TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética

Por:   •  25/11/2015  •  Ensaio  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

1º A partir do conceito de "traços distintivos", explique sobre a diferença fonética e a diferença fonológica. (3,0 pontos)

2º Elabore um texto de no máximo 20 linhas explicando sobre as duas linhas de estudo da Fonologia, incluindo os fenômenos prosódicos. (9,0 pontos)

3º Elabore um parágrafo de no máximo 8 linhas definindo o Aparelho Fonador. (Obs.: Não se esqueça de mencionar os sistemas envolvidos bem como as funções de cada um) (3,0 pontos)

1. Diz-se que há diferença fonética quando duas unidades mínimas distintas, colocadas no mesmo ponto do contexto, não produzem mudança de significado, ou seja, a diferença por elas provocada se restringe às propriedades físicas de cada unidade. Há diferença fonológica entre dois enunciados quando duas unidades mínimas distintas, situadas no mesmo ponto do contexto produzirem significações diferentes.

2. O estudo da fonologia segmenta-se basicamente em duas linhas de estudos: a segmental e a supra-segmental ou prosódica. A primeira cuida dos estudos relacionados à forma como os sons se organizam para a formação das unidades linguísticas maiores: sílabas, morfemas (radicais, prefixos e sufixos), palavras e sentenças, além de estudar as possíveis variações fonêmicas. Já a segunda se dedica aos estudos do acento, do ritmo e da entoação, ou seja, a definição dos traços prosódicos relevantes à análise linguística da fala.

Tanto a fonética quanto a fonologia, usam a prosódia como um termo indicador das variações de tom, entonação, acento, ritmo, intensidade e divisão silábica, cuja, finalidade buscada através destes estudos é a compreensão da produção da língua.

Na fonologia o acento, o ritmo e a entoação possuem definições diferentes. O acento faz referência á tonicidade, isto é, às sílabas átonas e tônicas, o ritmo liga-se diretamente à ideia de duração e a entoação refere-se a uma variação do tom usado durante a fala.

3. O aparelho fonador é definido como um mecanismo de produção da fala, sendo a sua formação composta por três grupos: o sistema respiratório constituído pelos pulmões, músculos pulmonares, traqueia, tem a função de produzir a pressão de ar que sai dos pulmões; sistema fonatório é composto pela laringe (cordas vocais, glote) tem como função a determinação da sonoridade de sons (surdos ou sonoros) e o sistema articulatório composto pelo palato mole, língua palato duro, dentes e lábios, que é o responsável pela articulação dos sons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com