças podem jogar várias vezes, vence o jogo quem tiver o maior numero de palitos.

3 etapa

Inserção de criança surda em classe de ouvinte

Conforme a leitura do texto sobre a inserção de crianças surdas em classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com