TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme seu nome é jonas

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.746 Visualizações

Página 1 de 3

O filme relata a história de uma criança surda chamada Jonas, que enfrentou vários problemas com a sua família e perante a sociedade. Após a sua saída do hospital de retardados no qual encontrava-se internado durante três anos equivocadamente pelo diagnóstico errado que na verdade era surdo, deixa o local e passa a viver com os seus familiares.

Ao chegar em casa os obstáculos com a comunicação começaram a aparecer, pois a falta de informação sobre surdez por parte da família foi um dos principais obstáculos a ser enfrentado. O pai do garoto, mostrava-se incapaz de lidar com a situação em que se encontrava pela sua incapacidade de entendimento e paciência com o seu filho e esposa motivando assim a separação do casal.

A mãe de Jonas tornou-se responsável pela sustentação da família e por decisões referentes a vida e a educação de seu filho. Por vários momentos demonstrou sinais de fragilidade, e trazia para si a culpa daquela situação que estava a cada dia piorando. Mas não mediu esforços para fazer com que Jonas se tornasse uma criança normal e foi em busca de instituições de ensino para surdos.

Havia na época dois métodos principais de educação. O primeiro, oralismo, que consistia em ensinar as crianças a falar, ler lábios, para que pudessem se comunicar com ouvintes e futuramente “deixassem de ser surdas-mudas”. Desta forma o método manual não era permitido, pois, segundo a educadora do filme “tornavam as crianças preguiçosas para aprender a falar”. Já o segundo é bem conhecido nos dias atuais que é a língua de sinais, na qual consistia em utilizar sinais manuais para representar as palavras. Diante do primeiro método a mãe do garoto não tinha percebido nenhum resultado. Então buscou conhecer mais a respeito do segundo.

No parágrafo anterior, relata como o método de ensino da escola em que frequentava não correspondeu as necessidades da criança que se sentia incomunicável e confusa diante dos acontecimentos em sua volta, pois a instituição mostrava-se incapaz de lidar com o aluno por não haver as devidas informações e métodos necessários para o ensino correto deste. Embora o filme seja referente há anos atrás, as barreiras apresentadas ainda são presentes na educação e na vida social dos que apresentam surdez.

Após a morte do avô, Jonas fica assustado por não entender. Após o acontecimento vai em basca dele e não o encontra. Ao ver que o seu avô não está mais no local de costume foge assustado e perde-se no caminho de volta para casa. Em seguida, é encontrado por policiais que o levam a um hospital, onde ele foi amarrado por estar descontrolado. Isso penaliza a mãe e desta maneira de angustia que se encontrava, pode daí em diante aceitar a diferença do filho, admitindo: “ele não é igual a nós’’.

Depois do ocorrido, a sua mãe conheceu na instituição em que Jonas estudava uma família de surdos que lhe indica o clube dos surdos. Ao frequentar o local descobriu um novo mundo, diferente do que pensava a respeito e finalmente teve o contato direto com a língua de sinais. Podendo assim com os novos amigos ajudar o seu filho. Desta maneira Jonas aprendeu a língua de sinais e parou de agir da forma agressiva com os seus familiares por não haver compreensão.

Em seguida, Jonas é matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma criança normal. E finalmente Jonas compreende o mundo e tudo que o cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com