TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme - E Seu Nome é Jonas

Trabalho Universitário: Resumo Do Filme - E Seu Nome é Jonas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  52.072 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA/ANGICOS

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

ATIVIDADE 04

I UNIDADE

“E SEU NOME É JONAS”

FRANCISCO LUCIAN SANTOS BARBOSA

IDAYANE CARLA DE SOUZA

ANGICOS/RN

JUNHO/2013

Questão 3.1:

E seu nome é Jonas, (“And your name is Jonah”) é um filme lançado em 1979, nos Estados Unidos, de autoria do escritor Michael Bortman, dirigido por Richard Michaels, que tem por finalidade contar a história de um menino por nome Jonas que devido a um diagnóstico impreciso por parte médica, encontrava-se internado por três anos em uma escola para crianças com deficiência mental, sendo que o garoto era apenas surdo.

Os pais de Jonas ao notarem que seu filho era deficiente auditivo e não deficiente mental são tomados por um grande remorso ao compreender que seu filho desperdiçou boa parte da infância em um leito hospitalar, pois mesmo com a toda a atribulação que uma deficiência auditiva pode acarretar, o menino poderia habitar com eles e ter uma educação apropriada e adequada para a sua idade.

Ao partir da enfermaria o garoto foi recepcionado pelos seus familiares com muito carinho, atenção e afeto. Além de sua mãe, o seu avô foi quem com mais apreço o recebeu, e tornou-se seu melhor comparsa. O prejulgamento dos amigos e moradores da região instigou o pai de Jonas á renunciar a família, pois tamanho é o fardo e o constrangimento de todos os que se encontravam a sua volta.

A mãe de Jonas teve papel fundamental em todo o processo de adaptação do garoto, e não se deu por vencida em nenhum momento, mesmo sendo diversas vezes metralhada por dezenas de obstáculos, a deficiência do seu filho era apenas mais um problema comparado ao preconceito, a falta de informações que se faziam, (e ainda fazem atualmente, diga-se de passagem) presentes na sociedade.

Com certeza um dos momentos mais marcantes do filme, foi a cena em que Jonas por ainda não ser familiarizado com a linguagem de sinais, nem tampouco conhece-la para fins de comunicação, foi tomado pelo simples desejo de comer um cachorro-quente, ao tentar de várias formas repassar o desejo ao seu irmão e mãe(sem sucesso) foi impedido de realizar sua vontade pela falta de comunicação eficiente, bastante notório o desespero de ambas as partes nesse momento, em uma segunda oportunidade que surgiu, ele encontrava-se acompanhado do homem que daria a ele a oportunidade de se comunicar de uma forma eficiente com as pessoas, através da linguagem de sinais, Jonas ao perceber que os gestos que o homem fazia era o nome das coisas, começou com bastante motivação a imita-lo e aprender a linguagem de sinais junto com seu irmão.

Ao aprender a linguagem de sinais, Jonas se deparou com um casco vazio de uma tartaruga, ao pedir explicação, lhe passaram que o ser que ali jazia veio a falecer, nesse ponto fica claro que algumas coisas que ainda eram ocultas ao entendimento de Jonas vieram a se esclarecer, dentre elas o significado da perda de um ente querido e da morte.

Houve duas opiniões diferentes acerca da linguagem de sinais utilizada no filme, a Idayane Carla, por ser tecnicamente formada em Libras obteve uma facilidade maior em entender os códigos e linguagens, eu, Francisco Lucian, tive o resultado inverso, senti algumas dificuldades em entender a linguagem por não ser familiarizado com a mesma

O filme abriu muitas portas e derrubou dezenas de preconceitos que influenciaram de maneira positiva no nosso futuro e em nossa carreira profissional.

Pode–se concluir do filme que a minoria que sofre com algum tipo de deficiência auditiva deve ser tratada com o máximo respeito e atenção, pois assim como a história de Jonas que mostra todas as suas dificuldades e sofrimento, assim também é a vida real de quem depende de governos e gestões que não dão a mínima para a inclusão social dessas pessoas, ou seja cabe a nós combatermos esse mal que nos aflige a bastante tempo.

“E SEU NOME É JONAS”

*

RESUMO

O filme “E seu nome é Jonas”, na direção de Richard Michaels, é um drama vivido por Jeff Bravin (Jonas), em que um garoto surdo é internado durante seus primeiros anos de vida em um hospital para deficientes mentais, por ter recebido um falso diagnóstico. Após anos, seus pais descobrem que o problema de Jonas não era mental, ele era apenas surdo.

A partir daí, seus pais o levam para casa e tentam colocá-lo numa escola onde o objetivo é oralizá-lo. O pai se sente muito pressionado por causa do filho, que é visto pela sociedade como um “retardado”. Enquanto isso, sua mãe, que não tem o mínimo conhecimento sobre o assunto, procura a ajuda de médicos, familiares e amigos, mas todos parecem ter as mesmas dúvidas que ela.

Aos poucos, a família de Jonas vai percebendo que o garoto não fala a mesma língua que eles. Até que eles descobrem a língua de sinais. A partir daí, Jonas se sente satisfeito por conseguir compreender e ser compreendido. A língua de sinais muda, então, a vida de Jonas e de sua família para sempre.

1 ROTEIRO CINEMÁTOGRÁFICO

Filme: “E seu nome é Jonas”

Título original: And your name is Jonah

Ano de publicação: 1979

Gênero: Drama

Duração do filme: 100 minutos

Local: EUA

Editora: TV Film

Direção:

Richard Michaels – Diretor Geral

Peter M. Wooley - Diretor de Arte

David Myers - Diretor de Fotografia

Sol Negrin - Diretor de Fotografia

Roteiro:

Michael Bortman –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com